sexta-feira, 22 de junho de 2012

Simpatia-empatia-antipatia


Você já viajou com alguém que não conhecia e que te pareceu bem chatinho, meio enjoadinho? Eu já. E foi nesse dia que eu desenvolvi uma teoria (“mais uma...”, diria o namorado aqui ao lado). Eu percebi como funciona minha dinâmica de conhecer gente nova. Eu parto do principio de que todo mundo é legal. Porque, imagino eu, a vida é uma só, ela é bonita é bonita e é bonita e todo mundo quer mais é se divertir, ser feliz e, portanto, ser legal com os outros. Então eu já me apresento com toda a simpatia que Deus me deu. Porque já espero uma simpatia em troca.

Aí não acontece. A pessoa não sorri. Não faz perguntas protocolares. Não se interessa. Não se mostra solícita. E ainda faz carinha feia quando questionada sobre algo. Não quer papo. Talvez ela não ache a vida tão bonita assim ou...talvez seja apenas um mal dia.

Tudo bem! Hora da empatia entrar em ação. Tento me colocar no lugar da pessoa. E se ela está com cólica menstrual? E se brigou com o namorado? Tá no vermelho no banco ou tem um quê de depressão. Talvez seja ultratímida. Ninguém tem a obrigação de ser escrachada como eu sou,de ser falante. Tento me colocar no lugar dela e fico em paz.

Passa um dia, dois, três e a pessoa passa de antipática à grosseira. Seis horas depois, a simpatia já virou fumaça e empatia venceu. É hora de encarar a realidade: aquela pessoa é uma chata, mal-humorada e grossa. Assumo que nutro por ela a mais profunda antipatia. Que meu santo não bate com o dela e que não faço mais questão alguma de tentar contato.

É uma dinâmica um pouco torturante. Mas ao menos posso dizer: eu tentei.

Débora – A Miss Simpatia (e convencida)

9 comentários:

Andarilho disse...

Eu já faço o contrário, assumo que todo mundo é chato, infeliz e miserável. Se não for, acaba sendo lucro. Se for, era o esperado.

22 de junho de 2012 às 08:48
Kézia disse...

ai não sei. acho que parto do princípio que todo mundo é chato e só eu sou legal. e daí se a pessoa for chata mesmo e não me idolatrar por ser legal... bem, a vida é assim, infelizmente não dá pra confiar no bom gosto das pessoas. hahaha
beijo

22 de junho de 2012 às 14:32
Márcia de Albuquerque Alves disse...

Eu fico na minha, dependendo do quer vir eu parto prá o papo! kkk bjssss

22 de junho de 2012 às 16:14
Anônimo disse...

Pois é...às vezes a gente se dá mal...essa semana fui passear na praia com uma amiga...bom,,,a princípio sair da rotina,,,dar uma volta,,aí minha amiga levou a irmã...uma chata e grosseira de carteirinha,,,
Passei raiva dois dias,,,e aprendi que a rotina muitas vezes é uma benção...e quem é chata...é chata...juli

22 de junho de 2012 às 18:07
Anônimo disse...

olá...eu sou a juli e tenho um relato...não muito feliz...fui passear com uma amiga na praia,,e na última hora ela levou a irmã...grossa e chata...tive que dividir o quarto,,,,passei raiva,,,foi péssimo...até que minha rotina é boa..aprendi que gente chata....é chata mesmo....

22 de junho de 2012 às 19:12
Unknown disse...

thx

كشف تسربات المياة
غسيل خزانات
شركة نظافة عامة

18 de maio de 2015 às 07:15
Unknown disse...

thank you

سعودي اوتو



26 de maio de 2015 às 11:20
Unknown disse...

thank you

سعودي اوتو



26 de maio de 2015 às 11:20
Unknown disse...

thank you

سعودي اوتو



26 de maio de 2015 às 11:20