quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A poupadora


“Por que você está chorando? É por que a sua mãe está lisa e não pode te dar o que você quer? Não chore, no outro mês, quando ganhar dinheiro, ela compra. A minha mãe também está lisa, não pode me dar o brinquedo que eu queria.”

Foi assim, aos quatro anos de idade, que, numa loja, lá em Maceió, eu causei e enterneci todos os presentes ao consolar um menininho que fazia escândalo por desejar algo que a sua mãe não podia comprar na hora (mainha baba até hoje quando conta essa história). Foi também a minha primeira manifestação pública no campo das finanças pessoais. Dos quatro aos 32, posso dizer que consegui construir uma boa relação com o dinheiro. Uma relação de libertação, acima de tudo. E que começou a partir do momento em que eu aprendi, em casa, que é poupando que a gente consegue comprar os nossos brinquedos. Hoje, no mês que vem, quando der.

Por ser uma boa poupadora desde sempre (poupadora, vejam bem, não pão-dura, isso eu não sou mesmo), já ouvi alfinetadas do tipo “tem gente que tem imóvel próprio e não vive a vida”, “você é demais também”, “devia comprar mais”, “divide no cartão e leva!”. Comigo não funciona desse jeito. Guardar um tanto todo mês (o que eu só não consegui fazer nos meses seguintes à minha separação, quando tratei de me cuidar e mimar muito, gastando mais com roupas e baladas) é uma atitude libertadora. Um pequeno esforço que me conforta: eu sei que, se precisar, tenho como me segurar por um tempo, tenho alguma reserva.

Além de estar protegida, tenho nas minhas economias um passaporte para a realização de desejos para mim preciosos, como poder viajar e investir no projeto casa própria. Ter passado as férias na Itália, no ano passado, foi um prazer que valeu cada centavo. E assim será com as próximas viagens, os próximos brinquedos, as próximas conquistas.

Vamos poupar, minha gente! Um pouquinho que seja. Os especialistas em finanças pessoais costumam recomendar algo em torno de 10% da renda todo mês. Não é tão difícil, eu juro. E, se vocês quiserem e pedirem nos comentários, volto ao assunto, passando dicas, inclusive.

Beijos!

Isabela – A Divorciada e A Poupadora

17 comentários:

Anônimo disse...

Preciso aprender muito sobre isso. Admiro quem consegue ser disciplinado assim. Obrigada pelos conselhos.

6 de outubro de 2010 às 01:32
Lanna disse...

Oi Isabela, to sempre aqui no blog de vcs e ADOROOO rs, gostaria muito de ser como vc poupadora, preciso aprender muito, eu tava me controlando bem, descuidei e agora to só no vermelho, enfim se puder posta dicas sim, quem sabe com vc eu consigo aprender a poupar...
Beijão e PARABENS pelo blog

6 de outubro de 2010 às 07:39
Andarilho disse...

Hahaha, desde cedo doutrinando os outros nos assuntos financeiros. ;)

Eu até sou meio pão-duro...

6 de outubro de 2010 às 08:30
Tati disse...

Eu poupei muiiitttoooo e comprei minha casa aos 22 anos, depois disto achei melhor relaxar.. dai deu uma desandada..kk
Depois de alguns anos dura mas feliz, voltei a poupar.

Quero dicas.

6 de outubro de 2010 às 08:36
Bruna Angeli disse...

Desde muito nova também tenho essa consciência de poupar, e até o ano passado também tinha minhas economias que também me levaram a passar as férias em Portugal, mas depois que voltei veio meu Album de Formatura, e uns imprevistos que me levaram ao vermelho, mas estou tentando não ficar louca com isso, rs Por que pra quem sempre foi conservadora, ficar sem um garante é F***

6 de outubro de 2010 às 10:06
Juju M. disse...

