quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Piriguete que é piriguete...

Dizem que o termo surgiu em Salvador, da união de “piranha” e “cat”. Em bom baianês, virou piriguete. Antes de começarmos a descrição de como uma representante da categoria se comporta, uma observação: a palavra também pode ser usada em tom de piada. Eu, por exemplo, já brinquei várias vezes com as minhas amigas falando coisas como “vai piriguetar, hoje?”, “Mas é muito piriguete, viu?”. Isso com carinho, fazendo graça. Para mim, piriguete no mau sentido, a perigo mesmo, é aquela que, de tão desesperada para conseguir um homem, passa por cima de qualquer coisa. Inclusive das outras mulheres. Mas vamos em frente:

Piriguete que é piriguete....

Põe uma foto seeeeeeeeeeexy no perfil do Facebook (ou do Orkut). De preferência fazendo biquinho. Não importa a pose, a legenda sempre poderá ser: me janta!!!


Destrata todas as outras mulheres que dela precisam. E atende bem os homens, claro. Uma vez, tendo problemas ao ligar para uma agência bancária, comentei a situação com Guarda Belo, que, na tentativa de me ajudar, ligou para o mesmo local. A telefonista, estúpida comigo, foi fofa com ele. Piriguete com P maiúsculo!!!


Dá em cima do homem alheio sem se preocupar se a parceira dele está do lado. Como diz uma amiga minha, toda mulher tem o direito de investir no homem que quiser. Tá certo: se eles são comprometidos, que cortem as asas das bruacas, cada um com a sua consciência. Agora, na minha modesta opinião, fazer isso com a fulana por perto é descer mais fundo que o fundo do fundo do poço. Categoria fim do mundo. Como diria Leão Lobo, dignidade já!!!


É arroz de festa, figurinha fácil em qualquer evento. Não perde batizado de boneca, bota fora de desconhecidos, aniversários de quem sequer conhece direito. Tem homem? Aqui vou eu. Fala sério!!!


Odeia trabalhar com outras mulheres. Há muito tempo, entrevistei uma médica que me disse que, quando fosse abrir a própria clínica, não ia contratar uma profissional sequer do sexo feminino. Apenas homens. Piri-piri-piri-piri-piriguete!!!


Tem por hábito secar as outras mulheres com olhares de cima abaixo, sem disfarçar. Eu, que já me irritei muito com essas coisas, agora tomo como um elogio. Se me olhou muito, é porque gostou.


Trata homens com os quais não tem a menor intimidade com...intimidade!!! Roberto, por exemplo, vira “Robeeeeeeeeeeeeerto”. Isso falando ou escrevendo, tanto faz. Vergonha alheia é pouco.

E aí, esqueci algum item importante neste breve manual das piriguetes? Pois podem me ajudar a completar a lista nos comentários.

Beijos, beijos (mas sem piriguetice, hahaha!!!),

Isabela – A Divorciada

31 comentários:

Tuka Siqueira disse...

Assim como o pior tipo de homem é o homem galinha, o pior tipo de mulher é a piriguete. Mas acho que não faltou nada, vc as descreveu muito bem.

5 de agosto de 2010 00:29
Andarilho disse...

Hahaha, piriguete é vergonha alheia total.

5 de agosto de 2010 02:18
Carol disse...

Hahahaha, muito bom!

Piriguete não sente frio, acho que é o fogo que arde sem se ver que as aquece. Pois, pode estar o frio que for, as criaturas do além sempre estarão com decote.
E calça só é calça se for aquelas beeeemmmmm apertadas, pra "valorizar"

Péssimo.

Beijos, Bela.

5 de agosto de 2010 05:15
Karina disse...

Adorei o texto e saber da (aparente) origem da palavra me fez rir muito. Bjs, Karina.

5 de agosto de 2010 08:42
Camille Mollona disse...

Aqui no Sul ta cheio de Periguetes! Acho q tu detalhou direitinho!
Bjão e otimo find!

5 de agosto de 2010 08:52
Fadinha disse...

Concordo com a Carol, piriguete não sente frio nunca! Elas colocam aquelas calças mega apertadas, hiper baixas, com uma blusa que tampa praticamente só os peitos! e para arrematar, um super salto! kkkkkkk

5 de agosto de 2010 08:52
As primas disse...

Será que eu sou piriguete???
hahahahaha

Não, não sou. Isso eu tenho certeza!!! hahahahahaha

Esses tipinhos me irriiiiitam, pq ainda tem homem que cai na lábia delas...

