sábado, 3 de abril de 2010

Todos para Alagoas!!!


Não me invejem por isso, mas....eu vim passar o feriado em Maceió, minha linda cidade natal. E, mais uma vez diante de tanta belezura, fiquei com vontade de postar uma reportagem que fiz agora em março, para a Agência de Notícias Brasil Árabe (Anba), sobre a terrinha. Espero que vocês gostem. E um dia apareçam por aqui também.

Beijos direto das Alagoas,

Isabela – A Divorciada e A Alagoana

Alagoas: uma pausa para o paraíso


Estado do Nordeste brasileiro atrai turistas pelo mar azul esverdeado, sossego e boa mesa. Maceió, a capital, tem uma das orlas mais bonitas do país.

Isabela Barros


São Paulo - Estressado? Precisando descansar? Tirar uns dias para esquecer da vida e repor as energias? Pois aqui vai uma dica boa: arrume a bagagem e embarque para Maceió, a capital do estado de Alagoas, no Nordeste brasileiro. Não pode ficar muito tempo? Tudo bem, uma semaninha já dá para relaxar. Cinco dias, vá lá. O importante é pegar o avião disposto a colocar o pé na areia, comer bem e limpar os olhos diante de um mar que oscila entre o azul e o verde claro. Isso para não falar de um céu que parece ter sido retocado com Photoshop e, claro, da simpatia dos alagoanos. Tudo isso a pouco menos de duas horas da capital paulista de avião, em voo direto. É ou não é um convite à boa vida?


Uma vez em Maceió, o melhor é ficar hospedado numa das três praias urbanas mais badaladas da cidade: Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara. Isso porque a capital alagoana tem uma das orlas mais bonitas do Brasil, repleta de bares onde é possível até almoçar e jantar vendo o dia e a noite indo embora ao som do balanço dos coqueirais. Na Ponta Verde, o destaque fica para o chamado “calçadão”, onde os locais fazem caminhadas pela manhã e no final do dia. Já na Jatiúca, pausa para degustar uma tapioca bem servida e feita no capricho com os mais diferentes recheios, de coco e queijo, a versão mais clássica, até carne de sol desfiada, por exemplo. Todas à sua espera numa das barraquinhas montadas na areia da praia.


Não menos querida, a Pajuçara reúne duas das atrações mais citadas pelos maceioenses: a feirinha de artesanato e o passeio às piscinas naturais. Do que se trata? De um tour de jangada até o meio do mar que, naquele trecho, devido ao movimento das marés, fica bem rasinho de acordo com a hora do dia. Uma piscina natural mesmo. Detalhe: enquanto você fica lá, sossegado, garçons “aquáticos” baseados num barco de apoio servem refrigerantes, cerveja e batidas. Com direito a peixe frito e camarão para acompanhar. Aos interessados, os passeios são acertados numa barraquinha montada na frente da balança de peixe, na própria Pajuçara. E custam, em média, R$ 20 por pessoa.

Disposto a explorar praias mais afastadas? Não faltam opções bacanas para o norte ou para o sul, sempre a partir de Maceió. Entre as estrelas do norte estão Maragogi e Japaratinga, ambas perto da divisa com Pernambuco. Na primeira, distante 131 quilômetros de Maceió, os cenários incluem vilas de pescadores, trilhas na mata atlântica e, claro, praias de águas calmas e mornas. Há ainda o passeio às galés, a seis quilômetros da costa, formadas por recifes de corais. Um programa oferecido pela maioria dos hotéis e pousadas, que vendem os pacotes aos seus hóspedes. Mais pacata, Japaratinga, a 121 quilômetros da capital, é um sossego só. O mar tranquilo, verdinho, é o mesmo, só que com bem menos gente ao redor. Se a ideia é descansar, aliás, acomode-se bem na areia e fique por lá.

Rumo ao Sul, não deixe de conhecer a Praia do Francês e a Barra de São Miguel, respectivamente a 30 e a 33 quilômetros de Maceió. Queridinha dos alagoanos, a Praia do Francês pode não ser lá uma das atrações turísticas mais sossegadas, já que está quase sempre cheia, mas a cor de suas águas é de um azul que só encontra naquele trecho. Azul de arrebatar. A ponto de valer a pena encarar a música alta de alguns bares sem medo de se arrepender. Garanta o guarda-sol e deixe o dia ir embora sem pressa.

