domingo, 14 de fevereiro de 2010

Eu e a Sapucaí


Aconteceu em 2003. Sem planos para o Carnaval, fui convidada por uma amiga para ir para o Rio. E desfilar na Sapucaí. Como assim, desfilar, planejando tudo a menos de um mês da festa? Nunca achei que fosse possível, mas foi só comprar a fantasia numa das alas ainda não preenchidas na Tradição, simples assim. E lá fomos nós, num grupo de quatro desbravadoras do mais famoso endereço do samba do país.

Para mim, a cidade maravilhosa tem sempre clima de festa. Uma sensação que triplica nos dias de Momo. Nas ruas, o zunzum é geral, com bares e restaurantes lotados de cariocas e turistas, isso para não falar da praia. À tardinha, a caminho do metrô, passageiros fantasiados, levando os acessórios para o desfile debaixo do braço, são quase maioria. E conversam muito entre si, em papos que começam sempre com "Qual é a sua escola?". Um clima bom, de simpatia, que eu nunca vi nem em cidade do interior.

E a Sapucaí? Na concentração, para a minha total surpresa, o ambiente é praticamente familiar. Mulheres lindas, seminuas, para lá e para cá? Ainda não, elas usam roupão até a última hora. E eu não vi ninguém sequer dando cantada ou olhando demais. Isso para não falar que por ali também circulam crianças, idosos, estrangeiros ansiosos para a festa começar. E ela começa ao primeiro sinal da bateria. Nunca ouvi nada mais arrepiante na vida.

Próximo passo, a avenida. A Sapucaí nem é tão grande assim, mas suas luzes fazem da experiência de atravessar aqueles 650 metros de pista uma experiência especial. É como se todos os brilhos, aplausos e sorrisos nas arquibancadas e camarotes fossem só para você. E são. Tanto que ficarão guardados, para sempre, na ala do coração dedicada aos grandes carnavais.


Salve o Rio de Janeiro. Ótimo Carnaval procês.


Beijos,


Isabela - A Divorciada

8 comentários:

Decor e salteado disse...

Meu sonho!!! E vou realizá-lo em 2011, no mais tardar 2012 (a gente que trabalha em jornal vive de escalas, né, amiga?) Enfim, não chego aos 40 sem essa emoção! Com direito a mandar beijos e tchau pra câmera da Globo!! hahahahaha

Bjs, Bela. Feliz carnaval!

14 de fevereiro de 2010 às 23:35
Anônimo disse...

Deve ser mesmo emocionante sentir de perto a vibração e o calor humano na sapucaí... eu que moro longe nem sei quando terei oportunidade de experimentar tudo isso, mas um dia eu vou! parabéns pelo blog a 6 mãos, meninas. :)

Abraços Literários

15 de fevereiro de 2010 às 00:10
Anônimo disse...

É bom mesmo. É ótimo. Desfiles, ensaios, esquenta de bateria. Ai, ai!! No sábado das campeãs, estarei lá!!

15 de fevereiro de 2010 às 07:16
Jamylle Bezerra disse...

Nossa! Deve ter sido uma experiência e tanto...

Não há festa melhor que o Carnaval do Brasil!

15 de fevereiro de 2010 às 15:59
Unknown disse...

Um dia terei história prta contar: uma grande viagem...uma ilha com meu Bem, pelo menos! Por enquanto...trabalho trabalho trabahlo!

15 de fevereiro de 2010 às 19:32
Vê Guimarães disse...

Eu moro no RJ, quase do lado da Portela e do Império Serrano e NUNCA desfilei. Minha familia tá combinando de 2011 a gente arrasar na avenida. Será que são apenas promessas de Carnaval? Espero que não!

16 de fevereiro de 2010 às 12:28
Sempre Que Penso... disse...

Nossaaaaa,
Deu vontade de participar!!!!
Pronto... Já é meu destino de
um fevereiro proximo!
Bom textO!!!

18 de fevereiro de 2010 às 14:26
Juliany Alencar disse...

Podem falar o que for da minha cidade, mas Carnaval no Rio é tão bom quanto em Salvador. Amo!

19 de fevereiro de 2010 às 15:02