terça-feira, 29 de março de 2011

Cuide do seu templo

É ele quem nos acompanha do início ao fim. Começa pequenininho e cheio de dobrinhas, termina encurvadinho e enrugadinho. Às vezes estica bastante, fica meio balofo. Às vezes, meio queimadinho de sol. Quase sempre branquelo quando se vive em São Paulo. Dolorido, constantemente – e no geral pela falta de esporte e alongamento. O nosso corpo é o nosso maior parceiro. Pena que a gente se esquece disso. Outro dia, minha amada amiga Laris estava contando dos exames médicos que tinha feito e dos cuidados que tinha passado a tomar depois de um pequeno susto. Quando encerremos a conversa, em vez de dizer “cuide-se”, eu disse: cuide do seu templo. Alguns dias depois ela me contou que achou isso lindo, mais profundo que a simples preocupação estética que se tem com a aparência. E é mesmo como eu vejo o corpo. Mais do que o estar acima do peso, do ter celulite, do ter cabelo branco, do ser baixinha (e contra isso não há remédio!), disso e daquilo, celebro todos os dias meu corpo. Mesmo porque, corpo é um todo, e não só a casca de fora.

Claro que não sou uma iogue vegetariana natureba. Longe disso. E também ando pagando uma fatura alta com dores, gastrite, gripes recorrentes. Bebo mais que devia, sobrecarrego a mão direita já vítima de duas tendinites, cultivo pânceps, como muito doce, minha postura despenca ao longo do dia, exagero no cafezinho e não sou das mais vaidosas com unhas, cabelos e afins. Mas tento equilibrar tudo isso com exercício, meditação, muita água, massagens e muito carinho por mim mesma. Hoje, me sinto confortável nele. Meu corpo é minha casa, minha igreja, meu grande companheiro.

Ótimo dia! E cuidem do templo de vocês.

=D

Débora – A Separada

10 comentários:

Olívia disse...

Curti!! rs

Ah Dé... mas como nós somos bestas até quando falamos de templos físicos.

Um exemplo: a nossa casa, nosso carro.

Mesmo que as pessoas te elogiem, você sempre irá achar um defeito.

Pô, aquilo é seu, você conquistou, você que cuida.

Temos que pensar e cuidar assim também do nosso corpo.

Pronto. Vou aplicar o PHN na minha vida "corporal".

PHN (por hoje não):
- PHN vou comer chocolate!! ahahahaha

.Olívia.

29 de março de 2011 09:03
Andarilho disse...

Meu templo é daqueles antigos, quase desmoronando.

29 de março de 2011 09:42
Evelin disse...

É o que busco todo santo dia: equilíbrio, tanto físico quanto psicológico. Pensar nele como o nosso templo é ter carinho consigo mesmo.

Beijos

Evelin

29 de março de 2011 11:59
Sal disse...

Quando ouvi de você "cuide do seu templo", me senti abraçada. Era o que eu mais precisava naquele momento: um abraço.

Pensei no quanto é importante a questão do equilibrio: corpo, alma e mente.

O padrão estético nos "obriga" a prestar tanta atenção no corpo como uma estrutura oca, que o descuido das coisas do coração, da paz mental e da sintonia da alma, muitas vezes ficam em segundo plano.

O "se cuide" que eu ouço da minha mãe, por exemplo, é sempre quando ela cansou de usar os topicos "emagreça, hidrate o cabelo e use boas roupas". E olhe que, minha mãe é uma queriiiiida! Fala isso, com o maior amor do mundo. Mas nunca mencionou o "se cuide" como "faça uma meditação", por exemplo.

Equilibremos nosso templo, pra que ele seja aceito por nós de uma maneira livre de preconceitos e padrões, mas de forma que consigamos olhar pra o espelho e olhar pra dentro do nosso coração e dizer assumidamente quem somos. E o quanto somos satisfeitos por sermos assim.

Beijo

29 de março de 2011 13:06
Fabrícia Melo disse...

Gostei!!!
Tem sido um desafio pra mim "cuidar do meu templo", mas eu vou conseguir... mesmo adiando o pilates, mesmo tendo deixado de lado a dança do ventre... porque acho que uma das etapas desse cuidar e fazendo de um jeito prazeroso, né? Mas eu vou conseguir... por mim...

Veio como um alerta!!!


Xeros,

p.s.: para a tendinite, experimente pó de babaçu. É ótimo! Curei-me de tendinites nos pulsos com ele.

29 de março de 2011 13:45
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Pó de babaçu??? Como é isso? Me ensina? Isso eu nunca tentei!

bjs

deb

29 de março de 2011 14:36
Anônimo disse...

Cuide do seu templo. Quando você fizer a passagem, chega no homem lá em cima e diz "Toma! Cuidei direitinho, fiz o melhor que pude!".

29 de março de 2011 15:56
Gabrielly disse...

Olá meninas!
Como sempre, um post maravilhoso!
Acabei me fazendo aquela perguntinha:-E vc Gaby, tem cuidado do seu templo?É, acho q a resposta não foi a das melhores rs!
Um enorme beijo neste trio maravilhoso!

29 de março de 2011 17:17
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Estou nessa também, tentando me cuidar melhor.

Andarilho, morri de rir com o seu comment, hahaha!!!

Beijos,

Bela - A Divorciada

29 de março de 2011 21:17
日月神教-任我行 disse...

ssd固態硬碟 外接式硬碟 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 External Storage Solid State Drives 關島機加酒 關島婚禮 關島蜜月 花蓮民宿 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 巴里島旅遊 巴里島spa推薦 巴里島機票 巴里島行程推薦 記憶體 情趣用品 情趣用品USB Flash DrivesMemory Cards 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 投資美國物業 美國租金報酬 美國房屋買賣 房地產投資說明會 美國房地產 美國置產須知 美國房屋物件 SD記憶卡 隨身碟 高雄當舖 高雄汽車借款 高雄機車借款 高雄房屋二胎貸款 高雄汽機車免留車

18 de junho de 2015 07:29