domingo, 6 de junho de 2010

Tereza Batista


Tem muita gente que diz que a literatura dele é menor. E que os livros que ele escreveu não revelam a genialidade com as letras que tiveram brasileiros como Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa. Pode até ser. Mas nem por isso os romances de Jorge Amado são menos especiais para mim. Adoro me sentir na Bahia lendo as coisas que ele escreveu, poucos autores que eu conheço são capazes de ambientar tão bem uma terra e sua gente, de reproduzir as falas do povo, de compor personagens tão verossímeis. Pois é sobre uma delas que eu quero falar hoje: Tereza Batista, protagonista do romance de mesmo nome, aquele que está na minha cabeceira neste momento.

Estou mais ou menos na metade da obra. E já tenho Tereza como uma das minhas heroínas. Após enfrentar todo tipo de dureza, agressão e humilhação, como ser vendida por uma tia a um capitão nojentão aos 12 anos de idade, e ser solenemente enganada pelo homem com quem teve prazer pela primeira vez na vida, a morena cor de cobre segue em frente com coragem, compaixão, simpatia e amor ao próximo. Brava, não admite que mulher alguma seja agredida na sua frente. E parte para cima do homem que insistir em agir de forma contrária. Muito boa de briga essa Tereza Batista.

Leitura forte, leitura boa, embalada pelo texto leve e absolutamente gostoso de ler de Jorge Amado. Super recomendo.

Beijos e bom descanso para todos,

Isabela – A Divorciada

6 comentários:

Anônimo disse...

Huuuummmm, não li, mas quero ler.

Obrigado pela dica e por ter lido alguns trechos pra mim.

Beijos,

Guarda Belo

6 de junho de 2010 às 15:56
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Literatura menor?? Ele marcou minha adolescência! Ele, e na outra ponta do Brasil, Érico Veríssimo e suas gauchices! Aliás, preciso fazer um post sobre ele =D

Quero ler tb!

um beijo

dedé

6 de junho de 2010 às 16:27
José Doutel Coroado disse...

comecei a descobrir a literatura de autores brasileiros, exactamente, com Jorge Amado.
se a memória me não falha (será da idade??) com Capitães de Areia (penso ser esse o título) ou terá sido com Cacau??
literatura menor?
não acho... mas eu só respondo pelos meus gostos, não pretendo fazer "escola".
boas leituras
abs

6 de junho de 2010 às 20:02
Unknown disse...

Muito bom! Do baiano, recomendo "Os Velhos Marinheiros". Vasco Moscoso do Aragão é o impostor mais sensacional de que já tive notícia. Bjs, Gio

6 de junho de 2010 às 23:16
Blog Sozinha ou Acompanhada disse...

Oi Belinha! Também adoro o Jorge! E acho um porre o povo que acha que pode qualificar escritor!!!! babaquice total... escritor escreve e é lido! é isso aí beijocas querida!
Mari.

7 de junho de 2010 às 22:09
Paloma Varón disse...

Não li este, mas gosto muito dos livros da primeira fase dele (Capitães da Areia, Jubiabá, Cacau...), são de muito, muito bons.
Beijos

7 de junho de 2010 às 22:41