segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Homenagem aos seus 70 anos

Compartilho com vocês a carta que escrevi em nome dos filhos em homenagem ao meu pai, que fez 70 anos ontem, dia 9. O texto foi lido no microfone durante uma festança. Vida londa ao Seu Gerônimo!

Paizinho,

Quando éramos pequenos, ouvíamos dizer que você era fogo. A gente escutava várias histórias sobre você, mas sem entender muito bem.

Mas, para nós, você era o pai que fazia nossos balanços com pneu usado, que ensinava a gente a jogar bolinha de gude, que nos deu bicicletas no Natal, que trabalhava dia e noite e que nos levava para comer pizza e tomar sorvete no fim de semana.

Você era o pai que torcia pela gente na beira do campo de futebol, na quadra, no tatame, na arquibancada e até na grade do carrinho de bate-bate. Você foi o pai que virou técnico de futebol para acompanhar os filhos, montou uma academia de judô na própria casa e chorava mesmo com as medalhas de terceiro lugar.

Sempre diziam que você era uma pessoa difícil, mas o paizinho que nos criou deixava a gente rolar na areia da praia até o sol se pôr, não ligava que ficássemos o dia todo brincando na rua, nem que a gente viajasse com os amigos.

Muitos temiam que você pudesse nos dar mau exemplo devido aos seus defeitos. Mas com você, aprendemos principalmente a não ter medo da vida, a não ter vergonha de trabalhar e a dar valor a coisas simples, como uma planta, um passarinho, um tanque de peixe ou uma jaca enorme.

Tinha gente que te olhava torto porque você não estudou. Mas, para nós, você é o pai gênio na matemática, que está sempre por dentro de todas as notícias e que nos incentiva a sermos os melhores no que quer que seja.

Outros também te chamam de chato. Mas por onde você passa é só alegria que você deixa, além de amigos e saudades. Você pode até ser considerado ausente, mas a gente sabe que nunca estamos longe da sua mente e do seu coração.

Por isso, paizinho, gostaríamos de agradecer a todas essas décadas de dedicação.
Você foi o melhor pai que poderia ter sido. Sempre estaremos do seu lado. Feliz Aniversário. Te amamos.

Patrícia, A Solteira