quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sobre homens e macacos


Sabe aquele lance lá dos tempos em que éramos macacos, quando a macaca procurava o macaco que lhe passava mais segurança? Podia ser um macacão grandão e peludo. Mas podia ser apenas um macaquinho muito seguro de si e que não deixava nenhum macacão chegar perto de sua bela símia e sua prole. O lance era: sentiu segurança? É ele! E os olhos da macaquinha brilhavam – e eu realmente acredito que os macacos já sabiam o que era amor.

Pois bem. Dentre muitas coisas na humanidade, essa aí é uma que não mudou muito. Mulher quer sentir firmeza. Quer ter certeza de que vai ter com quem contar, que tem alguém ao lado seguro o suficiente para lhe passar segurança. Mesmo a mais independente e guerreira das mulheres quer sentir que o apoio está ali. Fica até mais simples para dar o apoio em troca.
Do contrário, ouvir dois milhões de “eu te amo” não fará muita diferença. “Eu te amo” é uma delícia de se ouvir. Dependendo da hora então, hum, muda tudo. Mas “eu te amo” sem ação é palavra cheia de vazio.

Conto uma historinha fofa para ilustrar. Fui outro dia almoçar com um amigo muito querido que é pintor. De paredes mesmo, não de quadros. Ele é uma das pessoas mais puras e honradas que conheço. Ele está namorando à distância uma japonesinha. Do Japão mesmo, não da Liberdade. E mesmo com todas as dificuldades na comunicação – por causa da língua, do fuso e das falhas no Skype – eles estão se amando, se curtindo e fazendo planos.

Lá pelas tantas ela disse para ele que o pai dela está preocupado. O senhor japonesinho teme que ela venha para o Brasil e que ele não segure a onda. Que na primeira dificuldade de ela arranjar trabalho, ele dê um pé nela e a deixe ao Deus dará num país estranho. No que o meu amigo, muito honesto e de coração aberto, respondeu: você sabe que eu não tenho dinheiro, mas que sou muito trabalhador. Meu carro, você conheceu, ta caindo aos pedaços. Minha casa é longe. Mas lá você não terá que pagar aluguel. E eu não vou deixar você passar nenhuma dificuldade.

Eu interrompi nessa parte, peguei no braço dele, arregalei os olhos e disse:

- Você disse isso a ela mesmo? No duro? Do tipo: podemos passar um apertinho, mas eu seguro a onda?

E ele:
- Disse, claro. Quero ela comigo aqui.

Fiquei emocionada. Porque é isso mesmo. Tirando as “Maria” alguma coisa – gasolina, chuteira, etc – a grande maioria das mulheres tá nem aí para dinheiro. Só quer é sentir firmeza.
.
E pode passar o macaco que for dentro de uma Ferrari. A gente fica é com o macaco do fuquinha-bala. Cheio de amor, e proteção, para dar.
:-)
Débora - A Descasada

21 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor. 27 de agosto de 2009 às 09:53
Anônimo disse...

Pois bem,também concordo contigo,e digo mais,a maioria dos "homens" acha que mulher é tudo interesseira,são machistas.Conheço zilhões de homens assim,amigos por exemplo com aquela velha frase"mulher gosta é de dinheiro,quem gosta de homem é viado".Viemos de uma criação machista,de pais e avós machistas,mas ja a algum tempo isso vem sido mudado,pois vcs mulhers conseguindo espaço e sendo cada dia mais independentes,e isso nos passa insegurança,ou mudamos ou ficamos "sozinhos"

27 de agosto de 2009 às 09:55
Andarilho disse...

É, mas a maioria ainda associa segurança a segurança financeira.

27 de agosto de 2009 às 10:56
Erica Vittorazzi disse...

Queremos mesmo o 'macaco' que esteja no ponto de chegada da nossa corrida.´Não importa o lugar, é ótimo chegar de uma maratona e ver que alguém te espera. Só gatorade. Nem ferrari, nem fusca1

27 de agosto de 2009 às 12:00
Ana Paula Britto disse...

Concordo com o texto. Trabalho, pago minhas contas e me viro sozinha, com filhos para cuidar já tem um bom tempo. Não me interessa o carro que tem nem status social. O que eu quero mesmo é só uma mão para apertar e um ombro para chorar na hora do aperto. E saber que a pessoa está ali para o que der e vier: na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. Assim, ambos terão para onde correr no aperto.

27 de agosto de 2009 às 13:02
Tati disse...

Nós sabemos disto, só falta avisar para os macacos, pq eles não acreditam muito não..kkk
Fofo seu amigo!

27 de agosto de 2009 às 13:20
Anônimo disse...

É amiga, pelo menos eu to querendo isso e não encontro em lugar nenhum, nenhum mesmo.
Só encontro macaco de carrão, ou de moto, ou duro e á pé querendo ser filho, atrás da minha segurança, da minha guerreirice.
Eu quero um homem que me dê segurançaaaaaaaaaaaa!!!
Beijocas!!
Vou fzer um pequeno spam.
Coloquei no ar hoje um blog/propaganda sobre as minha profissão de cozinheira. Visite-me!!http://christinececchetti.blogspot.com/

27 de agosto de 2009 às 14:22
Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Sheila Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ disse...

