sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Cuide de você - A Exposição


Sim, sim, essa semana eu finalmente fui ver a exposição Cuide de você, da artista plástica francesa Sophie Calle, no Sesc Pompéia, em São Paulo. Já falei dela aqui em outro post, mas relembro o babado antes de comentar a mostra. Sophie namorava o escritor francês Grégoire Bouillier, que um belo dia decidiu terminar a relação por e-mail. Após digerir o pé na bunda, ela teve a ideia de usar a falta de noção de seu ex para dar vida a um trabalho artístico e, assim, encaminhou aquele texto para 107 mulheres, que deveriam interpretá-lo como quisessem. Por que “Cuide de você”? Porque foi com essa frase que Grégoire encerrou sua última comunicação com Sophie.


A partir daí, surgem visões bem diferentes para aquela despedida fria, apresentadas em formato de texto, vídeo e foto. Uma escritora de cartas responde o e-mail de Grégoire, uma jogadora de xadrez traduz o fim da relação montando um jogo no tabuleiro, uma bailarina indiana expressa seu choque dançando, uma condessa faz uma análise da carta sob o ponto de vista da etiqueta e, claro, classifica o ex de Sophie como um homem deselegante. Meus trabalhos prediletos? Os vídeos da atiradora profissional acertando três balas na carta e o da mediadora de família que tenta promover uma “conversa” entre Sophie e a carta, colocada numa cadeira ao lado daquela em que está sentada a artista, representando o ex mala. É hilário.


Impossível não ver a exposição com aquela sensação de “bem feito, Grégoire”, de alma lavada por tão boa revanche. Cuide de você é sim uma vingança, mas uma vingança inteligente, divertida e bem resolvida. Uma maneira que Sophie arrumou para cuidar de si, como ela própria define no texto que abre a mostra. Como pediu Grégoire. E, para a nossa sorte, ela atendeu.


Isabela – A Divorciada


PS: A foto acima é a da delegada que comenta a carta do ex de Sophie. Cuide de você fica em cartaz no Sesc Pompéia, na capital paulista, até 7 de setembro. Depois, seguirá para o Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, com abertura prevista para o dia 22 do mesmo mês. Super recomendo.

12 comentários:

Anônimo disse...

Vocês lembram como eu defini as mulheres que queriam ser canalhas ? MONSTRAS INSANAS. Pois bem, essazinha ai que ta expondo a INTIMIDADE, o SENTIMENTO e a ALMA de um homem apaixonado, conturbado e confuso, não merece o menor prestigio!!! Grégoire, foi um doce, abriu seu coração, jurou amor eterno e se deu mau... Sabem porquê ? Por jugar que as mulheres possam ter CORAÇÃO!!! Ele abriu a guarda que os canalhas não podem abrir, foi atingido e difamado por todo o mundo, e o pior erro que um canalha sensibilizado pode cometer. Deixou pistas!!! Irmãos canhalhas apaixonados por mulheres de todo o mundo, abram seus olhos!!! Vamos a luta!!! Uma criatura que estripa e mostra as viceras de uma alma machucada em público não merece sequer comentários. Todos erramos, ou vcs leitoras nunca erraram a dose de sal no arroz ??? Abaixo essa víbora francesa.

Ass: Canalhus Forever (Mais novo leitor de Grégoire.)

14 de agosto de 2009 04:07
Andarilho disse...

Impressão minha ou o Anônimo aí tem problemas de leitura?

...

Eu gostaria de ir ver essa exposição. Essa Sophie foi genial: se vingou com classe e ainda jogou a m**** no ventilador, pra todo mundo ver, huahuahua.

14 de agosto de 2009 08:07
♥ Driii ♥ disse...

Palmas para Sophie!!!

Beijocas e ótimo final de semana a todas!!!

14 de agosto de 2009 09:00
Beta disse...

vou ver se o Namorado topa ir comigo no domingo...ele no mínimo vai zoar taaaanto o cara que já vai ter valido a pena...haha

beijos

ps: quero vcs lá no sábado heeein

14 de agosto de 2009 09:35
Déia disse...

Estarei na Pompéia hj, se der, visitarei a exposição!
Valeu a dica!
bj

14 de agosto de 2009 10:28
Paloma, a mãe disse...

Eu não me conformo de bnão ter visto em SP, estava na loucura da mudança. Vou ter que ir a Salvador (que chato, neam?) para vê-la, hihihi.

Mas, olha, amigos e amigas que foram à Flip falaram que o ex dela, o Grégoire, é muito mais simpático pessoalmente e que o livro dele é demais. Sempre bom ouvir (no caso, ler) mais uma versão, né? O livro dele não é sobre isso, mas parece que é bom escritor. Assim que a vida assentar, pretendo ler.

14 de agosto de 2009 10:40
ALICE MANCA disse...

Eu verei, com certeza. O anônimo bobão de cima, que não tem nem personalidade pra assinar um post, não sabe o que perde. Pq, no fim das contas, não interessa qual dos dois tem razão, se a francesa foi insensível ou não. A msg que fica, pelo menos pra mim, é de uma artista que pega uma situação pela qual passou e transforma isso numa ferramente de diálogo com outras pessoas. Sensacional.

15 de agosto de 2009 01:26
mulherpolvo disse...

Que vontade de poder ir aí pra Sampa ver...
Enquanto não posso, cuido de mim!!

Bom finde!!!

15 de agosto de 2009 11:19
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Tenho vontade de ver, mas fica a dúvida sobre qual seria a interpretação dela dessa história toda, e não a dos outros.

Do lado dele, acho que agradeceria a propaganda indireta. Oportunidade já houve, pois os dois estiveram juntos em Paraty num debate. A vingança da moça também teve serventia para o outro lado.

Como quem age por vingança sempre está cego, acho que ela não pensou nessa possibilidade quando pediu ajuda aos universitários. Se fosse Gregoire, estaria rindo disso, e vendendo mais livros é claro.

beijos, Gio - A Solteira

15 de agosto de 2009 23:51
Sanzinha disse...

Adorei!
Quero muito ver de perto.
Beijão!

17 de agosto de 2009 17:14
Nikita Ferraz disse...

Bela!
Valeu a dica. Fica no lado de casa.
Vou assistir no finde.
beijos

18 de agosto de 2009 16:28
日月神教-任我行 disse...

ssd固態硬碟 外接式硬碟 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 External Storage Solid State Drives 關島機加酒 關島婚禮 關島蜜月 花蓮民宿 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 巴里島旅遊 巴里島spa推薦 巴里島機票 巴里島行程推薦 記憶體 情趣用品 情趣用品USB Flash DrivesMemory Cards 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 投資美國物業 美國租金報酬 美國房屋買賣 房地產投資說明會 美國房地產 美國置產須知 美國房屋物件 SD記憶卡 隨身碟 高雄當舖 高雄汽車借款 高雄機車借款 高雄房屋二胎貸款 高雄汽機車免留車

18 de junho de 2015 07:15