terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sobre pais e mães

Datas são sinônimos para as mais variadas reações. Sugerem lembranças, recuperam ou reforçam laços. Mas também revelam aquilo que se partiu faz tempo. Um dia das mães tem este efeito, um dia dos pais também.

Aos ausentes, resta o esquecimento ou a obrigação de telefonar, ou seja, restam os restos. Aos sempre presentes, nada melhor do que a renovação do afeto eterno. Há também outro aspecto interessante destas datas. O de legitimar quem conquistou o título por direito e dever. O pai que cuidou dos filhos abandonados pela mãe merece celebrar um dia dos pais em dobro. E também jamais ser esquecido no dia das mães. Ele foi as duas coisas mesmo... Nada mais justo.

O mesmo para elas que, hoje, podem olhar para trás e dizer sem exagero que foram "pai e mãe". Cumpriram o seu papel de direito com excelência, e também o que lhes foi atribuído por dever, ou melhor, pela falta do dever de quem o possuía por direito. E, calma, muita calma antes de crucificar quem abriu mão do seu papel. Pode ter sido por pouco caso sim.

Porém, há outro motivo, este muito mais difícil de lidar; o daqueles que abriram mão de exercê-lo plenamente por pura inaptidão. Sim, isso acontece e os motivos disso não cabem em um divã, mas sim em vários e sem garantia de respostas ao final do processo.

Quem tem pai ou mãe do gênero "híbrido" deveria se orgulhar. Bom, eu me orgulho bastante. No dia dos pais, minha mãe dormiu lá em casa.

Giovana - está solteira

13 comentários:

Carol disse...

Giovana, gostei!

Meu dia dos pais, também foi com minha mãe! rs

Um beijo!

10 de agosto de 2010 00:12
Lilly disse...

Que lindo, Giovana. Me faltaram até adjetivos para expressar na dimensão correta como o texto me tocou. Eu tive pai e mãe presentes. Mas me sinto um ser híbrido como você colocou.

Parabéns!

10 de agosto de 2010 09:20
Albuq disse...

Giovana que texto lindo!
As datas ligitimam realmente esse título adquirido, título de pai, mãe, amigo, amor... não importa o nome certo, importa seu significado e essência na nossa vida!

bjs

10 de agosto de 2010 10:22
Andarilho disse...

Eu fico pensando que pai, mãe, irmão, tudo é mais papel do que indivíduo. Ou seja, fato da pessoa fazer o papel de, é mais significativo do que a pessoa somente 'ser', por mero acidente biológico.

10 de agosto de 2010 10:43
Camille Mollona disse...

Gio, q lindo o post! Adorei, coisa boa q a Tia Rô dormiu contigo...to com saudades da minha Tia querida!
Milhoes de beijossss

10 de agosto de 2010 11:30
Anônimo disse...

quem dera todas as maes q sao pais tb fossem reconhecidas como tal.

10 de agosto de 2010 11:31
Flávio P. disse...

Ótimo texto!

Faço das palavras de "Andarilho" as minhas palavras. Não fico preso a esses rótulos e não me sinto na obrigação de fazer por ser quem são ou porque a sociedade nos "obriga" a seguir certos ritos.

Beijos

10 de agosto de 2010 14:09
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Gio,

eu sei exatamente do que você está falando. E também acho que tem gente que simplesmente não nasceu para a coisa. Mas como a sociedade não dava - e ainda hoje não dá muito - espaço para uma vida que não seja o pacote "casamento + filhos", muita gente seguiu o script e meteu os pés pelas mãos. No geral, os homens.

Claro que graças a gente assim cá estou eu, você, todos nós...Mas hoje penso que nem todo mundo deveria ter filhos. Especialmente aqueles que continuam se comportando como se fossem filhos o resto da vida!

Esses, definitivamente, não deveriam ser pais...

Ótimo post!!

beijo

10 de agosto de 2010 15:03
Nina disse...

Que lindo, querida!

Parabéns para a sua "pãe".

Beijos às duas

10 de agosto de 2010 15:32
Tuka Siqueira disse...

Meu pai foi e é bem presente na minha vida e faz parte do que eu sou, sem sombra de dúvida, mas apesar disso minha mãe também foi pai e mãe. Na realidade costumo dizer que os papéis se inverteram um pouco lá em casa.

10 de agosto de 2010 16:48
Deire Assis disse...

Bela reflexão. Do tipo que costumo fazer em datas assim. Afinal, sou "híbrida" e minha mãe também...

Abs!!

10 de agosto de 2010 18:19
Blog Sozinha ou Acompanhada disse...

Giovana, reconhecer isto já é super legal! Parabéns!
E super parabéns a sua maravilhosa mãe! Parece que ela f3ez um excelente trabalho né? beijocas,
mari.

10 de agosto de 2010 19:47
日月神教-任我行 disse...

ssd固態硬碟 外接式硬碟 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 External Storage Solid State Drives 關島機加酒 關島婚禮 關島蜜月 花蓮民宿 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 巴里島旅遊 巴里島spa推薦 巴里島機票 巴里島行程推薦 記憶體 情趣用品 情趣用品USB Flash DrivesMemory Cards 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 投資美國物業 美國租金報酬 美國房屋買賣 房地產投資說明會 美國房地產 美國置產須知 美國房屋物件 SD記憶卡 隨身碟 高雄當舖 高雄汽車借款 高雄機車借款 高雄房屋二胎貸款 高雄汽機車免留車

18 de junho de 2015 07:18