quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cinco em um

Li o trecho abaixo num artigo da antropóloga e professora Mirian Goldenberg, na Folha de S.Paulo. Trata-se do depoimento de um engenheiro de 54 anos dado durante uma pesquisa sobre problemas de relacionamento. Lá vai:

“É impossível dar a uma mulher tudo o que ela quer e de que precisa. Seria perfeito se cada uma tivesse pelo menos três homens. Um para sexo gostoso, romance, paixão. Outro para carinho, proteção, atenção. E o terceiro para conversar, ver filmes inteligentes, ter discussões filosóficas. Acho que seria bom ter um quarto homem cheio de grana, para pagar todas as contas, as viagens para o exterior, os restaurantes sofisticados, os presentes caros. E um último que saiba fazer elas darem boas risadas. O problema é que elas querem tudo isso e muito mais em um homem só. Que homem pode dar conta de tudo o que uma mulher quer”?

Faz sentido procês? Ou eu sou a única aqui que, em algum momento da vida, teve a ilusão de adquirir, num único ser, todos esses atributos? De fato, às vezes, exigimos demais, esperamos demais, um massacre. E daí nascem tantas das nossas angústias.

Tenho a impressão de que com eles é mais simples. Que basta satisfazer no geral e OK. Seria, para os homens, mais fácil, ao invés do pacote cinco em um, ter cinco mulheres diferentes, no plano oficial e no paralelo? No creo. Até porque, na maioria dos índices de traição, estamos praticamente empatados. Não tem essa deles pularem mais a cerca, já se foi o tempo. É uma questão de objetivação, de sermos mais realistas e práticos. Thanks God por, nesse quesito, vida afora, ter ficado meio homem mesmo.

Isabela – A Divorciada e A Noiva

15 comentários:

Anônimo disse...

Olá eu também já desejei isso, mas também soube aceitar que isso é utopia, acho que a diferença entre nós mulheres e os homens é que eles aceitam o que tem com mais facilidade;já as mulheres estão sempre em busca de algo mais.
Bjks

29 de junho de 2011 às 06:51
Cilo Roberto disse...

Bingo... valeu Bela por esse texto, estava preciando disso HJ e concordo com o texto.

Bjão grande!

29 de junho de 2011 às 09:04
Alynne disse...

Eu assisti esta entrevista pela tv e achei super plausível esta reflexão. De fato, em termos gerais, esperamos muito dos outros e em especial dos nossos parceiros.

Enquanto nao nos percebemos fazendo isto sempre temos uma queixa, um motivo para reclamar e nao ser "feliz"...

Neste quesito eu concordo que damos mais trabalho a eles do que eles dão a nos! Rs.

Beijao.

29 de junho de 2011 às 09:24
Andarilho disse...

Concordo com o depoimento em termos gerais. A mulherada anda muito exigente.

O que eu não acho ruim, se a exigência for acompanhada por iguais qualidades, o que quase nunca acontece.

29 de junho de 2011 às 10:31
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Não, não, quatro daria muito trabalho, afe!

Mas...dois seria bem legal, hein? Enjoa de um, fica com o outro, enjoa do outro, fica com o um.

=P

beijosss

deb

29 de junho de 2011 às 11:21
Olívia disse...

Acho que eu quero uns 20!!! hahahah

Mentchiiira!

BESOS

=)
Olívia

29 de junho de 2011 às 11:46
Ane Sik disse...

Bela,

Na minha opinião isso é desculpa!!!
Nós somos 15 mulheres numa só...e eles acham que nós queremos muitoooo??? acho que eles querem se doar poucooo....
bjo bjo

29 de junho de 2011 às 13:02
Tati disse...

Concordo com a Fabiane.

Se nós temos que ser lindas, inteligentes, boa de cama, mesa, banho, boa mãe, profissional, depilada, perfumada, malhada, com maquiagem, cabelo, roupas em ordem, dísponivel, carinhosa, atenciosa, paciente etc e talz. Acho que cobramos é pouco!! =]

29 de junho de 2011 às 13:47
Silpinheiro disse...

Oi, encontrei o blog de vcs pq estou fazendo 30 anos no próximo sábado e há quase um ano estou pensando em me divorciar...é um inferno: eu choro, eu tenho certeza de que quero o divorcio, eu tenho certeza de que não quero,ainda bem que não temos filhos.

29 de junho de 2011 às 15:07
Anônimo disse...

Nem acho que a gente seja tão exigente assim, a maioria só quer se sentir amada e respeitada, o resto é fácil. Mas mostrar amor e respeitar parecem coisas complicadas pra eles.

Bjs da Solteira

29 de junho de 2011 às 16:37
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Oi Sil,

Pode escrever para nós se quiser, tá? No 3xtrinta@gmail.com

Seja bem-vinda ao blog.

Beijos a todos,

Bela - A Divorciada e A Noiva

29 de junho de 2011 às 17:11
Marta Melo disse...

É pensando bem somos exigentes sim...e eles também.Mas com o tempo,após passar por várias experiências essa esperança utópica de encontrar esse pacote completo de 5 em 1 vai se desmoronando e acabamos priorizando algumas qualidades imprescindíveis como caráter e sensibilidade.Bjão pro trio!

29 de junho de 2011 às 19:44
Elaine Lobato disse...

Muito bom texto!Vivemos numa sociedade em que se pauta em ilusões, há pessoas que vivem delas, outras conseguem quebrar a cortina de fumaça e ver a realidade e principalmente a gostar de sua realidade, tal qual com ela é; mas com a motivação necessária para sorrir ni dia seguinte!
Muitas mulheres querem ser felizes no casamento; mas poucas querem encontrar essa felicidade no dia a dia, na convivência, numa conversa no café da manhã, num passeio no fim da tarde... na dedicação ao casamento!
bjsssss

30 de junho de 2011 às 10:28
João do Espírito Santo disse...

Concordo com a Marta Melo, ambos são exigentes. Homens e mulheres.

Todos querem amor e respeito como disse a Patricia, porém, como vocês, mulheres, também nós sentimos falta disso. Nem todas sabem amar e respeitar. Nascer mulher não dá essa qualidade "por padrão".

Enfim, esse é mais um daqueles itens onde creio que não há diferença de genero.

30 de junho de 2011 às 13:20
Anônimo disse...

Tenho 47 anos, achei impossível que existisse cinco em um. A outra hipótese seria eles nunca se encontrarem.
Descobri bem longe que esses cinco em um existe e acrescento o cavalheirismo. :))
Seis em UM.

18 de agosto de 2011 às 11:49