sábado, 9 de julho de 2011

Projeto São Silvestre: meditação em movimento

Faz um tempo já que eu tento meditar. Sou ainda uma aprendiz, preciso me disciplinar e lembrar que dez minutos diários são melhores que nada. Aprendi alguns conceito básicos de algumas linhas de meditação, mas a que eu mais gosto é a Shambhala, da qual eu até participei de um treinamento no fim de semana passado. O que muitas linhas dizem é que após meditar do jeito tradicional – sentado, com olhos abertos, semi-cerrados ou fechados, postura ereta e concentrado na respiração – você começa a perceber que consegue meditar de outras formas.

Eu tenho feito isso correndo.

Depois de já ter ajustado a velocidade, a freqüência cardíaca, a passada e de ter me ambientado com o local – seja na esteira ou num parque – eu entro num moto contínuo que é um estado de quase transe. É como se o mundo, por um segundo, sumisse. E eu só corresse. Como na meditação, corrida é também foco constante em respiração. E lá vou eu sentindo o barrigão crescer e esvaziar, limpando os pulmões, as vias respiratórias e os pensamentos. Correr dá leveza à mente.

Beijos, bom fim de semana

Débora – A Separada corredora

ps: espero conseguir meditar ao longo dos 15km da São Silvestre...

3 comentários:

Andarilho disse...

Esse transe sempre acontece comigo quando tô fazendo algo repetitivo (e tem coisa mais repetitva que exercício aeróbico?)

9 de julho de 2011 às 12:17
Alynne disse...

Oi Déb.! Você me fez lembrar da sensação de liberdade e plenitude que eu sentia quando nadava... Quando colocava a cabeça embaixo d'água o mundo externo parecia nao existir!

Sinto saudades!

Beijos

9 de julho de 2011 às 12:42
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

É, esse transe acontece tb qdo dirijo...

Alynne, essa sensação fica ainda melhor na água! A água cura tudo. Mas eu sou tão ruim nadando...

bjkss

deb

12 de julho de 2011 às 12:35