sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A segunda festa de casamento


Sabem uma coisa que me irrita? Essa história de criticar quem casa pela segunda vez (ou terceira ou quarta, ou quinta) e faz festa. Eu já ouvi, de amigos queridos, inclusive, perguntas como “mas você faria tudo de novo? De noiva?” quando conto que, sim, me casaria com pompa e circunstância outra vez.

E por que não? O que é que uma coisa tem a ver com a outra? Qual o impedimento? Os divorciados precisam se envergonhar do fato de já terem sido casados, é isso? De já terem feito votos que não se concretizaram, na frente de todo mundo? E para o que mais servem os amigos se não para estar do nosso lado, dividindo alegrias e tristezas? Não ficarão felizes por nós outra vez?

Pois anotem aí uma coisa: para um divorciado, ou melhor, para qualquer pessoa do mundo, o amor quando acontece é sempre novo. É sempre único, especial. E, como tal, merece ser celebrado. Com festa, com vestido de noiva, com bonequinhos em cima do bolo, do jeito que cada um bem entender.

Recentemente, fui a uma palestra sobre etiqueta em casamentos acompanhar uma amiga que está noiva. Uma mulher na platéia perguntou à cerimonialista se havia algum cuidado a ser tomado nas festas de segundas núpcias. “Absolutamente nada, é tudo igual ao primeiro”, foi a resposta da palestrante.

Por tudo isso, minha gente, abaixo o preconceito: vamos parar de querer limitar quem quer se permitir ser feliz outra vez. Quem foi que disse que felicidade se mede por quantidade de casamentos? Conheço tantas pessoas que são tão tristes tendo vivido uma experiência só.... Muito mais do que quem já está na terceira tentativa mas guarda, dessas três, boas lembranças, a certeza de que viveu. E que foi bom.

Bom finde procês. E, se por acaso forem à comemoração do segundo casamento de alguém esses dias, por favor, cumprimentem os noivos por mim.

Much love,

Isabela – A Divorciada

16 comentários:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Apoiado!!

E sabe o que é mais legal de tudo de as pessoas casarem uma segunda (ou terceira, ou quarta...) vez? É que dá chance de quem não foi madrinha da primeira vez ser da segunda!!

=P

baccio, Bela!

Deb

27 de agosto de 2010 às 00:32
Bia disse...

Assino em baixo!

E ponto.

27 de agosto de 2010 às 02:41
Paulinha Costa disse...

Eu casaria! E vou, assim que encontrar outro doido, hahahahaha.
Vamos combinar que a 2a vez pode ser bem mais divertida! Afinal, na 1a vez eu nem me diverti na minha festa e na 2a eu quero me divertir do começo ao fim!!!
bjs

27 de agosto de 2010 às 08:14
Andarilho disse...

Eu só fico pensando no aspecto financeiro das festas, se a pessoa for muito 'casadeira'. Imagina ficar fazendo festa atrás de festa, mal pagou as prestações da primeira, vai pra segunda. ;)

27 de agosto de 2010 às 08:50
Camille Mollona disse...

Eu como adoro uma festinha e adoro mais ainda ver meus amigos felizes...apoio totalmente todos casarem quantas vezes forem necessario pra fazerem eles felizes...e quero ser convidada pra todas as festas...hehe

Bjao grande e otimo find!

27 de agosto de 2010 às 08:52
Márcia de Albuquerque Alves disse...

Oi Bela,

Concordo com você. Porque é o segundo, terceiro ou sei lá qual, não perdeu o brilho, deve ser comemorado com todas as pompas.

bjs, ótimo fds!

27 de agosto de 2010 às 10:08
O Escorpião disse...

É ontem mesmo senti isso na pele, estou separado a alguns meses e conheci uma outra pessoa, mas já levei um fora de cara só por eu já ter sido casado uma vez, ela me disse que estava procurando um amor e não uma pessoa divorciada, apenas disse que mesmo os separados, divorciados, também podem amar novamente e fazer outras pessoas felizes também.

27 de agosto de 2010 às 10:20
Ane Sik disse...

Eu acredito em festas e na necessidade dos ritos... faça uma festa do tamanho do seu amor, e do tamanho do seu comprometimento junto as outras pessoas.

Mostre a elas que o seu amor (da 1a, 2a ou enésima vez) é tão grande e vc acredita tanto nele que quer comemorar em GRANDE estilo!!!

Comemorar "beia boca" pode parecer que o seu comprometimento ou até o seu amor neste novo casamento tbém é assim!!!

bjo bjo

27 de agosto de 2010 às 10:35
Flávio P. disse...

Concordo! Um viva ao recomeço!
Eu farei, se puder, tudo de novo! Igreja, festa, lua de mel...

Estou ate pensando em anular o primeiro na Igreja Católica alegando que a minha ex tomava anticoncepcional para com isso evitar filhos e que todos sabiam menos eu!!!! hehehehe

Vocês acreditam que assim se consegue cancelar o casamento perante a Igreja Católica?!

É cada coisa viu!

Beijos e bom fds a todos.

27 de agosto de 2010 às 12:05
Nikita Ferraz disse...

É isso aí Bela! Rumo ao nosso segundo casamento...rsrss
Com direito a véu e uma festa totalmente diferente da primeira.
Eu gostaria de casar em um sítio.
E tu?
Beijos
Cris

27 de agosto de 2010 às 12:09
Marta Melo disse...

Concordo totalmente com vc!Felicidade e tristeza não se medem pelo número de casamentos que tivemos...Acho que felicidade é estar bem,não importando se com o primeiro ou vigésimo marido...Ou a pessoa que não acertou de primeira deveria passar a vida se lamentando ou ficando mal casada e triste?Tb acho que o amor é para ser celebrado sempre,mas o segundo casamento tem os motivos dobrados para se comemorar; pela superação do desamor e pelo encontro de um grande e melhor amor!Bjs

27 de agosto de 2010 às 13:32
Alynne disse...

Falo com propriedade de quem já casou duas vezes: vale super, hiper, mega a pena!

O amor dever ser sempre comemorado. Viva a quem acredita nisto!

27 de agosto de 2010 às 13:33
Blog Sozinha ou Acompanhada disse...

Amei, Bela! Tem que ter festa sempre. Coisas boas devem ser sempre comemoradas. E como disse a Debs, nada como ter a oportunidade de ser madrinha, hahaha.
Beijos,
Irma

27 de agosto de 2010 às 18:01
Blog Sozinha ou Acompanhada disse...

Bela querida...
Como concordo com vc!!!!! Uma coisa bem legal da cultura Americana é isso, eles comemoram mesmo compompa e glórias sempre!!! E é exatamente como vc falou não tem idade ou número de casamentos!
Eu que não perco as esperanças nunca, quando me casar me aguarde... noiva e branco e festa com muito rojão e arroz....hahaha...
Como disse a Fabiane Siqueira, a festa é um ritual, assim como o casamento! Acho lindo!
beijocas,
Mari.

29 de agosto de 2010 às 09:11
Evelin disse...

Acho que senti "vontade de ter a segunda vez" rs. Alô guarda Belo hehe

Caso sim, já deixo meus votos de felicidades!!! =)

Beijos Bela

30 de agosto de 2010 às 10:10
Anônimo disse...

A pessoa tem o direito de ser feliz, seja no primeiro, segundo,.... casamento, porque lembre-se sempre: "A vida é bela como a Bela", nunca esqueça, porque eu nunca esqueci. Bjs, saudades. Sandra.

2 de setembro de 2010 às 12:39