Aiiiiiiiiiiinnnnn

.Olívia.

5 de agosto de 2010 09:10
Michelle disse...

Piriguete de carteirinha ama mandar mensagem para os maridos alheios...sempre começando com lindo!!!

Mas pra mim a pior das piriguetes é aquela mulher que sai pro barzinho, balada ou seja lá o que for sem um trocado no bolso...e fica só tomando um copinho aqui e outro ali...só serrando!!!!

Bjus

5 de agosto de 2010 09:26
Lília disse...

Adorei a definição de piriguetes!

Mas quanto a não gostar de trabalhar com mulheres não considero só uma atitude de piriguetes não... bateu em mim! Será que eu sou piriguete? ahahaha

Eu não gosto de trabalhar com mulheres porque as considero muito mais invejosas e falsas que os homens...

Os homens falam logo na lata, as mulheres ficam cochichando com as vizinhas de baia...

Óbvio que tb tem homens fofoqueiros, mas as mulheres na minha opinião são terríveis...

Saí totalmente do assunto, hehehe

Beijos

5 de agosto de 2010 09:50
O Escorpião disse...

Com o seu post começo a entender algumas coisas, tem piriguete demais no mundo né......

5 de agosto de 2010 10:28
Trocando ideias - Espaço Mulher disse...

Detesto essas piriguetes!
Estou tendo que conviver com uma diariamente no meu trabalho! Aff. é terrível, elas usam uns golpes baixos para conseguir o homem alheio!
Bjsss
Dani

5 de agosto de 2010 11:03
Livinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor. 5 de agosto de 2010 11:54
Dani Costa disse...

Tem umas piris que se fazem de amigas da gente, com abraço apertado e dois beijinhos no vento da bochecha, quando nos veem com os digníssimos namorados... E os gritinhos? Será o que isso?

Dorei Bela, beijão!

5 de agosto de 2010 12:16
Flávio P. disse...

Que besteira é essa Belinha??? Que besteira é essa meninas???

Fala assim não das coitadas das piriguetes! Elas são seres inofensivos e engraçados.

No caso da vestimenta acredito que se vistam de maneira muito singular, mini saias ou calças de cós baixo e bem justas, blusinha decotadas e de preferência sem sutiã, mas sempre e sempre de salto alto! Fala ai, quem de vocês nunca teve vontade de sair travestida de piriguete um dia para arrasar em uma balada?! Quem nunca escutou um “pagodinho” e teve vontade de descer ate o chão????

Outra coisa boa em relação as “piris”, é que elas estão sempre de alto astral, são faladeiras, engraçadas, dão risada de tudo, adoram bebericar, tomar uma cervejinha para nos acompanhar, dançam sem preconceito e sempre são boa companhia. Fazem a nossa alegria em dias e/ou noites de solteirice e solidão.

São muito companheiras nas baladas... o único mal que vejo (e não é um mal tão grande assim) é que realmente nunca tem dinheiro para rachar a conta (mas isso é besteira, quando saímos com as nossas namoradas elas também não racham a conta e olha que as contas são bem mais caras...) e o celular sempre é de cartão! Ai vem o inevitável "piritoque" para que nos retornemos a ligação!

Vamos deixar de preconceito e dar uma VIVA as pirguetes que fazem a alegria das festas e dos seus namorados quando vocês estão de mal humor e cheias de dor de cabeça!!!!

Beijos

5 de agosto de 2010 12:25
Eremita disse...

Piriguete não sente frio

Piriguete não fuma, mas fuma
Piriguete não bebe, mas bebe

Piriguete almoça coxinha, mas não deixa de fazer a chapinha

5 de agosto de 2010 12:58
disse...

Rindo litros, com o post e com os comentários.

Minha filha de quase três anos diz assim: Piligueti...

Não importa a versão da escrita ou a sonoridade, o que mata é que elas não morreem, pelo contrário, só se multiplicam a cada dia!!

beijos Bella

5 de agosto de 2010 13:38
Ácidas e Doces disse...

E sempre com aquela cara "se quiser (e eu sei que você quer), te dou amor sem preguiça."
No interior a gente diz: "é piriguete não, ela só não é ridica."

Boa, Bela!
beijooKézia

5 de agosto de 2010 15:39
Anônimo disse...

