sábado, 21 de fevereiro de 2009

“Veio lá do Egito...”


Uma parte de mim ama o Carnaval. A outra parte detesta. A parte que ama celebra a alegria, a fantasia, a cervejinha gelada em pleno calorzão e as músicas vibrantes. A parte que odeia condena a alegria forçada, a cerveja em excesso, o desespero das pessoas em chegar à praia como se o mundo estivesse acabando, a pegação desenfreada e, por fim, o samba-enredo.

Com todo o respeito aos compositores que passam um ano inteiro dedicados à tarefa de criar algo super original, acho todos os samba-enredos absolutamente iguais. E chatos. Tenho uma tese: não importa o tema da escola, do ciclo da borracha na Amazônia ao Ipod, é sempre possível começar a música com a seguinte frase – “Veio lá do Egito...”. Afinal, tudo o que você imaginar teve sua origem lá no Egito, de acordo com as escolas de samba. Essa frase é um coringa. Encaixa no samba-enredo e voilá! A música está feita.

Claro que há grandes clássicos dos carnavais. Que brasileiro não tem “explode coração na maior felicidade” na ponta da língua? E quem não canta junto quando começa “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós”? Quesito originalidade: DEIX. Os caras que criaram esses sambas que ficaram na memória coletiva são gênios. Mas vamos combinar: com tanta escola de samba desfilando por aí, alguma coisa boa tem que sair de vez em quando, num é não?

Porque no mais, no mais...”Veio lá do Egito...”

A Casada que não vai ser rainha da bateria neste ano

8 comentários:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Amiga Casada,

Acredite: bizarrices à parte, qualquer samba-enredo é o máximo na avenida. Palavra de quem já se acabou na Sapucaí, em 2003.

Em 2010, é nóis no Anhembi, hein?

Beijos,

A Divorciada

21 de fevereiro de 2009 01:15
Anônimo disse...

será q o próprio carnaval veio lá do Egito??? Hahaha!

bjs e boa folia às três gatas!

21 de fevereiro de 2009 07:49
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Veja só como é:

veio lá do Egito + o dourado reluzente de Nassau + a brilhar no verde da Amazônia

É o mesmo que:

o dourado reluzente de Nassau + veio lá do Egito + a brilhar no verde da Amazônia

Que é o mesmo que:

a brilhar no verde da Amazônia + veio lá do Egito + o dourado reluzente de Nassau

Ha ha ha!

beijos
A Solteira

21 de fevereiro de 2009 09:40
Anônimo disse...

Eu também tenho dupla personalidade em relaçao ao carnaval. É uma relação de amor e ódio, temperada pela inveja de quem pula ou de quem se isola. Isso porque, qdo eu pulo, eu invejo quem se isola, e vice-versa. Freud explica. Constatei ultimamente que os temas tem alguma relação patrocinadores, o que restringe bastante a criatividade ou então nos brinda com temas 'interessantes' como a fabricaçao de papel, etc...

22 de fevereiro de 2009 18:04
Beta! disse...

eu sempre abominei carnaval...

mãããs respondendo a Minha Amiga Divorciada...e quem disse que eu sou toda disciplina..quem que inventou que queria se entopir de Tempurá!?

eu levo uma rotina saudável...mas também enfio o pé na jaca...hahaha

Baum Bife beeem cheio de grudura , gororoba e coisa dotosa...a gente merece!

Beijos Meninas

22 de fevereiro de 2009 21:48
mulherpolvo disse...

Tem samba que é ruim mesmo.
Mas a avenida de pé, sambando, cantando... minha miguxa divorciada ja viu, eu também.
O coração vai lá pro recuo da bateria e tudo parace fazer sentido.
Até enredo patrocinado.

24 de fevereiro de 2009 09:29
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Tô falando que tudo vem do Egito!

Leiam esse trecho de uma matéria sobre o samba-enredo da Mocidade Alegre, campeã paulista:

"Para começar, a escola usou uma lenda egípcia: o mito de que uma chama no coração era responsável pela razão ao homem . Além da comissão de frente, chamada "Hórus, o Grande Deus Solar", a idéia foi usada no abre-alas, que trazia a imagem de um coração dentro de uma bola de fogo."

A Casada

24 de fevereiro de 2009 21:04
日月神教-任我行 disse...

ssd固態硬碟 外接式硬碟 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 External Storage Solid State Drives 關島機加酒 關島婚禮 關島蜜月 花蓮民宿 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 巴里島旅遊 巴里島spa推薦 巴里島機票 巴里島行程推薦 記憶體 情趣用品 情趣用品USB Flash DrivesMemory Cards 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 投資美國物業 美國租金報酬 美國房屋買賣 房地產投資說明會 美國房地產 美國置產須知 美國房屋物件 SD記憶卡 隨身碟 高雄當舖 高雄汽車借款 高雄機車借款 高雄房屋二胎貸款 高雄汽機車免留車

17 de junho de 2015 20:46