domingo, 2 de janeiro de 2011

Eu só vou fazer o que eu quiser antes de morrer


Eu já achei esquisito quando me deparei, pela primeira vez, com o livro 1000 Lugares para conhecer antes de morrer, de Patricia Schulz. De cara, achei bem opressor. Como assim 1000 lugares para conhecer antes de morrer? Quem és tu, Patricia Schulz, para determinar meus roteiros de sonho? Amo viajar, mas tenho os meus próprios desejos e preferências. Se um dia estiver à procura de ideias, posso muito bem pedir dicas a amigos que viajam muito, recorrer à internet, percorrer livrarias para tentar achar guias maravilhosos, uma infinidade de opções. Não preciso que ninguém me diga o que fazer nesse campo. Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós.

O que eu não sabia, no entanto, é que essa história de 1000 coisas para fazer antes de morrer viraria uma praga nas prateleiras das melhores casas do ramo. Vocês acreditam que já existem os similares 1001 discos para ouvir antes de morrer, 1001 livros para ler antes de morrer, 1001 filmes para ver antes de morrer e, o pior de todos, na minha opinião, 101 lugares para fazer sexo antes de morrer??? Gente, tem coisa mais íntima e pessoal do que a escolha de um local inusitado para transar? O que vale para os autores do livro vale para o resto da humanidade? Show de horror!!!

Falando em horror, alguém já fez uma análise do discurso básica no título dessas coisas? Olha como eles são ditadores: 101 lugares PARA fazer antes de morrer. Ou seja, não se trata da oferta de dicas e sugestões, mas de uma imposição. É PARA fazer o que eles recomendam. Quem quiser que faça. Eu estou fora. E só vou fazer o que eu quiser antes de morrer.

Isabela – A Divorciada

13 comentários:

Andarilho disse...

Qualquer livro que tenha um número e a palavra 'para' antes de um verbo, eu nem considero.

E que tal lançarmos uma série 'depois de morrer'. '1001 lugares para assombrar depois de morrer' pode ser o primeiro de muitos títulos, hahaha.

2 de janeiro de 2011 às 00:42
SAL disse...

kkkkkkkkkkkkkk... Andarilho é o melhor!!! Gasparzinho, te dedico! kkkkk

bjo

2 de janeiro de 2011 às 01:26
Blog Sozinha ou Acompanhada disse...

Isso me lembra de um carioca muito ditador que enrolava o trabalho para escrever listas e se dar bem $$$$$$. Tô contigo! Não à ditadura das listas.

Irma

2 de janeiro de 2011 às 10:08
disse...

Ah, eu também tô fora!
Eu até gosto bastante de listas, mas como minha motivação pessoal, do tipo "Coisas que EU quero fazer em 2011".
Isso me lembrou aquele filme com Morgan Freeman e Jack Nicolson - Antes de Partir, em que eles tinham a 'Lista da Bota', vocês assistiram?
bjs

2 de janeiro de 2011 às 10:40
Marta Melo disse...

É, olhando o livro pode até ser que tenha sugestões legais,mas acho que em termos de sexo o inusitado rende mais!Bjão pra vcs

2 de janeiro de 2011 às 12:52
Tati disse...

Ai gente!! é capaz de virar best seller..rsrs.
Q mundo hein.

2 de janeiro de 2011 às 18:41
Vê Guimarães disse...

Que as listas e resoluções sejam apenas nossas, escritas por nós mesmos e para que possamos cumprir o não, mudar então...

2 de janeiro de 2011 às 23:27
Evelin disse...

Vc está certa.
Imposições = coerção.
Livros com esse tipo de título está em abundancia nas prateleiras porque vende, o que é muito pior. ótimo protesto o seu. beijos

Evelin

3 de janeiro de 2011 às 10:50
Unknown disse...

OI Bela,
Quem escreve é o Fernando(Nao sei s ainda lembra dos Homens do Montessori,rs)
Meu primeiro acesso a este bloq.
Achei por intermédio da Alynne,rs
Li sobre o comando Bob,vi o video do Multishow, mas nenhum me deixou com tanta vontade de deixar comentario como este.
Antes de ver quem escreveu das 3 vi q tinha q ser vc.Nao mudou nada:Aquela feminista de carteirinha q nao dispensava uma discussão com o Noel(rsrs).
Dava para sentir essa Isabela d novo ,rsrs.Mas calama, ta?Esse negocio de 1001 lugares...é marketing de vendas.Nao leve p o lado pessoal,rs
Brincadeiras a parte, parabéns por esse blog.Ate psic´logo e dicas de filme tem,rs
Bjão

24 de janeiro de 2011 às 14:05
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Fernando!!!

Hahaha!!! Tudo bom? Luxo tê-lo como leitor, adorei.

Não vou levar para o lado pessoal não, hahaha!!!

Ótimas lembranças da minha fase feminista da sétima série. Que bom que vc leu sobre o Comando.

Beijos, só o melhor procê,

Bela - A Divorciada

15 de fevereiro de 2011 às 13:38
Anônimo disse...

Meu Deus! Quanta besteira se fala... Falar do jeito que falam acerca desses livros também é autoritário. Cada um tem que pensar e decidir o que quer. Se essa serie de livros vira Best Sellers parabéns para quem escreveu e editou. A finalidade desses livros é vender. Não tem por que ser discriminados. Alem disso, é muito arrogante sua postura. Na verdade esses livros são pra pessoas que querem ampliar seu conhecimento, em diferentes aspectos. Duvido que quem critica conheça todos esses lugares para opinar. Sempre é mais fácil criticar do que fazer... E assim vamos...

22 de julho de 2011 às 17:26
Anônimo disse...

por que? dá pra fazer depois de morrer kkkkkkkkkkkkkk

21 de agosto de 2011 às 12:48
Anônimo disse...

Meu Deus! Quanta besteira se fala...² Isso é apenas um livro que indica destinos turísticos a pessoas que querem conhecer lugares novos.É APENAS UM LIVRO MEU AMIGO(A).Não é o filho do Hitler,é apenas a opinião do autor de lugares que ele admira e quer que outros conheçam.Quem foi o babaca que disse que se você não for nesse lugar X você estará indo contra a posição do autor ? este PARA,é apenas um título, realmente você não deve ter muitas coisas boas para postar neste blog. Vai se informar um pouco antes de sair criticando.

30 de outubro de 2011 às 02:15