sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Quais lugares fazem parte do que você é?



Li isso num livro que estava lendo sobre o Japão. Fechei naquela página, fechei os olhos e comecei a fazer a listagem mental dos meus lugares. O primeiro, e óbvio, é a cidade onde nasci, cresci e vivo. Pode falar tudo sobre São Paulo - e não é difícil criticá-la. Mas essa cidade tão grande e caótica deu os melhores amigos, amores e momentos que eu poderia ter. A segunda é Conchas, cidade da minha mãe. Pequenina pérola do interior paulista. Lá estão minhas raízes, minha família, meus fantasmas, minhas férias da infância, meu descanso de adulta.


Neste ano, sem planejar, fui parar em duas cidades novas para mim que também estão ligadas aos meus antepassados: Treviso, na Itália, e Torre de Pedra, cidade do lado de Conchas - a tal Torre de Pedra que dá o nome à comarca é de uma energia incrível.

Quando fiz 24 anos, saí em busca de respostas pela Espanha, terra de onde vieram os meus familiares do lado paterno. Não achei nada lá. Descobri que a Espanha está no meu sangue. Mas meu sangue não está na Espanha. Não me reconheci ali.

Por outro lado, não tenho nenhuma ligação genética com o Japão, mas sou fascinada por aquela ilha que treme. Tenho um kanji tatuado na minha nuca, pratico arte marcial e sonho um dia em estar ali. Teria isso a ver com vida passada? Ou é só sobre energia?

Não sonhava conhecer a Nova Zelândia, mas minha irmã foi parar lá, minha sobrinha nasceu ali e eu acabei me apaixonando por aquele pedaço esquecido do mundo. Hoje, o país também faz parte do que sou.

A Bela tem seus pedaços de terra que ela tanto zela: Maceió, sua origem, Recife, seu amadurecimento, São Paulo, sua vida. Patrícia defende sua baixada santista com gosto e afinco. Tenho um amigo que até tatuou o mapa da África nas costas. E uma comadre que nasceu num fim de mundo sul-mineiro, mas que descobriu que Roma é seu lar.

E vocês, quais são os lugares que fazem você ser quem você é?

Débora - A Separada

Foto 1: eu, com sono e descabelada, e a torre de pedra
Foto 2: eu em alguma igreja qualquer de Treviso

10 comentários:

Evelin disse...

Minha infância e adolescência se misturam nas cidades de Belém e São Paulo. Não posso negar, que, com todos os preconceitos que tenho com a cidade de São Paulo, ela fez ser quem eu sou.

beijos

Evelin

26 de agosto de 2011 às 08:40
Evelin disse...

Minha infância e adolescência se misturaram nas cidades de Belém e São Paulo. Não posso negar, que, com todos os preconceitos que tenho com a cidade de São Paulo, ela fez ser quem eu sou.

beijos

Evelin

26 de agosto de 2011 às 08:42
Tati disse...

Adoro qualquer canto o Brasil, e recomendo o "interior"... qtas riquezas, talvez por causa do sangue indígena. Lugares especiais Sp\SP forever, Íbiuna\Sp, Cariri\Ce.
Minha arvore
Pai: Paulistano
Mãe: Paranaense
Avós paternos: Alagoanos
Avós maternos: Italianos
Marido: Cearense

Agora minha filha tem uma loucura pela cultura asiática, mistérios..

26 de agosto de 2011 às 09:16
Andarilho disse...

Eu ainda estou procurando um lugar.

26 de agosto de 2011 às 09:41
A. Marcos disse...

São Paulo, sem dúvida, e Ubatuba, com certeza e o resto ainda estou para saber.

26 de agosto de 2011 às 10:15
Lunna disse...

Salvador...mais especificamente a vista do farol da barra de quem vem do Rio Vermelho. Moro em Brasilia, mas toda vez que volto a SSA meu coraçao dispara !

26 de agosto de 2011 às 13:02
Lari disse...

Q lindo!!

Déb, Natal e Vitoria tbm fazem parte de vc!!

Bjo

26 de agosto de 2011 às 13:45
Anônimo disse...

Ah, o lugar que eu cresci, Santos, está tão impregnado em mim que eu até mudei de time hahaha.
Embora eu tenha aprendido a amar São Paulo nos últimos dois anos e não troco por nada.
Itariri também é especial, onde meus pais têm chácara e onde só tive momentos bons. E Londres, apesar dos perrengues que passei lá, também faz parte de mim agora.

Lindo post

Bjs da Solteira

26 de agosto de 2011 às 18:26
Inaie disse...

ah, meu coracao nao tem lastro... os meus lugares sao muitos!

26 de agosto de 2011 às 21:16
Giselle Mota disse...

-Santos, por ser a cidade onde eu nasci, cresci e que minha familia e a maioria dos meus amigos moram.
-Sao Paulo(que eh a minha cara) onde moram as amigas-irmas que eu mais amo e pra onde eu fujo atras de cultura e mais opcoes de lazer(ja que apesar de caicara, nao sou chegada em praia).
-Argentina, que eu amo desde a adolescencia sem nunca ter ido, que pra mim tem o melhor futebol do mundo para o qual eu torco e vibro desde os 12 anos de idade, eh um pais que faz parte de mim sem eu saber pq...
-Japao onde eu moro desde os 19 anos, onde ja vivi tanta alegria e tristeza, onde amadureci e me conheci. Eh um lugar que vai sempre fazer parte da minha vida.
Que venham muitos outros, amo me mudar...

26 de agosto de 2011 às 23:32