segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Troca de nomes

É sempre a mesma história, a pessoa troca de namorado (a) e quando começa a se acostumar com a nova companhia, acaba cometendo o deslize de chamar o (a) atual pelo nome do (a) ex.

Daí começa uma crise, tem gente que chora (as mulheres, of course), se descabela e até diz que vai se separar. A maioria das pessoas, percebo, considera este lapso uma infração gravíssima, sujeita a perder a habilitação de namorado (a). Penso que estas pessoas talvez se sintam traídas, como se o (a) companheiro (a) estivesse apenas fingindo um sentimento, quando na verdade ainda pensa na (o) outra (o).

Concordo que seja difícil quando, numa conversa, de repente, o nome da (o) outra (o) aparece de repente, como um fantasma que ressuscita e vem puxar o nosso pé. Claro que já aconteceu comigo. Fica mesmo um mal estar, faz a gente lembrar que a outra pessoa já esteve exatamente ali no nosso lugar, desempenhando o mesmo papel, com a mesma importância. Bate ciúme, insegurança e até uma certa raiva.

Mas quando aconteceu comigo, tentei não superdimensionar a mancada dele. Na hora, dá um sustinho, mas a gente tem que ter consciência de que o engano pode simplesmente se tratar de uma força de hábito, não necessariamente que a pessoa esteja com saudades da (o) outra (o).

O que me ajudou a controlar a decepcção foi lembrar que já estive do outro lado, não de quem troca o nome, mas de ser a dona do nome trocado. Explico: Certa vez, um ex me contou que chamou a então namorada com o meu nome. Segundo ele, a menina até chorou, e o ciúme de mim que ela já alimentava se potencializou. Ouvindo aquilo, percebi o quanto este equívoco pode não significar nada e não vale a pena estragar a noite por isso.

Patrícia, A Solteira

14 comentários:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Você está certíssima, Pat. Agora, se acontecesse comigo, acho que ia rolar uma ira básica, hahaha!!!

Beijos, beijos,

Bela - A Casada

7 de novembro de 2011 às 11:47
Carol disse...

Mulher, eu troco até o meu nome, imagine dos outros. Uma loucura.

Matheus vira Miguel, Marcelo vira Matheus...ai, Gzuis...rs

7 de novembro de 2011 às 11:50
Andarilho disse...

É uma situação bem chata, sem dúvida. Li uma vez em algum livro (provavelmente de auto-ajuda) que o nome é o som que a pessoa mais gosta de ouvir, hehehe.

7 de novembro de 2011 às 12:02
Alynne disse...

Ai Patricia, eu já cometi este equivoco e foi horrível! Posso garantir que nao teve nada com saudade, mas causou muito constrangimento para mim e para ele.

O pior eh que nao tem muita justificativa, o jeito eh confiar no sentimento existente e seguir em frente!

Beijos

7 de novembro de 2011 às 12:05
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

É só chamar de "moooor" e "baby" que não tem erro! =P
debiiii

7 de novembro de 2011 às 12:28
Evelin disse...

hahaha
concordo com a Débora!

Patrícia, você está certa, mas se isso acontece comigo, sei não, falar é tão fácil rs.

Beijos

Evelin

7 de novembro de 2011 às 15:34
Jade disse...

Oi meninas adoro o blog de vocês, leio todos os dias.
Isso nunca aconteceu comigo, mas tenho um problema aparentemente besta com a ex esposa do meu namorado, porém mais complexo do que parece. Já tentei tantas alternativas, mas não sei como lidar com isso.
Gostaria de ter alguns conselhos posso enviar minha história para o meu dilema?

7 de novembro de 2011 às 18:33
Giselle Mota disse...

Putz, ja aconteceu comigo e na hora h! So que eu era novinha, fiquei mal e guardei pra mim...trouxa!
Ah se fosse hj...o bicho ia pegar!
Deb concordo com vc, mas a gente "vicia" tanto nos apelidinhos, que ate meu irmao ja chamei de amor...hauahuahauahua
Acho q pra mim o nome fica mais facil...hehehe
Bjos meninas!

7 de novembro de 2011 às 23:07
Jú... disse...

Isso aconteceu comigo HOJE... exatamente hoje.

Nooossa.... e pior que são 2 nomes bem diferentes... meu ex eh um judeu Aaron. Meu atual é Inglês... Elliot.

Foi horrivel. =x

7 de novembro de 2011 às 23:23
Anônimo disse...

Jade, mande sua historia pra gente, no 3xtrinta@gmail.com, bjao

Patricia

8 de novembro de 2011 às 00:28
Marta Melo disse...

Que alívio saber q isso é mais natural do que se pensa...Já troquei,apenas por força do hábito mesmo,mas é constrangedor demais!!!Acho q é por isso q os homens nos chamam tanto de amor,linda...Bjs

9 de novembro de 2011 às 11:26
Unknown disse...

É isso aconteceu comigo, por isso resolvi pesquisar sobre o assunto, é que pra mim soou natural, não fiquei chateada, ao contrário, compreendo, até pq nao faz mto tempo q terminaram, mas quem ficou preocupado foi ele, nossa, ele ficou muito decepcionado com ele mesmo, detonou a noite... eu tentei levar numa boa, expliquei que é normal (desde que ele tenha errado por acaso e nao por saudade), mas ele realmente nao ficou bem... pq será? eu nem fiquei grilado com a ocasiao em si, mas sim com a tristeza que ele ficou por ter cometido o deslize básico...

20 de dezembro de 2012 às 00:35
Anônimo disse...

Caramba! O pior de chamar o atual pelo nome do ex, é o atual ficar possesso, e vc ainda dizer que não disse... Esse é o meu caso! Fico muito mal com isso, fui casada por 16 anos, e numa conversa mais acalorada eu disse o nome do ex, que raiva de mim! Daí eu falando pra ele, vc se enganou eu nao disse o nome dele... Óbvio q falei.... Que ódio que óóóódiooooo! Ainda mais pq nunca quis magoá-lo, foi sem intenção caramba, e como ele é difícil, certeza que vai ficar um bom tempo sem falar comigo... Pq q é q isso aconteceeeee carambaaaaaa

4 de dezembro de 2013 às 13:51
asdfsadf disse...

Quem acha que é só um deslize deveria ler um pouco sobre atos falhos... Porque Freud explica isso aí. Talvez não seja exatamente por saudade (e talvez seja sim!) mas certamente há um conflito inconsciente de alguma natureza envolvendo o nome que foi dito na hora errada. Acabei de passar por isso. Como já faz uns anos que gosto de ler sobre esse tipo de coisa, não consegui relevar e fim de namoro.

16 de julho de 2016 às 06:51