Uia soh, piriguete tem td uma origem "antropológica"...Dá ateh margem pra tema de estudo, pense! Pena que tinha que surgir na Bahia, jah n basta o "É o tcham, Rebolation" e todos os descendentes deles? Hehehe, piriguete são seres meios engraçados mesmo. Você percebe logo quando vê uma, porque elas parecem estar sempre "armadas" pra guerra... É quase um caso de polícia, ou seria bombeiro? Bom depende da piriga...Parabéns pelo post bastante elucidador.^^

Ass: O viajante

5 de agosto de 2010 18:04
Insana disse...

isto tem em todas as partes com varios nomes.
a varios anos

e nos mulheres de verdade ainda estamos aqui..
lindas e poderosas
Bjs
Insana

5 de agosto de 2010 18:25
Marta Melo disse...

kkkkkkkk,não conhecia a etimologia da palavra mas ri muito com o post..O "me janta" está impagável.Interessante o olhar masculino sobre a questão no comentário do Flávio,e a Eremita que citou a chapinha(toda piriquete que se preze tem chapinha no cabelo!!!).As piriguetes dão mesmo o q falar,amei o post!!!Bj

5 de agosto de 2010 20:04
Evelin disse...

O pior é dar emcima do seu companheiro e ainda na sua presença!!!!! aaaaa!!!!

Me diverti mto, não tinha refletido sobre a discrição da piriguete heehhe

bjo

6 de agosto de 2010 08:50
Evelin disse...

Ah, completando a lista: aqui as piriguetes se vestem mto mau e pensam estar arrasando. Agora claro, com roupas super curtas, aquelas que chamam a atenção mesmo.

=)

6 de agosto de 2010 08:51
Evelin disse...

obs2: acredito que usar roupas curtas não é necessariamente se vestir mau, mas as piriguetes misturam isso muito bem.

6 de agosto de 2010 08:54
Blog Sozinha ou Acompanhada disse...

Belinha querida adorei!!!!
E gente ela já me chamou de piriguete sim.... pois eu babei pra um porteiro bonitão e dei uma de piriguete sem dó!!!! hahahaha...
Bom toda mulher tem seu dia de piriguete inofenciva as do maç são outra categoria!
Também detesto mulher que fica metendo a boca em mulher!
beijocas,
Mari.

6 de agosto de 2010 17:08
Camen ACHADOS DE DECORAÇÃO disse...

Isabela, obrigada por sua visita lá no Achados de Decoração! vim te visitar também e já dei umas risadas por aqui....volta sempre, tá? bjs

7 de agosto de 2010 12:18
Blog Sozinha ou Acompanhada disse...

Piri, piripiripiri pipi! Adoro as piri, as guetes. Morri de rir. E concordo com o Flavio: elas são engraçadas. Deve ter espaço pra todo mundo: freira, recatadas, pudicas, soltinhas, piri, peguete. Tudo!
Irma

7 de agosto de 2010 17:16
Anônimo disse...

Um verdadeiro absurdo esse post, primeiro que piriguete nem existe.

Segundo que, se existisse, pelas descrições seriam criaturas doces e mal compreendidas.

Enfim, não tenho culpa se as mocinhas me atendem bem ao telefone ou pessoalmente. Deve ser meu jeito educado e cavalheiro...

;-)

Guarda Belo

8 de agosto de 2010 02:15
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

"Se" diverti com o post e os coments! Mexeeeeeu com a mulherada o tema, hahaha.

Mas eu concordo com o Flávio: somos todas umas piriguetes em potencial ou temos um quê de piri-piri. A graça é saber como usar toda essa piriguetice ao noooosso favor, hahaha.

baccios

deb

9 de agosto de 2010 14:24
Aos 20 e poucos anos... disse...
Este comentário foi removido pelo autor. 29 de agosto de 2010 14:23
Aos 20 e poucos anos... disse...

Gente, adorei o blog! Mas concordo com a DEb, todas as mulhres tem uma piriguete dentro de si. Cabe a nós sabermos como usar.

29 de agosto de 2010 14:25
日月神教-任我行 disse...

ssd固態硬碟 外接式硬碟 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 External Storage Solid State Drives 關島機加酒 關島婚禮 關島蜜月 花蓮民宿 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 巴里島旅遊 巴里島spa推薦 巴里島機票 巴里島行程推薦 記憶體 情趣用品 情趣用品USB Flash DrivesMemory Cards 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 投資美國物業 美國租金報酬 美國房屋買賣 房地產投資說明會 美國房地產 美國置產須知 美國房屋物件 SD記憶卡 隨身碟 高雄當舖 高雄汽車借款 高雄機車借款 高雄房屋二胎貸款 高雄汽機車免留車

17 de junho de 2015 19:58