domingo, 10 de maio de 2009

Tudo sobre minha mãe


Ela é inteligente, batalhadora, forte e generosa. A pessoa mais generosa que eu conheço. Melodramática, causadora, e por vezes cruel. Cruel como só as mães sabem ser. Mainha é uma matriarca: além dos três filhos que tem, é mãe de seus sete irmãos. E meio avó de muitos sobrinhos. Ela dá conta do recado. Uma prova de que esse negócio de ser mãe não é para quem quer, é para quem pode.

Minha mãe é amiga de todos que a cercam. Conhece e recebe em casa, com o mesmo entusiasmo, da recepcionista ao diretor do hospital em que trabalha. Minha mãe é meio bruxa, sente quando alguma coisa não vai bem. Minha mãe me faz rir, tem um humor fino. Faz qualquer conta de cabeça, mais rápido do que a calculadora. Adora deixar vendedores e vendedoras boquiabertos com sua habilidade com os números. Uma exibida. Fica toda feliz quando completo a causação dizendo que ela poderia participar de alguma competição do tipo. E que nem é professora ou engenheira, mas médica.

Minha maior influência feminina é uma mulher que me ensinou a não reclamar da vida. Ela pode até ensaiar um ou outro lamento, mas logo desiste de perder tempo com bobagem. Minha mãe sempre consegue: ela vence porque pensa positivo e trabalha para alcançar o que pensou.

Mainha é tão superior que me deixou com medo de ser mãe. Depois que parir, não tenho o direito de fazer menos do que ela fez por mim. É o mínimo que eu posso fazer para agradecer à vida por ter nascido filha desta mulher. Uma missão e tanto.

Uma missão que eu fui encorajada a encarar quando, certa vez, conversando sobre a maternidade com uma conhecida que tem filhos, ouvi dela que eu deveria ser mãe sim. Que só quando isso acontecesse ia saber o que era o amor verdadeiro, aquele que nos faz dar a vida por outra pessoa no instante seguinte. Não achei tão difícil, acho até que esse sentimento eu já conheço: eu te daria a minha, Dona Marlúcia, sem pensar, se preciso fosse.

Te amo. Feliz Dia das Mães.


Isabela – A Divorciada

8 comentários:

Anônimo disse...

Essa mulá vale ouro!!! Dá um trabalho danado, UFA!!! Mas até q ela é legalzinha sim... Ela é tão legal q eu até esqueço q os traumas e paranóias q ela me causou e morro de saudades e de orgulho dela. Uma grande mulher, forte e determinada, q me serve muito de espelho para conseguir meus planos. Uma honra ser seu filho. Um Grande beijo nesse seu dia mainha, e um forte aperto desse outro filhote aqui!!!

Felipe Barros

10 de maio de 2009 às 07:30
Roberta disse...

aquela frase faz a gente parar pra pensar né!

e Beijo pra Mainha!!!a minha ...pfff; hehe

voltaaaa looogooo

vai ter virada cultural em SJ...é bem menor que a de SP, mas vai ter Toquinho e Blitz! \ o /

Bora?!

Beijooooos

10 de maio de 2009 às 09:40
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Uau! Bela homenagem!!
Dona Marlúcia é fibra pura mesmo!!

Minha mãe tb leva Lúcia no nome, e também sabe ser maravilhosa e cruel quando quer! rsrs

Passei o dia todo lá com a minha. Que agora, além de mãe, virou uma vó babona.

Parabéns a todas as mamis!! (ainda está em tempo né?)

bjsss

deb

10 de maio de 2009 às 18:52
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

E eu curti a minha fofa também. Numa churrascaria, tchê, bem ao estilo gaudério de mammy. Mas ela não era única. A outra mammy, minha cunhada, também estava lá junto com o Pedro (ainda na barriga), mas já já chegando!

beijos meninas, Gio

PS; Feliz dia das mães para as mammys de vocês também!!!

10 de maio de 2009 às 20:03
Anônimo disse...

"Melodramática...."

Taí...acho que não conheço NENHUMA mãe que não seja....rs

E mães são sempre uma 'figura', seja pro bem, seja pro mal...Não é a toa que dizem que 'mãe só tem uma'.

Beijo pra umas...puxão de orelha em outras, parabéns pelo dia pra todas.

Atrê

10 de maio de 2009 às 21:15
Anônimo disse...

Dá um trabalho gigantesco ela...Eu chego perco a conta das inúmeras vezes em que tive que aturar sua teimosia nas discussões do dia a dia... Mas, como é dia das mães vamo fazer a média! Ela é uma daquelas pessoas que chegam perto e te apoiam torcendo junto, (mesmo que não entenda nada do esporte); Ainda lembro dos meus tempos de moleque, onde ficava numa torcida enorme pelo palmeiras, (principalmente em 99), e ela sentava junto e ficava agoniada a cada ataque do time adversário, e vibrou muito comigo naquele título da libertadores. Lembro também de toda uma disposição sobrehumana pra encarar qualquer problema que vinha pela frente, tirando de letra as "hérnias" que cruzavam e cruzam a sua vida. Essa tremenda coragem que a impulsionam todo dia a ir pra rua e encarar a vida, com um sorriso no rosto. Jeito orgulhosa, não teme nada e a todos entende. Mesmo que para isso tenha que "arregaçar as mangas" e mostrar que "levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima", transcende a música e coincide com a histórica de uma nordestina arapiraquense de muitas palavras, poucas paradas e muita energia. Porque, ao contrário do que dizem por aí "Mãe não é tudo igual", mas cada uma quebra um dobrado todo dia. Um beijo e um abraço pra você mãe. Exemplo por toda uma vida.
Ass: O caçula.

10 de maio de 2009 às 23:46
Verônica disse...

Parabéns as mamães!!! Parabéns a minha mãe, mulher forte e batalhadora, meu exemplo minha "heróia" hahaha!

11 de maio de 2009 às 13:03
Tia Erilene disse...

Minha querida sobrinha, você e seus irmãos realmente têm uma mãe de muita fibra. Senti como ela ficou orgulhosa em receber uma homenagem tão linda.Beijos

11 de maio de 2009 às 13:54