terça-feira, 20 de setembro de 2011

Família desunida

Família desunida é um saco. Dá o maior trabalho. Acho legal quando cada membro é independente, tem sua própria vida e não é aquele grude sem personalidades próprias. Só que quando tem briguinha, rusguinha, farpinha e diz-que-diz-que, a desarmonia toma conta e uma família, de cinco, por exemplo, vira uma família de dois – porque você só fala com um deles por vez e nunca com o grupo todo. Eu mesma me vejo na seguinte situação: para ver meu pai, minha mãe e minha irmã mais velha, eu praticamente preciso de um dia para cada. Muito difícil vê-los juntos, especialmente meu pai dos demais, já que desde que meus progenitores se separaram, meu pai vive praticamente só. Minha irmã mais nova – e o primão – eu ainda consigo ver quando vou na casa de mamãe.

Quanto maior a família, maior a briga, maior a desunião. E aí é um tal de um que toma partido do outro, o outro que deixa de ir ao churrasco do um. E tudo por causa do quê mesmo? Olha, se pedir para alguém contar o motivo primeiro, talvez sujeito já nem se recorde. Já virou um bololô tão grande de motivos, uns mais "nobres" que os outros, que o importante já nem é mais saber os porquês, mas seguir brigando e marcando posição.

Eu tenho cá para mim que tem gente que gosta de brigar. É bélico por natureza e quer mesmo é ver o circo pegar fogo. Aí, se você tem uns dois ou três desses na sua família, tá feito o rolo. Porque o resto é contaminável.

Acho tudo isso não só uma grande idiotice como uma pena. Família enche o saco, fala merda, se mete onde não deve, é tudo verdade. Mas família é, acima de tudo, nosso retrato mais antigo na parede. Nossa origem, nossa história. E, para mim, minha grande diversão.

Uma lástima que os rancores se sobreponham aos laços.

Débora – A Separada que gosta de gente unida

9 comentários:

Anônimo disse...

Família é um saco mesmo, mas a gente ama mesmo assim! Na minha mesmo, a chegada de uma nova cunhada com três filhos de pais diferentes foi um AUÊ, com letras garrafais... Aí que um aceita e outro fica chateado porque acha que você devia ter a mesma postura que ele. Eu cansei, tive que reuni-los para um bate-papo (claro que em grupos separados), para dizer que eu não estou do lado de ninguém e que quero PAZ!
Cada um que cuide de sua vida, pois a minha já me basta. Talvez seja a solução. bjo

20 de setembro de 2011 às 10:08
Evelin disse...

Apoiada!

Aprendi que é maravilhoso estar com a família.

Receita para alcançar esse sentimento em família desunida: manter certa distancia por períodos. Assim, você curte até as "intrigas". haha

Mas tive a oportunidade de conhecer duas família enormes e, incrivelmente, unidas... é maravilhoso!

Evelin

20 de setembro de 2011 às 14:50
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Acho que a melhor forma de se dar bem com parente é não ficar muito perto. Depois de todo mundo adulto, melhor só se encontrar em ocasiões especiais para evitar conflitos.

Bjs da Solteira

20 de setembro de 2011 às 15:31
Claudia Tonelli disse...

Como me percebo nesse quadro de afetos dicotomizados! De fato, uma chatice, e eu que não consigo "desamar" ninguém!

20 de setembro de 2011 às 16:41
Anônimo disse...

Família ê, família á.. q troço sério! A gente se irrita mas a gente se ama...

Fico horrorizada com a do meu marido, enooorme, daquelas que demora um bom tempo pra gente saber quem é quem. No final das contas, os que se acham melhorzinhos querendo meter o bedelho na vida dos que não se deram tão bem assim...terrível! Ainda com uma sogra que tem o maior hoby compartilhar a vida dos filhos uns para os outros...olhe, q dor de cabeça. Odeio isso, odeio ter que contar o que fiz, quanto foi, porque fiz e etc...ainda mais pra esse tipo de gente. Não sei se enchi até a tampa a ponto deles me "respeitarem" mais, sei que até meu marido deu uma cortada, o que amei, rá!!
Já minha família, materna de referência, é pequena, unida e cada um na sua. Os meus tios são anjos e agradeço a Deus pela minha mãe fazer parte de um grupo assim, que se amam tanto. A família do meu pai, tb pequena, mas mega desunida, a vaidade é maior que o amor, de dar dó. Acho triste, mas não posso resolver, só aceitar e o quanto mais longe, melhor.

20 de setembro de 2011 às 17:06
Tati Bonotto Cake Designer disse...

Na verdade eu costumo dizer, que família é só que mora com a gente, o resto são os agregados...rs

O importante disso tudo não é dar muita importância , pois quanto mais atenção vc dá a esse tipo de coisa maior fica.

Viver bem é viver bem com vc e sua família dentro de caso o resto é resto.

Adorei o blog....tudo que a gente precisa...desabafar!!!


Quando puder passe no meu DOCE blog, vai ser prazer ter sua companhia!!!

www.tatidesignercake.blgspot.com

20 de setembro de 2011 às 17:26
Giselle Mota disse...

Familia eh quem mora junto, os outros sao familiares...rs
Brincadeira...tenho alguns familiares que sao FAMILIA mesmo, muito proximos e verdadeiros...tem outros que so vejo em velorios ou casamentos.
Eu nao me ligo muito em sangue, mas sim em cumplicidade...entao, convivo com os poucos que confio 100% e os outros vejo 1/2x por ano e ta otimo!
Bjos

20 de setembro de 2011 às 20:48
Anônimo disse...

A melhor familia é sempre a do outro, pois vc adota a postura correta que a situação precisa, educação, cerimonia, bom senso e tudo aquilo que é bom e todo mundo gosta. Como todo mundo sabe é muito mais facil tratar melhor um estranho que os mais próximos, infelizmente...

21 de setembro de 2011 às 19:12
Anônimo disse...

FAMILIA = SACO CHEIO (problemas, filhos preguicosos e consumistas, mulher chata, mandona e preguicosa,
cunhada deitona, sobrinha traidora e falsa)

21 de maio de 2012 às 12:47