segunda-feira, 16 de maio de 2011

As lições da insegurança

Foi Michael Kepp que me fez pensar no assunto, ao escrever um artigo sobre o tema na Folha, dias atrás. Em seu texto, o jornalista citou o filósofo inglês Allan Watts para explicar a ideia que defendia: “O desejo de segurança é uma dor e uma contradição e, quanto mais nós o perseguimos, mais doloroso fica”.

Profundo, não? Mas muito verdadeiro. Achei maravilhoso quando, linhas adiante, o autor escreveu que “renunciar à compulsão por se sentir seguro torna você mais seguro”.

Kepp me fez pensar em mim mesma. E de como eu me sentia na fase mais trash do divórcio, a inicial, os primeiros dias depois que o outro vai embora (é assim com todo mundo, não? Pois comigo foi). É óbvio que eu estava triste, tentando pisar no chão de novo, juntando os cacos, pensando no que seria de mim, no que fazer com todos aqueles planos mortos antes de virarem realidade. Acontece que, como intervalos naqueles dias tristes, eu me pegava olhando pela janela do apartamento, com aquela vista ampla e iluminada da Zona Sul de São Paulo, e pensando: pode ser muito bom, muito novo, muito especial começar do zero. E isso me deixava feliz, por instantes plena na minha total insegurança. Por que não?

Fazer de mim uma tábula rasa, pronta para ser preenchida como eu bem quisesse, acalentava o meu coração. E me acalenta ainda, a cada vez que eu tenho medo que o “seguro” não seja tão seguro assim. O importante, agora eu sei, é estar aberto para que a vida nos apresente novas possibilidades. Ou, como escreveu Michael Kepp:

“(...) descobri que você encontra segurança não quando a procura, mas quando aceita os mistérios e as incertezas da vida. (...) É a diferença entre passar pela vida e deixar a vida passar por você.”

Much love,

Isabela – A Divorciada

PS: Gostou do Michael Kepp? Eu adoro os textos dele. E recomendo o livro Sonhando com sotaque, que reúne crônicas que abordam principalmente a visão dele, que é norte-americano, sobre o Brasil e sobre nós, brasileiros.

8 comentários:

Andarilho disse...

Segurança é ilusão. E quem é feliz perseguindo uma?

16 de maio de 2011 08:37
João do Espírito Santo disse...

Verdade, nunca estamos 100% seguros. Aceitar isso e estar abertos ao novo, ao diferente, aos desafios que a vida nos coloca é tira um peso grande das costas.

Por outro lado, nos proteger, nos respeitar e saber discernir o que é bom para nós, creio eu, é tão importante quanto, não é mesmo? Acho que seria a tal da prudência.

Enfim, penso que não saber a próxima curva faz parte do caminho mas enfiar no pé no acelador antes da mesma ou contorná-la com velocidade apropriada é escolha nossa.

Much love pra vc tb, Bela.

16 de maio de 2011 10:56
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Maravilhosa a sua reflexão!!

Aceitar o mistério...ouvi isso de uma psicóloga quando nosso amigo Vince estava quase morrendo..."aceite o mistério". Aquilo ficou guardado no meu peito. Nossa cultura racional (salve, Tim!) às vezes não permite que o aceitemos. Mas vale o esforço.

beijos e ótima semana

deb

16 de maio de 2011 12:05
Alynne disse...

Preciso internalizar mais esta verdade, rsrsrsrs. Difícil mesmo é abrir mão da tão desejada certeza,mesmo tendo clareza que ela é ilusória, pois toda certeza é momentanea!

Bjs. Como sempre, adorei!

16 de maio de 2011 15:54
Cilo Roberto disse...

Confesso que fiquei pensando sobre isso. adorei o texto.

beijos pensativos!
:)

16 de maio de 2011 17:03
Ana disse...

Adorei o texto querida!

E segurança é algo relativo... sempre foi!

Bjs

17 de maio de 2011 11:26
Débora disse...

Segurança total não existe, mesmo.

Se fosse assim que graça teria??São as incertezas que nos fazem crescer, tomar decisões, muitas vezes, não as mais acertadas, mas a que naquele momento seria a melhor pra gente, mas principalmente ter responsabilidade de aguentar as consequencias daquela escolha.

Fui arrebatada muitas vezes pelas intempéries da vida, verguei, mas não quebrei e é assim, a vida é complicada, mas é deliciosa.

A vida por si só é incerta. Tudo pode mudar, mesmo o que não escolhemos.

18 de maio de 2011 11:32
日月神教-任我行 disse...

ssd固態硬碟 外接式硬碟 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 External Storage Solid State Drives 關島機加酒 關島婚禮 關島蜜月 花蓮民宿 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 巴里島旅遊 巴里島spa推薦 巴里島機票 巴里島行程推薦 記憶體 情趣用品 情趣用品USB Flash DrivesMemory Cards 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 投資美國物業 美國租金報酬 美國房屋買賣 房地產投資說明會 美國房地產 美國置產須知 美國房屋物件 SD記憶卡 隨身碟 高雄當舖 高雄汽車借款 高雄機車借款 高雄房屋二胎貸款 高雄汽機車免留車

18 de junho de 2015 06:22