Na manhã seguinte, força no filtro solar que a Barra de São Miguel guarda outra atração famosa: a praia do Gunga, localizada no encontro da Lagoa do Roteiro com o mar, como uma ilha. Vá até o cais da Barra e tome um barco para fazer a travessia, o mesmo que vai te trazer de volta no horário combinado. Quando, bem relaxado, à tardinha, de preferência, você decidir que é hora de voltar para Maceió. Para dormir e sonhar com a vida boa que você teve em seus dias no paraíso.


Serviço

Informações turísticas e dicas de alimentação e hospedagem
www.turismo.al.gov.br


Quer ler mais? Deixo aqui os links para duas outras reportagens que escrevi sobre o assunto, a primeira sobre as lagoas do meu estado e a segunda sobre a farta e boa gastronomia local.

12 comentários:

Anônimo disse...

ê paraíso...

3 de abril de 2010 às 01:55
Anônimo disse...

eu já fui aí, curti muuuuuito!!
aproveite sua estada!!
PS: já passou a tristeza, viu?!

3 de abril de 2010 às 09:25
Andarilho disse...

Tenho que admitir que não curto mto praia não. Mesmo morando numa cidade cheia delas, vou em média, 1 vez por ano.

3 de abril de 2010 às 10:23
SAL disse...

eu quero iiiiiiiiiiiir pra maceioooooooooo!!!!

quero encontrar vc, niva e clarissa!!! hehehe

to estribuchandooooo de inveja sim!!! maaaaaas, breve estarei em sampa viu, Belissima?!

daí a nossa tarde de resenha e café tá marcadaaaaaaaaa!!! ;)

bjo e otimo feriado

3 de abril de 2010 às 11:26
Márcia de Albuquerque Alves disse...

Belaaaaaaaa, adorei o post!
Conheci Maceió ano passado quando fui prá Salvador, simplesmente linda, encantadora!

bjs e aproveite bastante!

3 de abril de 2010 às 11:35
Paloma Varón disse...

Ai, adoro Maceió e todo o litoral alagoano. Tenho ótimas lembranças daí e já marquei de levar a Ciça, mas ainda não deu certo.
Beijos

3 de abril de 2010 às 11:38
Decor e salteado disse...

Também já fui a Maceió, mas numa viagem-relâmpago... Mesmo assim, adorei!! Mas quero voltar pra ficar uma semana pelo menos e curtir bem Maragogi, que só conheço por fotos.


Bjs, e curta esta Páscoa deliciosa, Bela!! Giovana e Débora, bjs e feliz Páscoa pra vcs também!

4 de abril de 2010 às 00:13
Anônimo disse...

Então, tive o prazer de conhecer Maceió no último Natal, ao lado de dois guias nativos.

Por conta disso, eu, paulistano irremediável, fui do inferno à capital de Alagoas, ou seja, ao rascunho do Paraíso, sem escalas.

Pena ter sido menos dias do que merecia.

Que bom que, como sou otimista, sei que só foi a primeira das minhas viagens pra lá.

Um beijo para minha guia predileta. Sorry, Lipe.

Guarda Belo, bêbedo, trabalhando em plena Páscoa.

4 de abril de 2010 às 17:10
Anônimo disse...

Bela, depois de ler seu texto ate "euzinho" fiquei com inveja por você estar em lugar tão maravilhoso como Maceió... e olha que eu também estava lá!!!rsrs Adorei o texto! Parabéns pelo Blogue. Ah! Gostei muito de ter te conhecido também. Não prometo, mas volta e meia estarei dando uma espiadinha por aqui. beijo Flávio Pedrosa

5 de abril de 2010 às 13:22
Anônimo disse...

Amiga que coisa linda, ainda bem que eu estou aqui em Maceió para curtir tudo e mais alguma coisa. Beijos. Sandra

7 de abril de 2010 às 09:11
Nana disse...

Oi, Amiga!!!
No corre-corre acabei só lendo hoje. Adorei! Tem coisas quem nem eu vi, tipo as piscinas naturais, e fiquei com vontade de ir. RS. Realmente, a terrinha é um sossego só... O melhor mar do Brasil!!
Já tô com saudade de vc!!! Qdo é a próxima visita???
BJOOOO!! ou melhor, Xêêêêêêêêro!!!

11 de abril de 2010 às 20:00
Mel disse...

Amo demais tudo isso.Ala, Ala, Ala,Ala, Alagoas............

16 de abril de 2010 às 21:46