quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dr. Amor responde


Conforme pedidos, o psicólogo Thiago de Almeida responde algumas perguntas da mulherada.

Qual é o maior medo dos divorciados que se casam pela segunda vez, além do receio de que acabe de novo?

Pela minha experiência em consultório com pessoas que passam por isso, posso dizer que elas não se casam novamente pensando no pior, mas sim no melhor. Aos que optam pelo segundo casamento é bom verificar os próprios pontos fortes e falhos, seja em uma relação, seja enquanto indivíduo. Tem ainda aqueles que resolvem dar uma segunda chance a um mesmo amor, aproveitando a maturidade para consertar o que estava inadequado.

O que pode colocar em risco o segundo casamento é cometer os mesmos erros que fizeram romper a relação anterior. Geralmente, há uma tendência à comparação: o divorciado, por exemplo, compara a nova esposa com a ex e sempre que tem problemas ou brigas, lembra do passado, impondo padrões que são difíceis ou impossíveis do outro desempenhar. Minha dica é deixar o passado para trás e criar novos referenciais com o atual.

Lembre-se sempre que casamento é construção diária. Mesmo que haja divergências, as discussões são sempre voltadas para acordos e harmonia. Assim, é possível colocar um ou mais tijolos nessa construção a cada novo dia, edificando mais e mais as bases do relacionamento a dois.

Terminei meu noivado há mais ou menos 2 anos e, desde então, não consegui me apaixonar de novo, não sinto mais confiança e não consigo me entregar como fazia antes. Decepção amorosa tem prazo de validade?

Decepção amorosa tem prazo de validade sim, mas o prazo varia muito de acordo com cada um. Tem gente que encontra logo um novo amor. Tem gente que encontra nela mesma o que buscava no outro e se descobre feliz sozinha. Tudo vai depender do jeito que você maneja para seguir a tua vida sem a pessoa que até pouco tempo atrás compartilhava da tua intimidade. Se empenhar novamente no trabalho, nos estudos, sair com amigos, viajar, visitar familiares, enfim, fazer programas que te deixem feliz e relaxada são para lá de bem-vindos nesta hora. Não devemos nos esquecer: sentimentos são efêmeros, sejam positivos ou negativos. Assim, é bom nos lembrarmos de que sentimentos ruins vão embora! Decepção amorosa é uma situação chata, mas não é o fim do mundo. É uma questão de tempo. O tempo ajuda a amenizar a dor e o vazio que sentimos. Depois, você pode conhecer outras pessoas que te deixarão realizada e apaixonada. Ou pelo menos amizades memoráveis. A vida é feita de momentos. Decepção amorosa tem prazo de validade sim e, se você der muita importância a esta situação, a data de validade se prolonga. A escolha é tua.

A autoestima masculina é maior do que a feminina? Ou eles sabem disfarçar melhor?

Será que a autoestima masculina é maior do que a feminina? Sinceramente, acredito que nenhuma das duas supere uma a outra. Pessoas diferentes, homens e mulheres, almejam coisas diferentes. Logo, acredito que a autoestima varie de pessoa para pessoa e independa do sexo. Ela está ligada ao histórico de vida da pessoa e a forma como ela encara os acontecimentos da vida. Talvez a gente tenha essa impressão porque são as mulheres que se expõem mais. Os homens, devido a nossa cultura machista, tendem a esconder os sentimentos.

Geralmente a mulher tem baixa autoestima por se achar feia, gorda, por achar outras mulheres mais bonitas que ela ou porque algum homem não a quer. Já o homem, em geral, sente sua autoestima rebaixada pela falta de dinheiro, falta de emprego ou por não se sentir homem suficiente para a mulher amada - ou até mesmo por ter menos mulheres do que outro homem.

9 comentários:

Beatriz - Jubiart disse...

Garotas amei o cantinho de vcs...
Apesar de estar 14 anos adiante, os 30 para mim foi a segurança da maturidade chegando... E continua chegando até hoje rsrsrs...

Beijos e um dia de luz para vcs.

5 de janeiro de 2011 às 09:32
O Divã Dellas disse...

As perguntas são inumeras, as respostas ainda mais numerosas, mas o caminho a ser seguido nunca será indicado, essa é uma escolha nossa, apenas nossa.

Beijos, meninas!

Obrigada, Dr Amor!

Verônica.

5 de janeiro de 2011 às 09:36
Andarilho disse...

Muito bom o 'divã'. ;)

5 de janeiro de 2011 às 10:24
Anônimo disse...

Obrigada Dr. Amor por compartilhar sua sabedoria com a gente. Espero que esta coluna se repita por aqui.

Beijos da Solteira

5 de janeiro de 2011 às 13:09
Isabelle disse...

Eita... queria uma consulta particular com o Dr. Amor, pena que mora longe. Recebe perguntas por onde? Recebe casos tmb? :x

5 de janeiro de 2011 às 15:18
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Doutor Amor, nosso psicólogo predileto!!!

Arrasou, mais uma vez. Obrigada, apareça sempre.

Beijos,

Bela - A Divorciada

5 de janeiro de 2011 às 15:55
Unknown disse...

Meu Deus impossível não se apaixonar pelo Dr. abraçado com esse coração! Que fofo! Vcs embrulham pra presente?

Elen.

5 de janeiro de 2011 às 18:01
Sara disse...

Dr. Amor,
Não é a toa que o senhor é o maior especialista em relacionamentos amorosos do país. Obrigado por existir e compartilhar tanta sabedoria

9 de janeiro de 2011 às 15:59
Julianne disse...

Caro Dr. Thiago de Almeida,
gostaria que pudesse ler minhas palavras...
Fico muito feliz de ainda existir no mundo uma pessoa tão otimista como você que faz a diferença para a Psicologia, obrigada pelas suas palavras e sua coragem em escrever o que alguns poucos ousam perguntar.

E que seu ano, Thiago seja repleto de realizações do teu ser, que toca a alma humana e contagia a todos ao seu redor com seu amor pela vida.
Deve ser por isso depois que as pessoas te conhecem te chamam carinhosamente de Doutor Amor!

9 de janeiro de 2011 às 16:02