segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Bloco da saudade



Por motivos profissionais, não pude “brincar Carnaval”, como se diz no Nordeste, esse ano. Logo eu, que adoro uma farrinha momesca. E há um bom tempo estou longe dos meus dois endereços prediletos para passar a folia: Recife e Olinda, que, inseparáveis que são, formam a festa de Pernambuco. As duas cidades são coladas, mais parecem uma só. Para mim, o Carnaval mais colorido e descontraído do Brasil.

Não gosta de pular? Ou de dançar frevo? Não tem problema nenhum: nem um monge tibetano diria não se soubesse como pode ser bom simplesmente ver a festa acontecer nas ladeiras de Olinda. Com tanta gente diferente passando para lá e para cá. Eu estou falando de jovens, homens, mulheres, idosos, crianças começando a andar. A maioria fantasiados. Ou no mínimo usando roupas muito coloridas, sempre com um chapéu, um bordado, uma flor pendurada em algum lugar. E isso para não falar daquela luz de verão, do céu azul que parece ter recebido uma sessão intensiva de photoshop, da visão do mar ou do Rio Capibaribe, esse último no Recife. Covardia, não precisava tanto.

E a música? Tem coisa mais delicada no cancioneiro nacional do que frevo? Do que ouvir falar de amor, saudade, mar e coqueiro no meio daquela melodia vibrante e tão fofa ao mesmo tempo? Não, lá em Pernambuco não tem esse negócio de Egito e Amazônia. Olinda, quero cantar, a ti, essa canção, teus coqueirais, o teu sol, o teu mar, faz vibrar meu coração, de amor a sonhar, em Olinda sem igual, salve o teu Carnaval (Hino do Elefante). Quer mais? Voltei, Recife: Voltei, Recife, foi a saudade que me trouxe pelo braço, quero ver novamente “vassoura” na rua abafando, tomar umas e outras e cair no passo. Para fechar, Bela, meu frevo predileto: Você diz que ela é bela, ela é bela sim senhor, também poderia ser mais bela, se ela tivesse meu amor.

Hora de me despedir. Que o Bloco da saudade está passando por aqui. E sem deixar espaço para mais nada.

Mona e Beta, aproveitem Recife e Olinda por mim. Um cheiro.

A Divorciada

7 comentários:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Eu provei dessa farra de Olinda naquele mesmo ano em que vc se acabava na Sapucaí. ADOREI!

Acho que é hora de voltar :-)

bjss

A Casada

23 de fevereiro de 2009 às 18:30
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Acho que preciso conhecer Recife e Olinda para mudar minha concepção sobre Carnaval. Vejamos... quem sabe?

beijos

A Solteira

23 de fevereiro de 2009 às 19:28
Roberta disse...

olha...mesmo não sendo fã de Carnaval...acho muito interessante Recife e Olinda...pq tem as cores...as tradições...apesar de uma certa "banalização" da tradição de Carnaval! hauheuaheua

ai amiga...eu tou com uma dó docê nesse carnaval cozido e aí ralando...fords!

Baum Um beijinho colorido como os Carnavais de Oliiiiindaa!

24 de fevereiro de 2009 às 08:59
Anônimo disse...

Só quem já brincou no "Galo da Madrugada" no Recife e saiu correndo para pegar o Ceroulas nas ladeiras de Olinda e emendar já morta de cansada com o "Eu acho é pouco" é que sabe do que essa divorciada está falando. Faço parte desse Bloco da Saudade.
Beijos, amiga!!!
E parabéns a todas pelo blog!!!
Mari

25 de fevereiro de 2009 às 11:05
Daniela Felix disse...

Oi Queridas!!!
Deixei uma lembrança pra vcs no blog!
Beijo
Daniela Felix®

25 de fevereiro de 2009 às 22:19
Anônimo disse...

Acho o carnaval o melhor momento do ano, pois é a possibilidade de subverter a ordem e não ser chamado de maluco, arruaceiro e coisas que o valham. E ainda tem gente que não gosta!!! Como??? Existe coisa mais linda do que aquele frevo Cabelo de Fogo, do bom e velho Maestro Nunes? E os maracatus, os corais!!!Gente, como diria o Alceu: "Bom demai
PS.: amo a Mafalda e saber que ela está aqui acima do meu comentário é ótimo.
Marcia A.

27 de fevereiro de 2009 às 23:40
Anônimo disse...

ÊÊ, ESSE ANO FOI PERFEITO! vcs esqueceram de lembrar que é tudo na faixa. ninguêm paga nada pra brincar, como na Bahia.

2 de março de 2009 às 17:33