quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Em camas separadas


Quase um em cada quatro casais americanos dorme em camas ou quartos separados, segundo pesquisa da Fundação Nacional do Sono, nos Estados Unidos. Nessa mesma linha, a Associação dos Construtores de Casas dos EUA prevê que 60% dos imóveis feitos sob encomenda terão duas suítes master até 2015. Li as informações acima no caderno com uma seleção de textos do New York Times que a Folha de S. Paulo publica todas as segundas-feiras. E fiquei pensando no assunto. Será que dormir na mesma cama não faz mais parte do pacote casamento? Será que estamos ficando individualistas demais?

Tem gente que ronca absurdamente, eu sei (OBRIGADA SENHOR por não ter problemas dessa ordem), pode ser complicado, mas, fora isso, por que não dormir junto? Tem coisa melhor, nesse frio que tem feito em São Paulo, do que dividir o leito com quem se ama? No quentinho? Mesmo sem temperaturas baixas, tem o aconchego, o cheiro, o acordar no meio da noite e ver o parceiro dormindo, aquela sensação de paz e intimidade que, na minha opinião, só une os casais. Literalmente, neste caso.

De acordo com a reportagem, alguns dos motivos alegados por aqueles que preferem camas separadas são priorizar o próprio sono (os companheiros dos roncadores, imagino) e desejar ter seu espaço pura e simplesmente. OK, OK, cada um na sua, vamos respeitar diferentes modos de viver, não quero aqui ditar regras. Mas gostaria de encerrar este post com algumas das conclusões de uma pesquisa citada na mesma reportagem, feita pelo professor de psiquiatria Paulo Rosenblatt, da Universidade de Minnesota, para o livro Two in a Bed: The Social System of Couple Bed Sharing (Dois numa Cama: o sistema social do compartilhamento da cama entre casais).

Segundo Rosenblatt, que desconfio ser um romântico como eu, dormir junto é melhor para a saúde, já que, em casos de emergências médicas durante a noite, tem alguém do lado para socorrer. Outro argumento apontado foi o fato de que o hábito, claro, é melhor para a vida sexual. Ou seja, em quartos separados os casais namoram menos. Assim sendo, senhoras e senhores, vamos tratar de ser mais saudáveis. E dar uma chance à boa convivência entre lençóis, por que não?

Much love,

Isabela – A Divorciada

21 comentários:

Andarilho disse...

Eu até gosto dessa ideia de ter camas e quartos separados. Pelo menos de vez em quando, acho mto necessário estar sozinho.

11 de agosto de 2010 às 00:08
Camille Mollona disse...

È muito bom dormir neste friozinho com o namorado pra esquentar os pés! Mais no verão...cada um no seu canto da cama...hehehe
Bjao

11 de agosto de 2010 às 08:25
Nina disse...

BANHEIROS separados é meu sonho de consumo.
Mas dividir a cama com quem se ama, ah, é uma delícia! Mesmo que seja uma cama grandona, cada um no seu espaço, é ótimo abrir os olhos e dar uma espiadinha para assegurar que a pessoa continua ali...

Beijo

11 de agosto de 2010 às 08:53
Márcia de Albuquerque Alves disse...

Oi Bela, menina conheço muitos casais que dormem separados.
Para mim tem o fato de achar super romântico dormir juntinho, muiiiiiiiiiiito melhor, claro, mas, por outro lado, não consigo dormir com quem ronca, porque realmente é muito difícil. Eu pesaria as possibilidades. kkkk

Adorei o texto, muito atual viu.

Ps.: fico muito feliz com tua visita no meu blog, obrigada viu! bjs

11 de agosto de 2010 às 09:55
Beth Blue disse...

Eu confesso que adoro dormir juntinho...mas há 3 anos tenho uma relação LAT (Living Apart Together) porque moramos em cidades diferentes e só nos vemos nos fins de semana.

Por um lado, acho a relação ideal porque há muito menos desgaste (e eu fui casada 10 anos então sei que a rotina é uma grande inimiga). Mas tem dia que dá aquela vontade de dormir junto e tem de esperar o fim de semana chegar...é tão bom dormir enroscado (até porque, meu namorado não ronca senão seria outra estória, rsrsrsrs).

11 de agosto de 2010 às 10:31
Limão com Sal disse...

As vezes, a modernidade me assuta.
Mas o engraçado foi começar a ler o posto com "quase um em cada cinco". Como assim "quase um". ?
rs...
BJ

11 de agosto de 2010 às 11:23
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Oi Fernanda,

Tudo bom? O "quase um" é quando as pesquisas chegam, na média, a resultados como 0,8 ou 0,9, entendeu? Tipo "0,9 em cada cinco casais." Assim, "quase um" fica mais bonitinho para escrever.

Beijos,

Bela - A Divorciada

11 de agosto de 2010 às 12:01
Blog Sozinha ou Acompanhada disse...

