segunda-feira, 4 de junho de 2012

Nós, as anfitriãs

Vamos lá para as nossas dicas de anfitriãs? Para o nosso post coletivo? Tem muita coisa boa aqui, adorei. Thanks pela participação, ficou luxo!!!

Beijos a todos, gracias,

Isabela – A Casada que adora receber

DORA

Eu adoro receber em casa, mas confesso que prefiro que sejam poucas pessoas por vez. Gosto de dar atenção nos mínimos detalhes e montar o ambiente de acordo com os amigos que me visitam e isso inclui comida, bebida, música e decoração da casa.
Tenho cuidado e atenção porque penso o seguinte: se alguém sai de casa para me visitar, esse pode ser o principal evento do dia para a pessoa, que se programou, se arrumou e teve todo o carinho de dedicar um tempo precioso só para vir à minha casa. A minha retribuição tem de ser em grande estilo! As minhas diquinhas são as seguintes:

- Nada mais agradável para quem chega do que encontrar tudo limpinho e arrumadinho. As pessoas sentem o carinho que é organizar toda uma casa para um visitante. Esteja com tudo acertado e em ponto de bala para a hora marcada. É chato chegar no horário combinado e a anfitriã ou o anfitrião estar todo atrapalhado.

-  Deixe a última etapa de preparo de um prato perto da hora de chegada da visita. O cheirinho de comida fresca logo na entrada quebra o gelo e é o verdadeiro “esquenta” de qualquer reuniãozinha caseira.

- Música não pode faltar. Som ambiente e em volume que dê para todos conversarem numa boa, mas que ao mesmo tempo crie um clima de festa. Som alto demais só dá confusão e atrapalha.

- Flores na mesa principal é uma dica valiosa. Mas na falta de flores, que tal uma cesta de frutas sortidas, com o que tiver em casa? O efeito é parecido por causa do colorido e agrada àqueles que adoram dar uma beliscadinha antes da refeição. Um jarrinho com ervas de aroma adocicado, como manjericão, hortelã e erva-doce dão um efeito lindo e espalham um cheirinho delicioso pelo ambiente.

-  Receber em casa pressupõe capricho. Então, para fora do armário as jarras, os pratos e os copos mais bonitos da casa, mesmo que seja para servir refrigerante. Qualquer bebida fica melhor em um copo bonito. O mesmo serve para os pratos.

- Não há problema nenhum em comprar a comida toda pronta. É a salvação de eventos de última hora. Mas, por favor, sirva em travessas bonitas. Nada daquelas embalagens de plástico  e de isopor medonhas. Se pedir pizza, sirva em pratos e talheres bonitos. Só isso já dá um certo glamour “na nossa pizza de domingo à noite”.

- Toda casa precisa ter pelo menos uma toalha de mesa bonita. Dá um “up” em qualquer ambiente festivo.

- Quer coisa mais bonita do que um balde de gelo? Vale à pena investir em um e deixar os convidados à vontade para se servir. É chato ter de ir à geladeira da casa dos outros pegar as coisas. Eu não gosto disso. Informalidade tem limites.

- A sobremesa para boa parte das pessoas é a grande surpresa do evento. Portanto, por favor, taças e pires bonitos! Uma simples mousse de limão servida em tacinhas apropriadas é o verdadeiro “manjar dos deuses”.

Por fim, criatividade e carinho fazem de qualquer festejo um grande evento.  

PÁGINAS DA VIDA

Eu e minha mãe arrumamos bem a casa. Perfumamos com aromatizantes (para nós a primeira impressão em uma casa é o cheiro), colocamos os melhores tapetes (aqueles felpudos que não usamos no dia-a-dia por pena, rsrsrs) e claro, os melhores aparelhos de jantar.

Quanto ao cardápio, geralmente é algo que sabemos que TODOS gostam, tipo uma carne assada, uma moqueca, frango assado...mas a carne assada é o que mais faz sucesso.

Para sobremesa, mousse de maracujá. No lanche da tarde, costumamos sempre ser um bolo. Seja de limão, chocolate, milho...

EVELIN

Não sou boa com "coisas da casa", mas adoro receber. Assim, me preocupo com a comida mesmo, e como sou péssima na cozinha, compro tudo pronto ou quase pronto. Para sobremesa, costumo fazer uma torta de doce leite com chocolate que a minha ex- chefe me ensinou e bolo sorvete (únicas coisas que sei fazer, rsrs!) 

MIRNA NÓBREGA

Algumas dicas:

Casa: tenho um mini apartamento, então organização é fator importante para receber bem, toalha limpa e rolos de papel extras no banheiro, incensos ou aromatizadores. Gosto de pensar na iluminação, se estou mais cansada deixo mais luzes acesas, se quero um clima mais intimista escolho alguns pontos de luz apenas. Música também é fator importante, mas nunca consigo montar uma playlist antes.

Bebidas e comidas: não sei cozinhar direito por isso sempre penso em soluções rápidas, como petiscos como cenoura no sal grosso, Rap10 no forno e molho de iogurte e limão. Cerveja ou vinho de acordo com o convidado ou a vontade do dia. A sobremesa pode ser sorvete, chocolate, brigadeiro de colher ou o que der pra comprar.

DEBS – A DIVORCIADA

Eu não sei receber nem cozinhar nada muito especial não! Mas tenho a habilidade de fazer a pessoa se sentir à vontade e faço milagres com qualquer resto na geladeira!

ANÔNIMO

Sempre ligo o home theather e coloco pra tocar um Emmerson Nogueira, ou deixo rolando um Cirque du Soleil com o som baixinho, pra entreter... 

Deixo algumas bebidinhas individuais de prontidão, Smirnoff Ice, long necks... 


Bom, preparar comida... não é comigo! Acabo comprando petiscos e algum lanchinho pronto, como sanduíches de metro de 3 sabores diferentes.

AMANTIKIR CIRLEI

Adoro cozinhar picanha na panela de pressão! Como? É só embrulhar carvão em papel alumínio, colocar no fundo da panela e sobre ele uma picanha previamente cozida em água e sal por 45 minutos (em outra panela de pressão), colocar um pouco de sal grosso sobre a picanha pré-cozida, embrulhar em papel alumínio, colocar na panela com o carvão. Fogo por mais 45 minutos e....está pronta a picanha mais saborosa que eu já preparei!  (PS: Alguns leitores ficaram em dúvida quanto a essa receita, dá para confirmar o preparo nos comentários, Amantikir? Thanks!!!)  

3 comentários:

Inaie disse...

essa picanha me deixou meio assustada tb... nunca ouvi falar disso!


meninas, dá pra tirar o verificador de palavras? eu adoro vir aqui, mas essas letrinhas me deixam louuuca!

4 de junho de 2012 às 07:49
Giselle Mota disse...

To igual a Deb, mas nem o milagre consigo fazer...eu apelo pro delivery!rsrs

4 de junho de 2012 às 10:59
Evelin disse...

Curti as dicas!

;)

bjs

Evelin

13 de junho de 2012 às 15:04