quarta-feira, 13 de julho de 2011
Wabi-sabi, apreciando a imperfeição
Me deparei duas vezes com essa expressão no domingo. Ao acaso. Numa revista de decoração e num livro sobre um viajante canadense no Japão. Foi paixão a primeira e segunda lida. Só mesmo os japoneses para conseguirem dar tantos significados a duas palavrinhas justapostas. Wabi-sabi significa apreciar o imperfeito, o impermanente e o incompleto. Foi incorporado pelos decoradores por ser uma linha estética que valoriza a assimetria, a aspereza, o natural e a simplicidade.
É uma grande lição de vida apreciar a imperfeição. Afinal, por mais que nos esforcemos em fazer tudo perfeito, no final, sempre falta algo. Perfeição só existe na nossa imaginação.
Mal sabia eu que adotar o mais novo lema seria fundamental para a semana que ia nascer. Após três semanas ouvindo diversas pessoas para uma matéria difícil, passei uma segunda-feira tomando pedradas de alguns deles, desgostosos com o rumo que a pauta tomou. Justo. É do direito de cada um gostar ou não. Só que o ataque afetou minha auto-estima e as minhas crenças. Fiquei arrasada. Me sentindo incapaz, limitada, quase-burra. Imperfeita.
E foi aí que a expressão japa saltitou na minha frente de novo: wabi-sabi. Impossível fazer algo perfeito e que agrade a todos. Sempre haverá um lapso, um algo-por-dizer, um pensamento inacabado, uma ideia que não é a sua e alguém desgostoso.
Tem gente que acha que o mundo é injusto. Prefiro pensar que ele é imperfeito – e lindo assim mesmo.
Ainda bem que depois da chateação veio a lucidez. Deixei o momento “eu sou uma coitada” para trás e fiquei satisfeita em saber-me tão inacabada.
Debi-wabi-sabi – A Separada
13 comentários:
Eu precisava disto! Adorei! É a primeira vez que posto um comentário. rs
13 de julho de 2011 às 02:26Adoro o Blog. =]
Se o wabi-sabi, eu também sei. *Trocadilho infame do dia*.
13 de julho de 2011 às 09:03A beleza está justamente no que é imperfeito.
O conceito de perfeição remete ao plano "ideal", ou seja, ao mundo das idéias referidos por Platão. Nesse mundo das idéias tudo seria perfeito, ao reverso do mundo material em que vivemos e no qual nada é perfeito, nada é ideal.
13 de julho de 2011 às 11:54Mas a imperfeição é, em verdade, uma ficção para ilustrar o desejo humano de que algo seja diferente daquilo que exista, respondendo ao nosso imanente e perene estado de insatisfação.
As coisas são o que são e como são.
Nesse estado em que se apresentam são a mais perfeita ilustração de sua perfeição, essa é a idéia do "wabi-sabi"aceitar as coisas como são.
Talvez quem consiga admitir suas imperfeições sejam os que mais se aproximam da perfeição.
13 de julho de 2011 às 12:05E, definitivamente, vc é muito mais rapunesa e sábia que eu hahaha.
Bjs da Solteira
+1 para "Talvez quem consiga admitir suas imperfeições sejam os que mais se aproximam da perfeição."
13 de julho de 2011 às 12:47Arrepia!!! Imperfeitos somos todos.
13 de julho de 2011 às 12:56Gente, a minha casa é wabi-sabi, hahaha!!! Quero saber que revista de decoração foi essa!!!
Beijos, beijos,
Bela - A Divorciada, A Noiva e A Wabi-Sabi tb
"Tem gente que acha que o mundo é injusto. Prefiro pensar que ele é imperfeito – e lindo assim mesmo." - Adorei esse trecho, mandou bem Deb. Apesar de tudo, a vida é realmente linda.
13 de julho de 2011 às 13:32Bjnhos
oi Deb!
13 de julho de 2011 às 13:45Sensacional! Adorei!
bjs
PERFEITO.
13 de julho de 2011 às 16:30Na reta ação, esse momento sem o antes nem o depois é assim, perfeito.
Quando deixo de buscar o karma, que é a esperança do resultado da ação é assim também, perfeito. O perfeito esta nesse lugar, em que nada mais pode ser feito. Per fetto. É assim mesmo?
Adorei sua reflexão. Obrigado por poder compartilhar.
Ahhhh o post e os comentários estão lindos, mas eu to com aquele trequinho verde japa na cabeça, a pimentinha verde HAHHAHAHAH
14 de julho de 2011 às 09:46(sorry)
.Olívia.
wasabi!!!!
14 de julho de 2011 às 11:59rsrsrs
bjss
deb
Meninas!!!!!!!
14 de julho de 2011 às 12:20Que saudadeee de passar por aqui!!!!!! =D
E quer saber? Escolhi o post a dedo, sem querer... Eu tava precisando ler isso... Pois é, todos nós somos imperfeitos... Arrasou no post, Deeeeeeeb querida!
Posso não comentar sempre, mas SEMPRE passo por aqui e leio os textos! eu não esqueço vcs, viu? (L)
Adorei, estou mesmo precisando incorporar essa no meu dicionário, quem sabe assim paro de me cobrar tanto. Bjks meninas
14 de julho de 2011 às 19:57Postar um comentário