sábado, 19 de junho de 2010

Todos os nomes


Eu já fui caixa de banco. E, naquele tempo, a literatura me salvava da burocracia entediante de cada dia. Como eu estava na faculdade de jornalismo, o banco achou de bom tom me colocar dentro de uma empresa de comunicação. E lá ia eu para o bairro do Limão para meu dia a dia de filas, contas, cheques e muita gente reclamando do atendimento. A imensa maioria dos clientes era muito chata. Principalmente os jornalistas – o que quase me fez desistir da profissão. Em meio a tanta gente arrogante, um editor muito querido do Jornal da Tarde reparou que eu sempre tinha um livro ao lado do meu computador. E puxou papo. Depois disso, passou e levar livros para eu ler. E um deles foi o Todos os Nomes, do José Saramago, que morreu ontem, aos 87 anos, de leucemia.

Me identifiquei na mesma hora. O personagem principal, um funcionário de cartório, tem como principal diversão em meio a tanto tédio colecionar notícias de famosos. Até que um dia passa a se interessar por pessoas comuns. E se torna um obcecado por suas histórias (deve ser bem melhor que isso, faz 12 anos que li).

Passei a gostar ainda mais do Saramago e das pessoas que deixam doces lembranças na vida da gente – ainda que tenham passado por um breve instante pela nossa história.

Que o portuguinha com cara de vovô fofo e melancólico tenha uma vida longa através de seus livros!

Bom final de semana!!

Débora

12 comentários:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Ai que post fofo!

"Todos os nomes" vale super a leitura. Recomendo "O Conto da Ilha Desconhecida" também. Pequenino e profundo,fala sobre o amor.O meu predileto dele.

Vida longa a Saramago sim. Ao legado maravilhoso que ele deixou.

Beijos,

Bela - A Divorciada

19 de junho de 2010 01:01
Albuq disse...

Oi Deb,
linda homenagem.
Ele realmente é surpreendente!
bjs

19 de junho de 2010 08:28
Paloma, a mãe disse...

Adoro este livro, assim como todos que li dele.
Eu comecei com o "Ensaio sobre a Cegueira", tanto que nem tive coragem de ver o filme, para não "estragar".
Seu legado permanecerá entre nós e as próximas gerações, o que é ótimo. Viva Saramago! {E viva a Língua Portuguesa]

19 de junho de 2010 09:06
Anônimo disse...

Lamento muito pela morte do Saramago porque, sobretudo, perdemos um pensador lúcido e sagaz. Ele, melhor do que ninguém, refletia muito bem sobre o nosso tempo, tocava em questões essenciais e verdadeiras, coisa rara hoje em dia. Até que outro apareça, ficaremos neste vácuo.
Abraços,
Marcia A.

19 de junho de 2010 09:15
Andarilho disse...

O homem pode ter morrido, mas a obra dele vai perdurar por muuuuito tempo ainda.

19 de junho de 2010 09:28
Evelin disse...

Vida longa a Saramago (2)
\o

19 de junho de 2010 13:38
Blog Sozinha ou Acompanhada disse...

Saramago, um escritor que só se fez conhecido tarde na vida...tão inspirador, tão polêmico e profundo!

Adorei o post e sua históia Debs!
beijoca,

Mari.

19 de junho de 2010 18:58
Nina disse...

Deb,

Li muito Saramago, e gostei muito do que li.

Vou sentir falta.

"O espelho e os sonhos são coisas semelhantes, é como a imagem do homem diante de si próprio"

Há que se viver nossos sonhos para sermos plenos.

Beijo

19 de junho de 2010 22:52
Nina disse...
Este comentário foi removido pelo autor. 19 de junho de 2010 22:54
Cultive-se! disse...

Merecidíssima homenagem!
Com seu apuradíssimo senso crítico e pragmatismo, valia-se da língua portuguesa pra fazer verdadeiras obras primas. Uma grande perda, sem dúvida! E uma enorme fonte de inspiração para todos os jornalistas e escritores que pretendem passar as nuances das emoções, das situações e da psicologia humana.
Parabéns pela iniciativa!

20 de junho de 2010 20:16
Silvia A. disse...

Dé, obrigada por compartilhar sua estória e esta grande dica de livro, este eu não li ainda.....
O banco perdeu uma funcionária e nós ganhamos uma jornalista ...uhuhuhu

22 de junho de 2010 17:35
日月神教-任我行 disse...

ssd固態硬碟 外接式硬碟 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 External Storage Solid State Drives 關島機加酒 關島婚禮 關島蜜月 花蓮民宿 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 巴里島旅遊 巴里島spa推薦 巴里島機票 巴里島行程推薦 記憶體 情趣用品 情趣用品USB Flash DrivesMemory Cards 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 投資美國物業 美國租金報酬 美國房屋買賣 房地產投資說明會 美國房地產 美國置產須知 美國房屋物件 SD記憶卡 隨身碟 高雄當舖 高雄汽車借款 高雄機車借款 高雄房屋二胎貸款 高雄汽機車免留車

18 de junho de 2015 07:10