Também amo dormir abraçada, juntinho. Mas entendo quem dorme em quarto separado. E não acho que isso seja fator determinante para não fazer sexo. Tenho amigos que dormem em quartos separados e fazem muito sexo, sim. Cada um deve encontrar o melhor jeito de viver. Convenções, regras e manuais existem para ser seguidos e quebrados.
Irma

11 de agosto de 2010 às 12:14
Kilson disse...
Este comentário foi removido pelo autor. 11 de agosto de 2010 às 12:20
Kilson disse...

Pra mim dormir abraçadinho é fundamental numa relação. EU ADORO!
Se vai ser todo dia, em dias alternados ou fim de semana, isso vai de cada um, mas por mim seria todos os dias.
Caramba é muito bom dormir sentindo o cheirinho do outro e acordar nas madrugadas para namorar.
Adorei as suas observações!!!
Abraços

11 de agosto de 2010 às 12:21
Lília disse...

Eu vejo muita coisa envolvida aí...
O individualismo nu e cru mesmo... do tipo amor amor e espaços à parte...

Outra coisa é que está aumentando o nº de roncadores tb...

Outra coisa que eu acredito, tem muito a ver com a ditadura da beleza. Outro dia eu li que dormir de touca acabava com casamento... daí as mulheres querem dormir sozinhas e acordarem lindas e louras escovadíssimas para seu maridão...

Entendeu? Romantismo e coisa do passado, hehehe (sendo totalmente irônica)

11 de agosto de 2010 às 12:38
Fernanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor. 11 de agosto de 2010 às 16:27
Fernanda disse...

Dormir de conchinha não tem coisa melhor nessa vida! Eu adoro e não abro mão! Mas entendo e respeito quem dorme separado, pq cada um tem suas manias. Para alguns, é praticamente impossível dividir a cama, conheço gente que não consegue dormir uma noite inteira com outra pessoa. No verão, confesso que é mais complicado, mas mesmo assim ainda defendo a velha e boa cama de casal!
bjs

11 de agosto de 2010 às 16:28
Juju disse...

afinal pra que estamos juntos num casamento? não é porque gostamos um do outro e queremos ficar juntinhos?

eu gosto daquela hora de ir pra cama, deitar e ficar papeando um pouquinho antes do sono chegar, do carinho do abraço, do cheiro.

mas sei que tem gente que está casado só por estar, então nesse caso é quarto separado mesmo, é uma pena que existam casais assim, mas está cheio por ai.

dizem que pra preservar a individualidade, mas quando se ama e vive junto as individualidades são respeitadas.

enfim, como diziam os antigos, "cada um desce do burro com quer"

eu vou continuar dormindo de conchinha!

gostei do post!

beijo
Ju

11 de agosto de 2010 às 17:33
Flávio P. disse...

Belinha, adorei o texto!

Adoooooro dormir juntinho! É muito bom quando se ama, não tenho duvida!

O que acredito que seria ideal para um casal seriam 02 banheiros no quarto! Ah! Isso sim seria bem bacana!!!

bjs

11 de agosto de 2010 às 19:24
Anônimo disse...

Uma ou duas vezes por semana eu e meu Puro-Osso dormimos em cama separadas, mas vez em quando ela até volta para a minha, de madrugada.

11 de agosto de 2010 às 20:16
Evelin disse...

Coitada de mim que não sei mais dormir sozinha!!! hehehe

12 de agosto de 2010 às 09:25
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Juntinho é bom. Separado também. Nada como poder optar =D

banheiros separados tb é meu sonho de consumo, Nina!!!

beijoooo

deb

12 de agosto de 2010 às 10:45
Verônica disse...

A uns 8 anos atrás eu conheci um casal, na época casados a quase quarenta anos que já tinham adotado essa prática e viviam felizescom isso. Na época não era uma pratima mto comum, ao longo dos anos foi se tornando... Eles continuam casados e felizes. Ela, Dona Leta, disse que ama muito o marido, mas não seria capaz de aturar algumas manias e sabia que as brigas seriam constantes e desgastantes. Foi quando sugeriu a ideia. Ele, Sr Libório, retulou de inicio, mas depois topou, pq percebeu que a esposa era muito "reclamona" chegaram num acordo e vivem muito bem. Quase 50 anos de casados!

14 de agosto de 2010 às 09:27
Blog Sozinha ou Acompanhada disse...

Belinha querida...concordo com vc e com o Rosemblatt... eu durmo sozinha mas queria mesmo era estar acompanhada lá na minha cama de preferência com quem eu amo!!!!
Pra mim tb faz parte do pacote e ronco pra mim tb vale...hahaha...
beijocas,
Mari.

14 de agosto de 2010 às 12:26
Damine disse...

Banheiro separado deve ser tudo de bom. Sério...

Mas a cama? quartos? E quando dá aquela vontadinha no meio da noite? A preguiça nem vai deixar procurar o outro no outro quarto.

Sem contar que se casamento fosse pra ser fácil, todo mundo estaria casado. Tem que aguentar o ronco do parceiro sim. E a boca babada, pé gelado. Faz parte do pacote. rs

17 de agosto de 2010 às 13:27