sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dez (boas) razões para conhecer Petrolina


Uma das coisas mais bacanas de ter um blog é conhecer e interagir com gente de várias partes do Brasil - algumas vezes, até de fora. Pedimos à fofíssima Verônica, do O Divãs Delas, para fazer uma lista das maravilhas de Petrolina, em Pernambuco, cidade onde ela vive. Eis a resPOSTa dela.

Bom fim de semana!

beijos do Trio

Tentei listar por ordem de importância os dez melhores motivos para convidar as pessoas a conhecerem Petrolina. Não consegui. Troquei vários de posição ao longo da escrita e mesmo assim continuei insatisfeita. Desisti! Eu sou suspeita para falar dessa cidade, afinal, amo-a e não é à toa que a escolhi para ser meu lar. As vezes me pergunto se fui eu quem escolhi Petrolina ou se foi Petrolina que me escolheu. Vamos aos motivos:

* Petrolina fica a 722 km de distância de Recife e 515 km de Salvador. Tem o Aeroporto Internacional Nilo Coelho e tem voos diários para várias cidades do país e as empresas aéreas estão sempre com ótimas promoções. Não há desculpa de que é longe.

* A região do Vale do São Francisco é internacionalmente conhecida pela beleza de seus parrerais e pela qualidade da uva produzida. Aqui se toma alguns dos melhores vinhos produzidos no país. O vinho da região do Vale está agradando os paladares dos mais exigentes especialistas no assunto.

* Essa cidade é abençoada e banhada pelo mais brasileiro de todos os rios; O Rio São Francisco. Que completou 510 anos de descoberto na ultima terça-feira dia 04/10. Temos a ilha do Fogo, a ilha do Rodeadouro, sendo que essa ultima é ótima para banho.

* O clima aqui é tropical e é verão quase que o ano inteiro. Proporcionando deliciosos banhos nas águas geladas do Velho Chico. A orla de Petrolina é um ótimo ponto encontro dispõe de bares e lanchonetes, playground, restaurantes, pista de cooper, pista de patinação e palco de shows artísticos.

* Quando é noite enluarada, podemos contemplar um dos espetáculos mais incríveis da natureza. A lua enorme produz um rastro prateado sobre as águas escuras do rio. Uma terapia natural que tem um efeito calmante e o melhor de tudo, é de graça!

* A culinária nordestina é fantástica e aqui temos o delicioso e tradicional bode, hoje o Bodódromo em Petrolina é um dos melhores centros gatronômicos do Norte/Nordeste, mas para agradar os turistas de todas as partes do mundo os restaurantes estão se especializado nos mais diversos pratos. Peixes de várias espécies já são oferecidos por aqui. O sabor é inigualável, só provando pra saber.

* Coladinha em Petrolina, bem ali do outro lado do rio, tem a minha amada Juazeiro. A co-irmã, a cidade vizinha, o complemento, a tampa da panela, a outra metade da laranja. Juazeiro tem, assim como Petrolina, bares restaurantes incríveis. É linda, acolhedora e aconchegante. A cereja do bolo é a alegria tipicamente baiana. As duas cidades vivem numa disputa sadia de qual das duas é melhor, que festa é mais animada e qual o restaurante mais badalado, quem ganha somos nós, é só atravessar a ponte e desfrutar.

* Não só de lazer vive o homem. Petrolina possui cursos de graduação superior da Faculdade de Formação de Professores (Universidade de Pernambuco), Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina e Universidade Federal do Vale do São Francisco.

* Petrolina é uma cidade de riqueza cultural incalculável, anônimos e famosos ganham a vida encantando as pessoas com suas obras de arte. Seja em tecidos, na madeira, no barro... Petrolina é uma cidade de artistas.

* Petrolina tem a Orla, a Barragem de Sobradinho (situada na cidade de Sobradinho que fica à pouco mais de 40 km de distância). Tem a catedral que é um show à parte, (Construída em 1929, por iniciativa do bispo Dom Malan, em estilo neo-gótico, com vitrais franceses, imagens trazidas da Europa e relógio doado pelo Padre Cícero Romão. Chique não?), tem a Igreja Matriz linda e cheia de história, tem a concha acústica, o centro de convenções, o Museu do Sertão, O Serrote do Urubu (Local ideal para camping), e a Serra da Santa (Local onde existe uma gruta com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, muito visitada por fiéis que vão pagar promessas).

Petrolina ofere toda a estrutura de uma capital associada ao sossêgo de uma cidade do interior. Venham conhecer Petrolina!

Verônica

2 comentários:

O Divã Dellas disse...

E olha que eu nem trabalho no Departamento de Turismo da Prefeitura. Hahahaha
Mas sou apaixonada por Petrolina. Se eu pudesse, todas as pessoas que eu amo morariam aqui.

Obrigada pelo convite e obrigada por a ajudar a divulgar essa cidade linda e encantadora.

Beijos, meninas!!!

Verônica

21 de outubro de 2011 às 09:54
Evelin disse...

Hum... você deveria conversar com o prefeito, quem sabe, pois até me deu vontade de conhecer Petrolina. rsrs

Beijos

Evelin

21 de outubro de 2011 às 11:37