terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A Outra



Terminei o livro que dá nome a esse post (A Outra – A amante do homem casado), escrito pela antropóloga Mirian Goldenberg (musa dessas três blogueiras aqui), na semana passada. Na metade da obra, já estava louca para dividir algumas observações feitas pela autora aqui. Antes dos fatos, uma breve explicação: A Outra é baseado num estudo feito por Mirian a fim de entender quem é, afinal, a figura da amante do homem comprometido. Para tanto, foram ouvidas oito mulheres nessa condição, de diferentes perfis e idades. No trecho final do trabalho, é apresentada ainda uma pesquisa que envolveu uma “outra”, Ana, seus parentes e até seu “marido”, Bob, unido em matrimônio oficialmente com Shirley.

O principal ponto observado pela pesquisadora? Para as “outras”, a situação de amante não é pior que a da casada enganada pelo marido. A verdadeira sofredora, nesse contexto, seria a esposa que não tem vida sexual com o cônjuge, apenas carrega o fardo da administração da casa e dos filhos, ou seja, as atribuições do estado civil. De acordo com Miriam, as “outras” acreditam, ou precisam acreditar, que são únicas, especiais. Sobretudo no plano sexual.

É claro que há situações e situações. Concordo plenamente que, na realidade, muitas “outras” são as verdadeiras donas do coração de seus pares comprometidos, que não se separam por motivos mil. Não duvido mesmo. Mas também não acho que seja sempre assim. E que esses casados sejam necessariamente fiéis às suas amantes, não tendo sexo em casa.

Sobre esse aspecto, a autora apresenta um contraponto interessantíssimo em seu estudo de caso com Ana e Bob. Em suas falas, a amante assume essa postura de exclusividade e importância, mas, quando chega a sua vez de falar, Bob afirma que a sua relação com Ana não surgiu de nenhuma lacuna em seu casamento com Shirley. Ao contrário: ele se diz pleno em sua relação com a titular, com direito à admiração mútua e sexo sim senhor. Ana seria um outro amor, que ele consegue levar em paralelo, se sentindo, aliás, casado com a sua “outra” (gente, eu queria muito saber o que aconteceu com os dois depois que o livro foi publicado. No lugar da Ana, seria capaz de assassinar esse Bob usando apenas as minhas mãos, como dizia uma professora do mestrado).

O que vocês acham? Ser a clandestina na vida de um casado pode significar ser a mais especial? Eu quero saber. E recomendar a leitura de A Outra, mais um super trabalho da Mirian que, além de tudo, é uma fofa total, reforçando a minha crença de que as pessoas realmente sábias são simples, abertas ao novo e sempre dispostas a ensinar e aprender.

Beijos para a Mirian, beijos para todos,

Isabela – A Casada

11 comentários:

Anônimo disse...

Querida Isabela, que DELÍCIA seu post. Estou aqui FELIZ da vida: musa das três blogueiras!!!! uma fofa!!!! AMEI! Estou muito muito feliz. Adorei a sua leitura e comentários. Já que quer saber: Bob e Ana continuam amantes e ele continua casadíssimo. Há quase 30 anos!!!!!!
Agora você tem que ler "Por que homens e mulheres traem?" É a continuação da discussão.
Um BEIJO CARINHOSO nas TRÊS e ATÉ BREVE!!!!! Mirian Goldenberg

6 de dezembro de 2011 07:39
Anônimo disse...

Querida Isabela, coloquei no meu Facebook! AMEI!!!! Beijos, MIrian Goldenberg

6 de dezembro de 2011 07:42
Andarilho disse...

Acho que é muito abrangente esse papo de amante. Aliás, assim como todo tipo de relacionamento.

Acho que a única coisa que significa ser amante é que a oficial chegou antes.

O resto, depende.

6 de dezembro de 2011 08:36
Giane disse...

Eu li o livro posterior a este: Infiel.
Onde o assunto principal , a abordagem gira em torno de porque homens e mulheres traem.
Excelente a pesquisa. Mas deixou-me a sensação de que existe mais sobre a mulher infiel a ser dito.
Giane

6 de dezembro de 2011 09:32
Carol disse...

Belíssima, eu quero lerr, vc me empresta? hehe.

Como vocês 3 são phynas, chiques e influentes, heim? hehehe.

Beijos

6 de dezembro de 2011 14:05
Carol Leão disse...

Tô louca pra ler.

Ser a outra não tem muito haver com ser mais ou menos especial.

Acho q pode até ser que tenha amor e cumplicidade, mas nem por isso a esposa perde o respeito e espaço que lhes são devidos como tal. Homem separa muito bem essas coisas.

Teminha complicado esse !

Bjinhos

6 de dezembro de 2011 14:51
Patricia Digue disse...

Eu acho que religião e hipocrisia resultam em relacionamentos doentios e aberrações amorosas dos mais diversos tipos.
E a Mirian contribui muito para derrubar mitos e pensamentos comuns em suas obras. Também indico a todos seus livros.

Bjos da Solteira

6 de dezembro de 2011 17:05
Anônimo disse...

Eu também teria matado o Bob com minhas próprias mãos.
E sentir-se a mais especial nessa situação está longe de acontecer, pelo menos pra mim e pra tantas outras amantes que já li relatos, até mesmo nesse Fofo bloguinho.
Em casos em que a esposa desconfia mas não tem provas,vive a desconfiança e muitas vezes fingindo que não vê até mesmo se alienando de canais como a internet, pois sabe se for fundo alguma coisa irá descobrir...nesses casos pode ter certeza a amante é quem mais sofre com a insegurança e esperança que um dia terá seu amado só pra ela, agora quanto a Esposa quando descobre deve sim sofrer um bucado, na verdade acho que o sofrimento tem o mesmo peso para ambas,o único que consegue levar tudo numa boa é o Homem, infelizmente.

A Ex- amante, que aos poucos está se libertando do grande sofrimento de ter sido a "outra" na vida de alguém.

6 de dezembro de 2011 19:02
Evelin disse...

Se ser a clandestina na vida de um casado pode significar ser a mais especial?

Acho que pode sim, como também não.
São infinitas o motivo para ser "a outra" ou para ter "outra". Tema muito amplo, eu acho. Tem gente que vive melhor de três né rs

Beijos

Evelin

7 de dezembro de 2011 11:13
Anônimo disse...

Amei essa publicação e quero ler esse livro para entender esse lado que percegue bjs parabéns

7 de dezembro de 2011 11:17
日月神教-任我行 disse...

ssd固態硬碟 外接式硬碟 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 External Storage Solid State Drives 關島機加酒 關島婚禮 關島蜜月 花蓮民宿 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 巴里島旅遊 巴里島spa推薦 巴里島機票 巴里島行程推薦 記憶體 情趣用品 情趣用品USB Flash DrivesMemory Cards 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 投資美國物業 美國租金報酬 美國房屋買賣 房地產投資說明會 美國房地產 美國置產須知 美國房屋物件 SD記憶卡 隨身碟 高雄當舖 高雄汽車借款 高雄機車借款 高雄房屋二胎貸款 高雄汽機車免留車

18 de junho de 2015 01:21