segunda-feira, 5 de julho de 2010

Dez músicas de novela que eu adoro


Eu não tenho problema em assumir que gosto de novela. Mesmo que algumas situações sejam ridículas, fora da realidade, que alguns textos sejam breeeeeeeeegas e alguns atores sejam péssimos. Até porque, na cena seguinte, a gente sempre pode topar com a Fernanda Montenegro, o Tony Ramos ou a Aracy Balabanian, isso para ficar apenas em Passione, a atual das 21h na Globo. Assim sendo, divido com vocês as minhas memórias musicais novelescas. Incluindo algumas beeeeeem velhinhas, hahaha!!! Os critérios de seleção incluíram a minha simpatia pelas canções e a adaptação das mesmas às tramas. Lá vai:

Vereda Tropical. Eu redescobri o tema de abertura do folhetim de mesmo nome, de 1984, há bem pouco tempo, quando ganhei de Guarda Belo um DVD do Ney Matogrosso com a própria no set list. E fiquei viciada!!! Gente, essa música é linda, maravilhosa, fala de um amor perdido, que deixou saudade, que corta o coração. E ainda é cantada em espanhol, para arrebatar ainda mais. O máximo.

Tieta. Vem meu amor, vem com calor, no meu corpo se enroscar....Quem não se lembra dessa batida, também tema de abertura da trama homônima, de 1989, cantada por Luiz Caldas? ADORO!!! Aliás, que novela, não? Oscar de melhor atriz forever para Joana Fomm como Perpétua, gritando “keeeeeeenga!!!” na televisão. Às vezes, tenho vontade de fazer igual a ela quando topo com certas piriguetes por aí. Alguém me empresta uma bengala? Hahaha!!!

Dona. Trilha de ninguém mais, ninguém menos que a Viúva Porcina em Roque Santeiro (1985), grande interpretação de Regina Duarte. Dona, desses traiçoeiros, sonhos, sempre verdadeiros....Dá-lhe Roupa Nova!!!

De Volta Pro Aconchego. Roque Santeiro again. A melodia que embalava o protagonista, se não estou enganada. Muito fofa: Estou de volta pro meu aconchego, trazendo na mala bastante saudade...Elba Ramalho, musa total.

Amor Selvagem. Eu amava Pantanal, um gol de placa da finada Rede Manchete em 1990. E essa música, do Marcus Viana, era a minha predileta da trilha. Quem quiser que diga que é brega, eu adoro: Estrelas são as lágrimas dos anjos, a chorar, por não terem o corpo e a vida. E por não saberem o que é amar.

Me chama que eu vou. É claro que eu não ia deixar o Sidney Magal, meu ídolo máximo, de fora dessa lista. Esse lambadão aqui embalava a abertura de Rainha da Sucata, em 1990: Hei, Eh-ô, Eh-ô, Eh-ô, Me chama que eu vou! AMO!!!

Você me incendeia. Tema da Tina Pepper, personagem de Regina Casé em Cambalacho (1986), cantado pela própria. Eu morro de rir até hoje quando ouço, hahaha!!! Grande interpretação, outro novelão, minha gente: Você me incendeia, seu corpo serpenteia, e me deixa louca, quando água na boca...

Palpite. Tô com saudade de você, debaixo do meu cobertor, de te arrancar suspiros, fazer amor...Essa música não é bonitinha demais? Cantada por Vanessa Rangel, era o pano de fundo das cenas de romance entre Carolina Ferraz e Eduardo Moscovis em Por Amor (1998).

Aguenta Coração. Essa é brega com B maiúsculo, mas não posso fazer nada se, em 1990, aos 13 aninhos, eu não perdia um capítulo de Barriga de Aluguel e cantava com José Augusto: Agora aguenta coração, já que inventou essa paixão, eu te falei que eu tinha medo, amar não é nenhum brinquedo...

Samba de Verão. O melhor das novelas do Manoel Carlos, para mim, são as trilhas, cheias de bossa nova e clássicos da MPB. Essa aqui, cantada pelo Caetano Veloso, era de Laços de Família, de 2000, lembram? Você viu, só que amor, nunca vi coisa assim...

Gostaram da minha seleção? Espero as pérolas folhetinescas de vocês, hahaha!!!

Beijos,

Isabela – A Divorciada

10 comentários:

Andarilho disse...

