terça-feira, 29 de março de 2011

Cuide do seu templo

É ele quem nos acompanha do início ao fim. Começa pequenininho e cheio de dobrinhas, termina encurvadinho e enrugadinho. Às vezes estica bastante, fica meio balofo. Às vezes, meio queimadinho de sol. Quase sempre branquelo quando se vive em São Paulo. Dolorido, constantemente – e no geral pela falta de esporte e alongamento. O nosso corpo é o nosso maior parceiro. Pena que a gente se esquece disso. Outro dia, minha amada amiga Laris estava contando dos exames médicos que tinha feito e dos cuidados que tinha passado a tomar depois de um pequeno susto. Quando encerremos a conversa, em vez de dizer “cuide-se”, eu disse: cuide do seu templo. Alguns dias depois ela me contou que achou isso lindo, mais profundo que a simples preocupação estética que se tem com a aparência. E é mesmo como eu vejo o corpo. Mais do que o estar acima do peso, do ter celulite, do ter cabelo branco, do ser baixinha (e contra isso não há remédio!), disso e daquilo, celebro todos os dias meu corpo. Mesmo porque, corpo é um todo, e não só a casca de fora.

Claro que não sou uma iogue vegetariana natureba. Longe disso. E também ando pagando uma fatura alta com dores, gastrite, gripes recorrentes. Bebo mais que devia, sobrecarrego a mão direita já vítima de duas tendinites, cultivo pânceps, como muito doce, minha postura despenca ao longo do dia, exagero no cafezinho e não sou das mais vaidosas com unhas, cabelos e afins. Mas tento equilibrar tudo isso com exercício, meditação, muita água, massagens e muito carinho por mim mesma. Hoje, me sinto confortável nele. Meu corpo é minha casa, minha igreja, meu grande companheiro.

Ótimo dia! E cuidem do templo de vocês.

=D

Débora – A Separada

9 comentários:

Olívia disse...

Curti!! rs

Ah Dé... mas como nós somos bestas até quando falamos de templos físicos.

Um exemplo: a nossa casa, nosso carro.

Mesmo que as pessoas te elogiem, você sempre irá achar um defeito.

Pô, aquilo é seu, você conquistou, você que cuida.

Temos que pensar e cuidar assim também do nosso corpo.

Pronto. Vou aplicar o PHN na minha vida "corporal".

PHN (por hoje não):
- PHN vou comer chocolate!! ahahahaha

.Olívia.

29 de março de 2011 às 09:03
Andarilho disse...

Meu templo é daqueles antigos, quase desmoronando.

29 de março de 2011 às 09:42
Evelin disse...

É o que busco todo santo dia: equilíbrio, tanto físico quanto psicológico. Pensar nele como o nosso templo é ter carinho consigo mesmo.

Beijos

Evelin

29 de março de 2011 às 11:59
Sal disse...

Quando ouvi de você "cuide do seu templo", me senti abraçada. Era o que eu mais precisava naquele momento: um abraço.

Pensei no quanto é importante a questão do equilibrio: corpo, alma e mente.

O padrão estético nos "obriga" a prestar tanta atenção no corpo como uma estrutura oca, que o descuido das coisas do coração, da paz mental e da sintonia da alma, muitas vezes ficam em segundo plano.

O "se cuide" que eu ouço da minha mãe, por exemplo, é sempre quando ela cansou de usar os topicos "emagreça, hidrate o cabelo e use boas roupas". E olhe que, minha mãe é uma queriiiiida! Fala isso, com o maior amor do mundo. Mas nunca mencionou o "se cuide" como "faça uma meditação", por exemplo.

Equilibremos nosso templo, pra que ele seja aceito por nós de uma maneira livre de preconceitos e padrões, mas de forma que consigamos olhar pra o espelho e olhar pra dentro do nosso coração e dizer assumidamente quem somos. E o quanto somos satisfeitos por sermos assim.

Beijo

29 de março de 2011 às 13:06
Rosely Arantes disse...

Gostei!!!
Tem sido um desafio pra mim "cuidar do meu templo", mas eu vou conseguir... mesmo adiando o pilates, mesmo tendo deixado de lado a dança do ventre... porque acho que uma das etapas desse cuidar e fazendo de um jeito prazeroso, né? Mas eu vou conseguir... por mim...

Veio como um alerta!!!


Xeros,

p.s.: para a tendinite, experimente pó de babaçu. É ótimo! Curei-me de tendinites nos pulsos com ele.

29 de março de 2011 às 13:45
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Pó de babaçu??? Como é isso? Me ensina? Isso eu nunca tentei!

bjs

deb

29 de março de 2011 às 14:36
Anônimo disse...

Cuide do seu templo. Quando você fizer a passagem, chega no homem lá em cima e diz "Toma! Cuidei direitinho, fiz o melhor que pude!".

29 de março de 2011 às 15:56
Anônimo disse...

Olá meninas!
Como sempre, um post maravilhoso!
Acabei me fazendo aquela perguntinha:-E vc Gaby, tem cuidado do seu templo?É, acho q a resposta não foi a das melhores rs!
Um enorme beijo neste trio maravilhoso!

29 de março de 2011 às 17:17
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Estou nessa também, tentando me cuidar melhor.

Andarilho, morri de rir com o seu comment, hahaha!!!

Beijos,

Bela - A Divorciada

29 de março de 2011 às 21:17