sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dez (boas) razões para conhecer Petrolina


Uma das coisas mais bacanas de ter um blog é conhecer e interagir com gente de várias partes do Brasil - algumas vezes, até de fora. Pedimos à fofíssima Verônica, do O Divãs Delas, para fazer uma lista das maravilhas de Petrolina, em Pernambuco, cidade onde ela vive. Eis a resPOSTa dela.

Bom fim de semana!

beijos do Trio

Tentei listar por ordem de importância os dez melhores motivos para convidar as pessoas a conhecerem Petrolina. Não consegui. Troquei vários de posição ao longo da escrita e mesmo assim continuei insatisfeita. Desisti! Eu sou suspeita para falar dessa cidade, afinal, amo-a e não é à toa que a escolhi para ser meu lar. As vezes me pergunto se fui eu quem escolhi Petrolina ou se foi Petrolina que me escolheu. Vamos aos motivos:

* Petrolina fica a 722 km de distância de Recife e 515 km de Salvador. Tem o Aeroporto Internacional Nilo Coelho e tem voos diários para várias cidades do país e as empresas aéreas estão sempre com ótimas promoções. Não há desculpa de que é longe.

* A região do Vale do São Francisco é internacionalmente conhecida pela beleza de seus parrerais e pela qualidade da uva produzida. Aqui se toma alguns dos melhores vinhos produzidos no país. O vinho da região do Vale está agradando os paladares dos mais exigentes especialistas no assunto.

* Essa cidade é abençoada e banhada pelo mais brasileiro de todos os rios; O Rio São Francisco. Que completou 510 anos de descoberto na ultima terça-feira dia 04/10. Temos a ilha do Fogo, a ilha do Rodeadouro, sendo que essa ultima é ótima para banho.

* O clima aqui é tropical e é verão quase que o ano inteiro. Proporcionando deliciosos banhos nas águas geladas do Velho Chico. A orla de Petrolina é um ótimo ponto encontro dispõe de bares e lanchonetes, playground, restaurantes, pista de cooper, pista de patinação e palco de shows artísticos.

* Quando é noite enluarada, podemos contemplar um dos espetáculos mais incríveis da natureza. A lua enorme produz um rastro prateado sobre as águas escuras do rio. Uma terapia natural que tem um efeito calmante e o melhor de tudo, é de graça!

* A culinária nordestina é fantástica e aqui temos o delicioso e tradicional bode, hoje o Bodódromo em Petrolina é um dos melhores centros gatronômicos do Norte/Nordeste, mas para agradar os turistas de todas as partes do mundo os restaurantes estão se especializado nos mais diversos pratos. Peixes de várias espécies já são oferecidos por aqui. O sabor é inigualável, só provando pra saber.

* Coladinha em Petrolina, bem ali do outro lado do rio, tem a minha amada Juazeiro. A co-irmã, a cidade vizinha, o complemento, a tampa da panela, a outra metade da laranja. Juazeiro tem, assim como Petrolina, bares restaurantes incríveis. É linda, acolhedora e aconchegante. A cereja do bolo é a alegria tipicamente baiana. As duas cidades vivem numa disputa sadia de qual das duas é melhor, que festa é mais animada e qual o restaurante mais badalado, quem ganha somos nós, é só atravessar a ponte e desfrutar.

* Não só de lazer vive o homem. Petrolina possui cursos de graduação superior da Faculdade de Formação de Professores (Universidade de Pernambuco), Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina e Universidade Federal do Vale do São Francisco.

* Petrolina é uma cidade de riqueza cultural incalculável, anônimos e famosos ganham a vida encantando as pessoas com suas obras de arte. Seja em tecidos, na madeira, no barro... Petrolina é uma cidade de artistas.

* Petrolina tem a Orla, a Barragem de Sobradinho (situada na cidade de Sobradinho que fica à pouco mais de 40 km de distância). Tem a catedral que é um show à parte, (Construída em 1929, por iniciativa do bispo Dom Malan, em estilo neo-gótico, com vitrais franceses, imagens trazidas da Europa e relógio doado pelo Padre Cícero Romão. Chique não?), tem a Igreja Matriz linda e cheia de história, tem a concha acústica, o centro de convenções, o Museu do Sertão, O Serrote do Urubu (Local ideal para camping), e a Serra da Santa (Local onde existe uma gruta com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, muito visitada por fiéis que vão pagar promessas).

Petrolina ofere toda a estrutura de uma capital associada ao sossêgo de uma cidade do interior. Venham conhecer Petrolina!

Verônica