Antigamente eu até assistia novela, hoje em dia acho mto chato. Mas eu tenho até hoje a trilha internacional da novela 'A Viagem'. Até hoje escuto Linger (Cranberries) e I'll stand by you (Pretenders)

5 de julho de 2010 às 00:06
Ana Paula disse...

Nossa, eu assistia muita novela com a minha avó, faz um tempão que eu não sei o que é acompanhar uma.
Enfim, eu lembro de uma novela que eu era fã de carteirinha, como esquecer de Maitê Proença e Tony Ramos em "Felicidade"? Eu tinha 5 anos quando essa novela foi ao ar, e decorei o tema de abertura com o mesmo nome da novela e ficava cantando "Eu quero só você...". E depois veio "Mulheres de Areia" e Glória Pires com as gêmeas Rute e Raquel, e o que era o Tonho da Lua? "Raquel é má, Raquel é má, Rute é boa. Raquel é má." Achava o máximo.
Das novelas mais recentes poucas eu realmente gostei, acho que a última que eu acompanhei foi "Coração de Estudante".
Comentário enorme he he he.
Beijão.

5 de julho de 2010 às 10:07
Olívia disse...

Eu amoooo um monte de música que você colocou...

Adorei o repertório viu...

=)

Sugestão: as 10 músicas mais CHATAS de todos os tempos.rsrsrs

.Olívia.

5 de julho de 2010 às 15:33
Insana disse...

Você esqueceu de "Amor maior"
aquela cena da mocinha saindo do banho e o gostoso na porta tocando a campainha.
uia aquilo me tira do chão ate hoje..

eu quero um amor maior amor maior que euuuu

bjs
Insana
OBS desculpa o surto rss

5 de julho de 2010 às 18:00
Carol disse...

Bela, muitooo bom, vários clássicoas: Sidney Magal, Luiz Caldas, Roupa Nova, Vanessa Rangel e o grande José Augusto..."Agoraaa aguentaa coração..."

Faz muito tempo que não acompanho nenhuma novela, acho que a última que assisti foi O Clone. E tenho boas recordações, Lenine fazia parte da trilha dessa novela com a música O Silêncio das Estrelas, foi amor a primeira escuta rsrs.

5 de julho de 2010 às 20:29
Blog Sozinha ou Acompanhada disse...

Bela Tieta,

Vc sabe que como boa kenga que sou ADORO Tieta. Adoro esse apelido, hahahaha. Amei o post,

Beijo,

Irma

5 de julho de 2010 às 21:02
Márcia de Albuquerque Alves disse...

Oi Bela,
Também gosto de novelas, o prol de fazer seleção é que sempre acabo gostando do tema do casalzinho kkkk
mas, amei a tua viu,bjs.

5 de julho de 2010 às 22:21
Barbara MacedO disse...

Nossa, de todas que vc colocou, a que eu adoroo é Palpite...

Oiee..!
bom, sou nova na área e estava dando uma olhadinha em seu blog, para ter uma
noçãozinha de como funciona (espero que não se importe. =D). Seu blog é muuito legal !
Bom se não for pedir d+, dê uma olhadinha no meu http://emix-cinemusic.blogspot.com/ e dê sua sugestão, sua opinião é muito bem vinda! E abusando um pouquinho mais da boa vontade (kkkk) seja um seguidor do meu blog tbm ! =) Até a próxima!!

5 de julho de 2010 às 23:04
Jacyara Calheiros disse...

Pense numa seleção massa!
Não conhecia o tema de abertura de Vereda Tropical e adorei! Tbm pudera, né? Ney é um absurdo de tão bom.
Inspirada pelo post fui em busca de outras músicas que marcaram os folhetins e encontrei este site: http://www.letrasdenovelas.com/
Tudo de bom! Hoje a sessão nostalgia vai rolar solta! hahaha
Ah! Super apóio a sugestão da Olívia.
No mais, adoro tuas seleções musicais, Bela. E gosto cada vez mais do 3xtrinta.
Sucesso, meninas!
Bjão.

6 de julho de 2010 às 01:19
Bruna Angeli disse...

Adorei a seleçãoo, Barriga de Aluguel com B maiusculo é a mais pura verdade, eu tb era novinha e achava o máximo, já em Por Amor ja tava "maiorzinha" adorava ver as cenas picantes entre Carolina Ferraz e Du Moscovis, eles se beijando na chuva depois de um voo de Helicoptero entãoo Uii

7 de agosto de 2010 às 21:30