Deb, é engraçado como a experiência nos ensina. O que importa mesmo é a inteligência emocional, daquela que não nos carrega no colo (afinal temos pernas), mas que diz com segurança: se cair, estou aqui para apoiar. Ai.. ai.. esse tipo de macaco fofo do seu texto é que me faz (voltar) a acreditar nos homens. Beijocas.

27 de agosto de 2009 às 15:01
André disse...

MNão é a toa que meu apelido é Murfy
http://substantivolatil.com/wp-content/uploads/2007/01/macaco-murfy.jpg

... e meu primeiro carro foi um fusca 83!

27 de agosto de 2009 às 15:31
Elen Kodama disse...

Nossa, Débora! Me emocionei demaaais com esse post.
Lá onde vc encontrou esse amigo tem mais assim???? rs...

Bjo!

27 de agosto de 2009 às 18:15
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Lindo, amiga, adorei. É assim que um homem de verdade age. Todo mundo merece.

Beijão,

Bela - A Divorciada

27 de agosto de 2009 às 18:40
♥ Driii ♥ disse...

Que post gracioso...
Meus olhinhos se encheram de lágrimas...
É isso mesmo que todas queremos : segurança emocional... porque financeira, corremos atrás...

Beijão!!!

27 de agosto de 2009 às 20:44
Vocês, Mulheres !? disse...

Otimo post!!!

27 de agosto de 2009 às 22:26
Gésica_GBB disse...

Sim, é isso mesmo. A psicologia explica porque temos esse comportamento. trata-se de um comportamento aprendido, com traços institivos.

27 de agosto de 2009 às 23:39
Pura Cafajestagem disse...

É TÃO BOM QUANDO CONSEGUIMOS PASSAR SEGURANÇA E CONFIANÇA PRA ALGUÉM, PQ É AIH QUE QUEREMOS MOSTRAR MESMO QUE TEMOS PALAVRA E ATITUDE...
EU AINDA NÃO SOU NINGUÉM, MEU PAI TEM DINHEIRO? TEM, MAS É DELE, NUNCA PEDI NADA, TUDO O QUE TENHO, QUE EH POUCO, MAS EH MEU, FOI COM MEU ESFORÇO E SEM APOIO, NESSAS CONDIÇÕES EU SOU AINDA UM PÉ RAPADO, MAS TANTAS E TANTAS "PATRICINHAS" JÁ SE APEGARAM, BASTOU MOSTRAR QUE DINHEIRO, QUE SER MAROMBADINHO OU BONITÃO NÃO É TUDO, AS ATITUDES MOSTRAM MUITO MAIS!

28 de agosto de 2009 às 08:35
Unknown disse...

Pois é, eu tb acho que a maioria das mulheres pensam assim. Calro que em momentos de revolta a gente sempre solta um "dessa vez quero um cara rico", mas no fundo a gente quer mesmo um macacão que nos ame mesmo que tenhamos que pagar o sorvete e dividir por dois. Alguns homens machistas (a maioria que eu conheço) precisam ler esse texto.
Parabens!

28 de agosto de 2009 às 10:26
Vê Guimarães disse...

Essa é a grande idéia. Estar junto pelo amor, pelo sentimento que une, pelos ideiais, pela cumplicidade e pelo simples fato de ESTAR JUNTO.
Se tiver Ferrari, legal, ponto pro moço. Se tiver Fusquinha, legal, ponto pra ele tb, agora se não tiver amor, -2 pra todo mundo.

28 de agosto de 2009 às 11:36
Roberta disse...

acho que é por isso que estou tão feliz...leve e corajosa...que estou me permitindo muito mais coisas...o meu "macaco" nem carro tem...mora em república...e daí...quando ele me abraça me sinto protegida...tem coisa melhor...

beijooos

28 de agosto de 2009 às 14:44
Unknown disse...

Ahaaaaaaaaaaaaaaa que fofo!!! Como psicóloga, posso dizer que isso é a pura verdade...Nenhuma mulher gosta de homem que passa insegurança...Pode ser um carinha nerd, mas com atitude que vai ter uma dúzia de mulheres atrás...Algumas realmente associam segurança a dinheiro, mas logo percebem que uma coisa não tem nada a ver com a outra...Bju

29 de agosto de 2009 às 13:11
Patrícia Costa disse...

"a grande maioria das mulheres tá nem aí para dinheiro. Só quer é sentir firmeza."
Adorei e super concordo!!!!
Ótimo post...
abraço

31 de agosto de 2009 às 09:50
Letícia Volponi disse...

Dé, sua historinha disse tudo!
Não há aperto que ponha em crise um relacionamento em que se possa contar com o outro para resolver a situação

4 de setembro de 2009 às 11:43