segunda-feira, 25 de julho de 2011

Eu tenho fobia de homofobia

Estou treinando minha corridinha básica em uma academia totalmente gay friendly. Ela é super simples, pobrinha mesmo, mas boa suficiente para mim. Nela, há toda a fauna típica do centro de São Paulo: gays, travecos, michês, garotas de programa e eu. E eu adoro. O clima é tranquilo. Ao menos era, até eu presenciar uma cena horrível. Aquela academia era o último lugar do mundo onde eu achei que ia presenciar um ataque homofóbico.

Um cliente, gay, decidiu entrar na conversa alheia e quase apanha. Ouvindo o grandão falar sobre saunas gays e que ele, que era casado e com filhos, jamais frequentaria um lugar desses, o outro soltou: “E você acha que não está cheio de homem casado, com filhos, na sauna gay?”. O grandão tomou a afirmação como ofensa pessoal e passou a agredir o outro verbalmente com palavrotas que prefiro nem reproduzir aqui. Importante dizer que, antes da discussão, o grandão havia dito que “gays têm desvio de personalidade”. Eu quase vomito na esteira. O que fez a provocação não queria encerrar aquele bate-boca e o negócio foi até um ponto em que o grandão ameaçou a dar uma surra no outro. Clima pesado.

Quando terminei meu treino, suada, cansada e indignada, o grandão veio falar comigo. Me pediu desculpas pelo auê e disse que ele não era homofóbico. “Tenho muitos amigos gays e os amo”, me garantiu. Eu só sorri e disse: “Que bom, porque homofobia é muito feio, viu?”, como se ele fosse uma criancinha. Foi tudo o que consegui dizer. Vai ver fiquei com medo do grandão.

Saí de lá deprimida.

Em tempos em que um pai não pode abraçar o filho correndo o risco de ter sua orelha decepada, que uma lésbica não pode andar tranquila pela Paulista e que um casal gay na novela provoca reações de nojo e raiva nos telespectadores, fico muito mal quando vejo a homofobia se materializar na minha frente.

E é com muito orgulho que digo aqui que nossa foto gay – lembram? – entrou para o vídeo do Projeto #Eusougay. Confiram, divulguem e reflitam.

Vale mesmo a pena se ofender tanto com a forma como o outro ama, vive e é?

Débora – A Separada

11 comentários:

A. Marcos disse...

Tudo isso vai continuar assim enquanto as pessoas ficam caladas para não se envolver no problema alheio ou para não tomar um pau do grandão...Engajamento por uma causa é isso: correr riscos em porl de um bem maior.

Não havia só vc na academia, muitos gays e heteros discordaram do agressor mas, pelo visto, ninguém tomou partido.

É isso e só isso que faz prosperar a violência, o silêncio.

25 de julho de 2011 às 12:01
Samira disse...

Eu nunca passei por uma situação semelhante, sendo que tenho amigos gays, já frequentei baladas gls.
Esses ignorantes devem ter vontade de se pegar com um homem, mas não são machos o suficiente para assumir, pra mim esses sim sofrem de desvio de personalidade.
Se eu presenciasse uma situação dessas acho que eu falaria certas verdades para o brutamontes, mas de uma maneira que a criatura sairia da academia cantando e dançando I will survive

25 de julho de 2011 às 12:03
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Olha, eu ando bem mal com essas coisas, triste mesmo. Não dá para aceitar essa onda de ódio gratuito.

Abaixo o preconceito já. Para mim, homofobia tinha que ser crime. Há de ser, vamos ter esperanças.

Sobre a novela, deixo o link de um post ótimo da Katylene sobre o assunto:

http://katylene.mtv.uol.com.br/2011/07/20/uma-cartsheenha-pro-aguinaldo/

Beijos, mais respeito, por favor, como diria a Debs,

Bela - A Divorciada e A Noiva

25 de julho de 2011 às 13:19
Lunna disse...

Falar em desvio de personalidade é o fim....mas, se meter em conversa alheia tambem pode ser algo bem agressivo a depender do tom usado. Claro que nada justifica ameaça física e nem ofensas verbais, mas é preciso contextualizar a estória. Bem, nao presenciei a cena lamentável, mas as vezes tenha a impressao que me dá é que, nos dias atuais, ser gay concede licença para ser mal educado e arrogante para qq um.

25 de julho de 2011 às 13:36
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

É, A. Marcos, eu fui covarde mesmo. Assumo.

Lunna, eu vi como foi e te garanto que não foi invasivo. Foi só um comentário que, se tivesse sido feito por um hétero, teria gerado apenas um papo acalorado, mas jamais uma ameaça de agressão.

bjs

deb

25 de julho de 2011 às 15:10
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...
Este comentário foi removido pelo autor. 25 de julho de 2011 às 15:11
Anônimo disse...

Ai, que preguiça destes tipos... Sempre me pergunto por que o que as outras pessoas fazem entre quatro paredes incomoda tanto para alguns. E nem precisa ser gay. Nós mulheres também sofremos preconceito por todos os lados, somos julgadas e fiscalizadas o tempo todo.

Lamentável. Sou total a favor de leis mais rígidas contra isso. Felizmente acho que estamos avançando neste assunto.

Bjs da Solteira

25 de julho de 2011 às 18:08
Giselle Mota disse...

Enquanto homofobia nao for considerado crime e as pessoas deixarem de se chocarem com um beijo gay, que ate hoje nao eh mostrado em novelas(mas, "maldades mil" sao) acho dificil melhorar...Talvez a midia e o jornalismo pudesse ajudar, sei que nada imposto eh bom, mas divulgando mais historias de homosexuais e suas vidas tao ou mais normais como a nossa, acho que abriria um pouco a cabeca de gente como esse GRANDAOBOBAO da academia...rs
Em tempo: Vi a foto das tres no video e amei seu vestido Deb ;)
hehehe
Beijos meninas

25 de julho de 2011 às 18:27
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Obrigada, Giselle!!
=D
bjks
deb

26 de julho de 2011 às 08:31
Andarilho disse...

Achei que a sua resposta foi ótima. Primeiro pq quem fez e fala o que o grandão fez, tem idade mental muito baixa. E segundo, pq crianças de todas as idades devem ser tratadas como tal (e deveriam levar uns tapas na bunda tb, em determinados casos, pra aprender).

26 de julho de 2011 às 09:29
Olívia disse...

Sensacional o POST... MTO MTO BOM!!!

=D

26 de julho de 2011 às 23:21