sexta-feira, 24 de abril de 2009

Seu Bernardo e o meu irmão




Depois de um bom debate sobre mulheres que se humilham demais, a gente merece algo mais fofo e leve para começar bem o final de semana. E eu gostaria de apresentar a vocês uma figura descoberta pelo meu irmão, Felipe Barros, videoartista e gato (pode pagar o elogio em Bono sabor chocolate, Lipe, hahaha!!!!). Bernardo Bidlowsky é um imigrante polonês de 95 anos, que veio para o Brasil fugindo da Segunda Guerra. Seria mais uma história de estrangeiros que superaram dificuldades e venceram aqui? Não. Apesar de toda a minha admiração por quem tem coragem de mudar de país, de simplesmente se lançar no mundo.

Seu Bernardo foi retratado pelo meu irmão no vídeo Pedra Polida porque é o maior exemplo de amor à vida de que eu tenho notícia. Um homem capaz de, ao sair do hospital depois de um período de internação, olhar para a rua pela janela do carro e dizer ‘meu mundo, como eu adoro você’. Seria um clichezão daqueles se não viesse de um senhor que, depois dos 90, decidiu se separar da mulher porque não se sentia feliz. Que olha para a câmera e, do jeito mais genuíno e encantador possível, diz, entre risos, que é preciso ‘aproveitar a vida’ e ‘ser flexível’.

Só vendo para crer. Na simpatia do seu Bernardo e na sensibilidade do meu irmão, que descobriu essa figura para a gente.

Bom descanso.

Um beijo,

Isabela – A Divorciada

11 comentários:

Anônimo disse...

Dá-lhe Sr. Bernardo!!! Esse é o cara, realente um exeplo de bo canhala que nunca deixou de amar a vida, de ser um bom pegador e de dar o pé na bunda na mulé q era uma mala, mesmo com 90 anos se livrou da megera e foi viver a vida!!! Fiquei emocionado com esse eterno Casanova...

Ass: Canalhus Forever

25 de abril de 2009 às 01:17
Roberta disse...

seria eu uma discípula dele ou uma eterna topeira...por ainda ter essa alegria e otimismo e achar que agora muda...aguarde a saga dos meus resmungos e xingos...ou sorrisos em breve!!!

haha

Beijos Amorecas

25 de abril de 2009 às 10:00
Paulinha Costa disse...

Simplesmente apaixonante, que fofo este seu Bernardo. Então ele está solteiro? Rsssss
Que presente da vida poder testemunhar uma alma como esta por aqui.
Obrigada, obrigada e obrigada!
Eu amei!

25 de abril de 2009 às 11:24
Ricardo Suman disse...

Dentre muitas culturas e povos, a que mais respeito é a oriental, a japonesa em especial. O valor que eles dão aos idosos, o respeito, a atenção... TUDO! Os idosos são grandes fontes de inteligência, de experiência... Eles sabem demonstrar o caminho certo, já que passaram pelos errados muitas vezes... E assim diz a cultura japonesa. Deveríamos aprender um pouquinho mais com nossos vovós esquecidos, não?

Parabéns pelo post

25 de abril de 2009 às 12:01
Ana Claudia Lourenço disse...

Que vídeo lindooooooooooooooo!
Apaixonante! Que história de vida....e mais lindo ainda é a maneira como ele ainda continua enxergando-a! Uma lição pra muita gente, eu inclusive! hehehe
Lindo, lindo, lindo!

25 de abril de 2009 às 13:38
Elaine Gaspareto disse...

Olá!
Embora nunca tenha comentado, leio sempre o blog de vocês.
Estou passando para convidar vocês para uma promoção que está acontecendo em meu blog. Ficarei muito feliz se puderem participar.
Beijos e bom fim de semana.

25 de abril de 2009 às 14:37
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Lipe!

Que polaco mais fofo esse que vc arranjou!!!

Adorei a parte que ele diz: "E eles tinham razão, tinha mulher pelada mesmo". HAHAHAHAHA

E também aquela frase: "Amargo com doce se misturam, isso é vida"

Que lindo!

E, por fim, dizer que para ele as coisas começam no coração e terminam na cabeça em forma de arrependimento é uma lição e tanto...

Bora nos arrepender um poquinho :-)

bjssss

Deb

25 de abril de 2009 às 17:35
RITA ABEMATSU disse...

Saibamos aprender a viver, pois a vida é bela! Saibas palavras. Adorei!

26 de abril de 2009 às 20:46
Anônimo disse...

"Tudo vale a pena, se a alma não é pequena", já dizia o eterno poeta e conhecedor da vida Fernando Pessoa. Assim posso também ver essa bela retratação feita por my hermano, colocando em 10 minutos e o que muitos levam 100 páginas para dizer... Um retrato fiel e otimista de quem a vida deu todas as deixas para que fosse um coitado, um acuado em meio às contingências de um período tão tumultuado como foi a 2a guerra. Eis que ele levantou e sacudiu a poeira, mostrando como crescer e ser alguém (mesmo sem falar uma palavra em português) em terras brasileiras. Viva a diversidade, viva a criatividade e viva a arte, que nos permite ser brindados com construções tão belas como essa, feitas por aqueles que ainda acreditam que a arte um dia, há ser reconhecida.
Parabéns hermano! E sucesso na empreitada na holanda.
Ass: O caçula.

27 de abril de 2009 às 11:03
Unknown disse...

O Sr. Bernardo é realmente um grande exemplo!! *-* Muito fofo, e a forma que ele vai explicando toda a vida dele é demais e não virou aquela coisa chata e cansativa.
Diga ao ser irmão que ele está de Parabéns!!

27 de abril de 2009 às 14:08
Anônimo disse...

Pessoas queridas e atenciosas, escrevo para agradecer todos os comentários e dizer que para mim o mais importante é que vocês vejam o que eu no primeiro dia que conheci esta figura. Um homem nobre, por ter escolhido ser feliz e humilde. Esse relato ficou me martelando durante os três anos que morei em um apartamento que lhe pertencia, e foi nesses três anos que amadureci sobre a linguagem audiovisual e sobre o ser humano. Graças ao video o Sr. Bernardo está sendo levado a muitos espectadores (aprendizes) e ficará guardado para sempre. Peço que divulguem ao máximo e que reflitam sobre a simplicidade de ser feliz e aproveitar a vida.

Grande abraço a todos e abaixo mando o link do video no youtube para que possa ser divulgado.

Felipe Barros (irmão da divorciada)

Link "Pedra Polida":

http://www.youtube.com/watch?v=sduImONpZcA

27 de abril de 2009 às 22:51