Belinha, arrasou!! Uma coisas que guardo para mim é não importa o quanto você ganha e sim o quanto você poupa. Mas recém-separada é gastadora mesmo. Eu sei bem.

Arrasaram no novo visual do blog.


Beijocas

6 de outubro de 2010 às 12:11
Blog Sozinha ou Acompanhada disse...

Belinha querida que menininha esperta!
Parabéns .... eu demorei um pouco mas agora estou melhor na minha relação com o dimdim...
beijocas e saudades!
Checa meu post de hoje, é de chorar!...
beijocas,
Mari

6 de outubro de 2010 às 12:42
Petitinha disse...

Meu parabéns pela atitude. Eu tento sempre poupar, mas daí sempre surgem imprevistos e lanço mão da poupança, mas agora estou me disciplinando para poder comprar a casa própria hehehe. Gostaria que você desse mais dicas.
BJOKS

6 de outubro de 2010 às 14:06
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Podem deixar, voltarei ao assunto com dicas de como economizar. Faço isso até a semana que vem. Adoro falar sobre essas coisas, será um prazer.

Beijos, beijões,

Bela - A Divorciada e A Poupadora

6 de outubro de 2010 às 14:21
Márcia de Albuquerque Alves disse...

Tô nessa Bela,

sou do tipo que compro quando necessito, também adoro viajar, daí um bom propósito kkkk

Ps.: Bela, outro post sobre vocês não encontrei disponível o item de comentário.

bjs

6 de outubro de 2010 às 14:44
fabricia disse...

Fiz a mesma coisa e fui para a Itália tb...

Se eu já tivesse uma casa própria, com certeza já ia carimbar de novo meu passaporte na europa...

6 de outubro de 2010 às 16:10
Flávio P. disse...

É assim que se fala Belinha!!!

É bom saber tratar muito bem o dinheiro pois ele não aceita desaforo!!! Se não souber tratar bem ele te deixa...

Beijos

6 de outubro de 2010 às 18:29
Sandra disse...

Meninaaaaaasssss!!!!

O blog está simplesmente LINDO!
Ameeeeiiii!

Super parabéns a vocês!

Beijão!

6 de outubro de 2010 às 22:25
SIL...Jasmim Flor ... disse...

É Bela separação traz sempre um rombo no orçamento, no meu caso foi para montar um apto para mim fazia apenas dois meses que estava trabalhando depois de quase dois anos desempregada, ai me separei e começei tudo do zero, agora passados quatro meses, meu apto está montado, e eu tentando reorganizar minhas finanças, como vc acredito que poupar é o melhor a se fazer, o difícil é fazer...
Xêro, estarei aguardando suas dicas financeiras.

6 de outubro de 2010 às 22:33
Blog Sozinha ou Acompanhada disse...

Preciso muuuuito poupar dindin! Muito! Vc é boa nisso.
Beijins e beijões com saudades,
Irma

6 de outubro de 2010 às 23:30
Evelin disse...

Nossa, antes de ler este post, estava em uma ligação com minha amiga contadora pedindo dicas para administrar dinheiro, disse-lhe que família sobrevivem com um salario minimo e eu com pouco mais fico sem dinheiro... volte com dicas ok.

beijos

7 de outubro de 2010 às 10:04
Anônimo disse...

Babo sim,com muito orgulho,cada vez mais.Desde pequenininha você já era muito esperta com os assuntos financeiros; lembro muito bem como guardava seu dinheirinho e das coisinhas que vendia na escola,adesivos para cadernos,lápis, etc.
Filha, voce tem toda razão,só administrando bem nosso dinheiro e poupando com regularidade conseguimos atingir nossos objetivos e realizar nossos sonhos, a casa própria, as viagens o carro "a festa do csamento, inclusive "Concordo com você saber poupar não é ser pão duro e sim é ser inteligente. Não importa quanto ganhamos e sim administramos nosso dinheiro.

Beijos da mãe coruja.

9 de outubro de 2010 às 15:56