sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Cuide de você - A Exposição


Sim, sim, essa semana eu finalmente fui ver a exposição Cuide de você, da artista plástica francesa Sophie Calle, no Sesc Pompéia, em São Paulo. Já falei dela aqui em outro post, mas relembro o babado antes de comentar a mostra. Sophie namorava o escritor francês Grégoire Bouillier, que um belo dia decidiu terminar a relação por e-mail. Após digerir o pé na bunda, ela teve a ideia de usar a falta de noção de seu ex para dar vida a um trabalho artístico e, assim, encaminhou aquele texto para 107 mulheres, que deveriam interpretá-lo como quisessem. Por que “Cuide de você”? Porque foi com essa frase que Grégoire encerrou sua última comunicação com Sophie.


A partir daí, surgem visões bem diferentes para aquela despedida fria, apresentadas em formato de texto, vídeo e foto. Uma escritora de cartas responde o e-mail de Grégoire, uma jogadora de xadrez traduz o fim da relação montando um jogo no tabuleiro, uma bailarina indiana expressa seu choque dançando, uma condessa faz uma análise da carta sob o ponto de vista da etiqueta e, claro, classifica o ex de Sophie como um homem deselegante. Meus trabalhos prediletos? Os vídeos da atiradora profissional acertando três balas na carta e o da mediadora de família que tenta promover uma “conversa” entre Sophie e a carta, colocada numa cadeira ao lado daquela em que está sentada a artista, representando o ex mala. É hilário.


Impossível não ver a exposição com aquela sensação de “bem feito, Grégoire”, de alma lavada por tão boa revanche. Cuide de você é sim uma vingança, mas uma vingança inteligente, divertida e bem resolvida. Uma maneira que Sophie arrumou para cuidar de si, como ela própria define no texto que abre a mostra. Como pediu Grégoire. E, para a nossa sorte, ela atendeu.


Isabela – A Divorciada


PS: A foto acima é a da delegada que comenta a carta do ex de Sophie. Cuide de você fica em cartaz no Sesc Pompéia, na capital paulista, até 7 de setembro. Depois, seguirá para o Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, com abertura prevista para o dia 22 do mesmo mês. Super recomendo.

11 comentários:

Anônimo disse...

Vocês lembram como eu defini as mulheres que queriam ser canalhas ? MONSTRAS INSANAS. Pois bem, essazinha ai que ta expondo a INTIMIDADE, o SENTIMENTO e a ALMA de um homem apaixonado, conturbado e confuso, não merece o menor prestigio!!! Grégoire, foi um doce, abriu seu coração, jurou amor eterno e se deu mau... Sabem porquê ? Por jugar que as mulheres possam ter CORAÇÃO!!! Ele abriu a guarda que os canalhas não podem abrir, foi atingido e difamado por todo o mundo, e o pior erro que um canalha sensibilizado pode cometer. Deixou pistas!!! Irmãos canhalhas apaixonados por mulheres de todo o mundo, abram seus olhos!!! Vamos a luta!!! Uma criatura que estripa e mostra as viceras de uma alma machucada em público não merece sequer comentários. Todos erramos, ou vcs leitoras nunca erraram a dose de sal no arroz ??? Abaixo essa víbora francesa.

Ass: Canalhus Forever (Mais novo leitor de Grégoire.)

14 de agosto de 2009 às 04:07
Andarilho disse...

Impressão minha ou o Anônimo aí tem problemas de leitura?

...

Eu gostaria de ir ver essa exposição. Essa Sophie foi genial: se vingou com classe e ainda jogou a m**** no ventilador, pra todo mundo ver, huahuahua.

14 de agosto de 2009 às 08:07
♥ Driii ♥ disse...

Palmas para Sophie!!!

Beijocas e ótimo final de semana a todas!!!

14 de agosto de 2009 às 09:00
Roberta disse...

vou ver se o Namorado topa ir comigo no domingo...ele no mínimo vai zoar taaaanto o cara que já vai ter valido a pena...haha

beijos

ps: quero vcs lá no sábado heeein

14 de agosto de 2009 às 09:35
Déia disse...

Estarei na Pompéia hj, se der, visitarei a exposição!
Valeu a dica!
bj

14 de agosto de 2009 às 10:28
Paloma Varón disse...

Eu não me conformo de bnão ter visto em SP, estava na loucura da mudança. Vou ter que ir a Salvador (que chato, neam?) para vê-la, hihihi.

Mas, olha, amigos e amigas que foram à Flip falaram que o ex dela, o Grégoire, é muito mais simpático pessoalmente e que o livro dele é demais. Sempre bom ouvir (no caso, ler) mais uma versão, né? O livro dele não é sobre isso, mas parece que é bom escritor. Assim que a vida assentar, pretendo ler.

14 de agosto de 2009 às 10:40
ALICE MANCA disse...

Eu verei, com certeza. O anônimo bobão de cima, que não tem nem personalidade pra assinar um post, não sabe o que perde. Pq, no fim das contas, não interessa qual dos dois tem razão, se a francesa foi insensível ou não. A msg que fica, pelo menos pra mim, é de uma artista que pega uma situação pela qual passou e transforma isso numa ferramente de diálogo com outras pessoas. Sensacional.

15 de agosto de 2009 às 01:26
Anônimo disse...

Que vontade de poder ir aí pra Sampa ver...
Enquanto não posso, cuido de mim!!

Bom finde!!!

15 de agosto de 2009 às 11:19
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Tenho vontade de ver, mas fica a dúvida sobre qual seria a interpretação dela dessa história toda, e não a dos outros.

Do lado dele, acho que agradeceria a propaganda indireta. Oportunidade já houve, pois os dois estiveram juntos em Paraty num debate. A vingança da moça também teve serventia para o outro lado.

Como quem age por vingança sempre está cego, acho que ela não pensou nessa possibilidade quando pediu ajuda aos universitários. Se fosse Gregoire, estaria rindo disso, e vendendo mais livros é claro.

beijos, Gio - A Solteira

15 de agosto de 2009 às 23:51
Anônimo disse...

Adorei!
Quero muito ver de perto.
Beijão!

17 de agosto de 2009 às 17:14
Nikita Ferraz disse...

Bela!
Valeu a dica. Fica no lado de casa.
Vou assistir no finde.
beijos

18 de agosto de 2009 às 16:28